A pesquisa Instituto Consult/SimTV, divulgada nesta quarta (15), reitera tendências apontadas por outras sondagens recentemente apresentadas por Ibope, Start, Vox Populi.
Pelos números da Consult, não haveria segundo turno à disputa ao Governo do Estado e os senadores Garibaldi Filho (PMDB) e José Agripino (DEM) estariam reeleitos.
Veja abaixo o resultado para Governo do Estado e Senado na Estimulada:
Governo Estimulada
Rosalba Ciarlini (DEM)– 44,76%
Iberê Ferreira (PSB) – 27,12%
Carlos Eduardo (PDT) – 11%
Roberto Ronconi (PTC) – 0,18%;
Sandro Pimentel (PSOL) – 0,18%
Camarada Leto (PCB) – 0,12%
Bartô Moreira (PRTB) – 0,06%
Brancos/nulos – 5,35%
Não sabem – 11,24%.
Senado Estimulada
Garibaldi Filho (PMDB) – 57,12%
José Agripino Maia (PSB) – 45,42%
Wilma de Faria (PSB) – 39,41’%
Hugo Manso (PT) – 7,7%
Joanilson de Paula (PSDC) – 1,47%
Sávio Hackradt (PCdoB) – 0,24%
Dário Barbosa (PSTU) – 0,12%
Marcônio Cruz (PRTB) – 0,12%
Nenhum -15,35%
Não sabe – 33%
Ninguém nega que Rosalba esteja em primeiro nas pesquisas. Mas, o resultado do Ibope é totalmente fora da realidade. Pois, depois de semanas de pesquisas dando uma seqüência de crescimento de Iberê e de estagnação da candidatura Rosalba, sem nenhum fato novo que comprometesse essa tendência, o Ibope e o Gama apareceram com uma pesquisa onde a candidata do DEM está com uma vantagem de 14 / 16 pontos, com relação aos demais, é apelar para a ignorância dos eleitores norte-rio-grandenses.
Por isso, estamos vendo na mídia nacional vários questionamentos com relação às pesquisas do Ibope: na Paraíba, na Bahia, no Amapá e Roraima (aqui -//politicapb.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=6524&Itemid=9999 ), por exemplo. Sem falar que o senador João Faustino, DEM do Rio Grande do Norte, também endossou o coro daqueles que questionam pesquisas do Ibope, veja aqui mesmo no Xerife (//www.robsonpiresxerife.com/blog/notas/joao-faustino-suplente-de-garibaldi-e-candidato-a-suplente-de-jose-agripino-questiona-resultado-do-ibope/).
Entretanto, os resultados da pesquisa Consult apenas reforçam os do Start. Ou seja, está claro que Iberê irá levar a eleição para o 2º turno.
O que endossa essa tese é número muito alto de indecisos na espontânea (é mais cristalizada e usada pelos especialistas como termômetro real), nesse caso em todas as pesquisas. Na Consult, por exemplo, é de 54,94%, no Gama é de 37,3%, no Ibope 41%. Isso mostra que há grande espaço para o crescimento de Iberê à medida que vai se tornando mais conhecido.
Conclusões:
– Rosalba tem um bom recall ( o eleitorado tem uma lembrança forte do seu nome, pois, desde a última eleição para governo que é candidata ao cargo). Dessa forma, é natural que ela leve vantagem nas pesquisas.
– Por outro lado, Iberê tem ao mesmo tempo em que se tornar conhecido conquistar votos. Lembre-se que a ex-governadora Vilma demorou muito para ter um candidato: primeiro, Robson Farias, João Maia e Carlos Eduardo até que, neste ano, aparecesse o nome de Iberê que, mesmo assim, ficou a dúvida devido ao fato do mesmo ter ficado doente.
– Outro fator que favorece ao crescimento da candidatura de Iberê e, consequentemente, a possibilidade de 2º turno é a boa avaliação do seu governo. De acordo com a última pesquisa Start/Fiern/CORREIO o Governo do Estado recebeu 74,5% de aprovação, até mesmo na pesquisa Ibope/Fiern o Governo teve a aprovação de 52% da população. Essa boa avaliação demonstra simpatia por parte do eleitorado.
– Pelas últimas pesquisas é possível perceber que está ocorrendo polarização entre Rosalba e Iberê. Pois, Carlos Eduardo tem tido praticamente o mesmo percentual, enquanto Iberê cresce e se distancia dele.
– Com a eleição polarizada a disputa em cada município será entre os principais grupos locais, ou seja, o prefeito e seus adversários. Com isso a eleição ganha ares de uma eleição municipal, favorecendo a Iberê que tende a conquistar os votos dos indecisos.
– O número de indecisos na espontânea é muito alto em todas as pesquisas, mesmo Rosalba sendo bastante conhecida. Isso mostra que esse eleitor não pretende votar nela (se quisesse já teria se decido).
– Esse número de indecisos pode significar uma grande mudança no quadro, haja vista que representa uma grande quantidade de votos que podem migrar para uma das candidaturas.
Quanto ao Senado:
– Para ficar com a 2ª vaga, as pesquisas demonstram que Vilma precisa basicamente da mesma quantidade de pontos que Iberê para ir para o segundo turno. Isso talvez signifique que o crescimento de Iberê levará Vilma para o Senado.
– Mas, desconfio que os Alves não queiram a vitória de Vilma. Pois, temem que a mesma se consolide como 3ª força no Estado. Por isso, eles têm um pé na campanha de Rosalba e outro na de Iberê.
Concordo 100% e continuo dizendo que os DEMO não conte vitória muto cedo não… Águas ainda vão rolar… Lula entrou agora na História da eleição do RN e isso vai influência diretamente na decisão dos indecisos para votar em Iberê e é o que vamos ver…
A maioria da candidata do DEM(O) sobre a soma dos percentuais do IBERÊ e dos demais candidatos é de APENAS 5,8% – significa UM RISCO N’ÁGUA ante o poder de transferência de cacife eleitoral do CARA para os candidatos por ele apoiados: IBERÊ e WILMA.
é verdade podemos dizer que a campanha se configura em um 2° turno!
Essa pífia diferença pró candidata do DEM(O) tem a agravante de que há 10 dias a coligação dela protocolou uma REPRESENTAÇÃO ao Ministério Público Eleitoral (MPE) solicitando a SUSPENSÃO DO CHEQUE REFORMA retroativo à Junho/2010, cuja peça foi acatada pelo MPE e que prejudicou a cerca de 80 mil famílias que iriam recuperar seus pobres casebres. O DEM(O) sempre foi contra os programas sociais(BOLSA FAMÍLIA/CHEQUE REFORMA/ PROUNI etc.) que visam tirar as famílias da faixa da miséria absoluta. Com certeza essas famílias prejudicadas em suas possibilidades de melhorias habitacionais irão dar o troco votando nos candidatos apoiados pelo CARA.