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segunda-feira - 07/02/2011 - 07:58h

Consumidor reclama de fila no West Shopping


Prezado Carlos Santos,

Venho através do presente relatar uma situação intrigante pela qual passei na tarde deste domingo no Mossoró West Shopping.

Após a entrada em vigor da Lei Estadual n. 9.451/2011, que estabelece a dispensa de pagamento das taxas referentes ao uso de estacionamento cobrados por “shopping centers”, a Administração do referido shopping adotou uma estratégia totalmente contrária a qualquer lógica de mercado. O shopping possui dois guichês de pagamento da taxa de estacionamento. No entanto, quando me dirigi a um deles, fui informado que apenas o outro guichê (próximo da loja Americanas) é que pode realizar a dispensa do pagamento da taxa.

Pois bem.

Dirigi-me até o outro guichê e me deparei com uma fila enorme. Simplesmente tive que esperar 40 minutos em pé, para que fosse atendido. Neste intervalo de espera, observei um jovem que retirou uma criança de um carrinho de bebê, que era empurrado por uma mulher (provavelmente sua esposa), colocou a criança nos braços e disse que tinha direito a passar na frente de todos porque estava com uma criança nos braços (enquanto isso sua esposa esperava com o carrinho de bebê de lado, olhando para a fila desconfiada).

Outras senhoras também passavam na frente de todos, fazendo com que a fila não andasse. Nada contra as pessoas mais idosas, mas o jovem… não merece comentário. A fila andou assim, totalmente desorganizada, dando voltas no shopping, fazendo com que os clientes ficassem totalmente insatisfeitos com aquela situação. Um jovem que estava atrás de mim me informou que tinha passado uma hora esperando um prato que havia pedido em um dos estabelecimentos da praça de alimentação, e agora passava mais de 40 minutos esperando na fila do guichê.

O estratégia do shopping, ao que me parece, é a seguinte: “vencer pelo cansaço”. Acredito que eles acham que as pessoas, ao olharem aquela fila, não teriam paciência de esperar tanto tempo em pé, e iriam pagar a taxa no outro guichê, que agora quase não tem gente na fila.

Infelizmente a estratégia deu errado.

Vários clientes como eu, que iam ao Shopping almoçar aos finais de semana, deixarão de comer na praça da alimentação para ir a outros restaurantes da cidade, onde não se paga estacionamento e não há filas para sair. Eu mesmo não quero mais passar 40 minutos em uma fila em pé, depois de almoçar.

Ao chegar no guichê, o funcionário preenche uma espécie de formulário e nos pede para assinar. O jovem que estava na minha frente, totalmente indignado com a espera e o procedimento adotado, assinou este formulário com uma palavra de baixo calão.

Este preenchimento é uma das causas da demora na fila. Com esta atitude, não apenas os empresários dos estabelecimentos da praça da alimentação irão perder clientes. Depois de almoçar ou jantar, é costume dar uma volta no shopping, visitar as lojas, e quem sabe, realizar alguma compra. Assim, irão perder também todos os lojistas.

Será uma pena, porque eu adorava a comida do Restaurante Dona Têca. Mas terei que abdicar da saborosa comida dela por conta da atitude da Administração do Shopping.

Enquanto todos do mundo empresarial adotam estratégias para atrair clientes, para dar mais conforto e satisfação, o Mossoró West Shopping simplesmente adota um procedimento contrário a qualquer lei de mercado. Não sei se é o caso de uma visita do Procon para uma eventual fiscalização.

A lei estadual que regula a cobrança do estacionamento é muito genérica, e não trata destes pormenores. Mas com certeza, haverá uma queda nas vendas das lojas. Os empresários deveriam estar preocupados com isto e pressionar a Administração do Shopping para solucionar esta situação.

Atenciosamente,

Rodrigo Leite Webleitor e Professor de Direito

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Categoria(s): Blog

Comentários

  1. Marcelo Barbosa diz:

    Só duas palavras para essa postura do MWS: mesquinharia e burrice!! Estive lá no sábado e passei pela mesma situação aqui retratada, e fiquei com a mesma impressão. Fui ao Shopping aproveitar o espaço com alguns amigos na praça de alimentação, e se soubesse que teria que esperar uma eternidade para o exercício de um direito, com certeza absoluta teria ido para outro restaurante. A partir de agora, pensarei duas vezes antes de ir ao MWS.

  2. WILLIAM PEREIRA DA SILVA diz:

    Precisamos de outro Shopping. Isto é falta de concorrência, cliente acomodados e iludidos com o falso luxo e conforto que anunciam. Boicote é uma ação que farão seus dirigentes repensarem suas atitudes anticlientes. Ô povim burrim esses capitalistas selvagens. O cliente é a base e o fundamento de lucro de qualquer empresa. Do site coletivo verde (//www.coletivoverde.com.br/voz-a-todos-nos-consumo-consciente-e-respeito-ao-consumidor/) “O consumo consciente é a chave, assim como Gandhi rejeitou os tecidos britânicos, podemos boicotar empresas egoístas que não se relacionam com o mundo a sua volta e força-las a colocar-nos em suas equações.”

  3. Juliana Fernandes diz:

    Essa do pessoal tirar o filho do carrinho, algumas até dormindo tranquilamente, pra dizer que tá com criança de colo é simplesmente ridículo. Vi vários fazendo isso enquanto eu estava na fila. Malandragem das que eu tenho mais abuso. Deixando a falta de educação dos outros pra lá… O correto é que onde não tem uma fila exclusivamente preferencial o atendimento fosse alternado. Vai um da fila normal, outro da preferêncial. Mas sem organização é difícil as pessoas considerarem essa possiblidade. Além de que pela quantidade de gente o ideal era a instalação de mais guichês. Como sei que isso vai demorar Só sei vou pensar duas vezes antes de ir no shopping novamente. Procuro praticidade e não coisa que me atrapalhe mais. Como você escreveu… depois do almoço tudo que eu não quero é passar 40 minutos numa fila.

  4. Hugnelson Vieira diz:

    O comentário do Rodrigo retrata com fidelidade a situação atual do shopping. O estacionamento do shopping não tem nenhuma cobertura, os carros ficam sob o forte sol da cidade e as motos… ora não quero nem pensar pelo que passam os motociclistas ao sentarem em suas motos! Eu particularmente fiz um teste: apresentei na saída um cupom fiscal qualquer (sem o carimbo do shopping) e saí normalmente. A estratégia do shopping está errada, estão conseguindo a insatisfação dos clientes. E mais, existe a Lei Municipal 1616 que versa sobre o tempo máximo de espera em fila, que prevê multa em caso de espera demasiada.

  5. Paula Camila diz:

    Concordo com Rodrigo. A reclamação é pertinente. Os dois guichês deveriam fornecer a autorização de isenção da taxa. Até pq, vamos e convenhamos que a maioria das pessoas que vai ao shopping consome o valor acima de R$ 20,00 (carros) ou R$ 10,00 (moto), seja no cinema ou no consumo nas lojas, sorvetes ou na própria conveniência do cinema (que por sinal não entregam cupom fiscal e isso impede que o consumidor seja isentado da taxa de estacionamento…)
    Assim, o cliente, por sua vez, tem de conseguir outro meio comprobatório de que consumiu acima do valor, o que é um absurdo!
    A direção do Mossoró West Shopping tem de atentar para simples atitudes e tentar rever as situações que tem deixado
    os seus clientes muito insatisfeitos e fazer valor o nosso Código de Defesa do Consumidor.

  6. Ivana Linhares diz:

    Boa tarde Carlos! Fui ao shopping no sábado e ontem e o que se vê nas filas, tanto na que você tem que comprovar o consumo 10 vezes superior ao valor do estacionamento como na que paga é o que podemos classificar como verdadeira “esculhambação”. Uma falta de respeito com o consumidor sem tamanho.

  7. Clara Mansur diz:

    PROCON? Que PROCON? Isto não existe aqui em Mossoró.
    Se existisse o Hiper Bompreço teria sido notificado por anunciar uma Hiper-promoção fraudulenta, se PROCON existisse haveria uma fiscalização nas escolas particulares que estão abusando nas listas de material escolar. Então só nos resta entregar a Deus.

  8. Francinaldo Rafael diz:

    Lamentável a atitude da direção do shopping. É um direito estabelecido em Lei, mas eles querem vencer o consumidor pelo cansaço. Será que não estão percebendo que em virtude da fila, o sensor mantém a porta aberta permitindo a entrada do ar quente e consequente aumento no gasto de energia pelo equipamento de ar condicionado? Interessante que em qualquer lugar os shoppings procuram atrair clientes. No Mossoró West Shopping me parece que a política é diferente.

  9. Tales diz:

    Mossoró tem chamado atenção pelo crescimento do seu mercado consumidor.
    Será bem bacana para a população de Mossoró e para os proprietários do West Shopping se um empreendedor como Nevaldo Rocha resolver implantar o Midway Mossoró.
    Aqui em Natal o Natal Shopping era assim e hoje está às moscas.
    O que acham que irá acontecer aí em Mossoró hein?

  10. zeroberto diz:

    Bem feito!
    Essa lei,é uma merda,isso tudo para não se pagar(aqui),R$ 2,00,possibilita uma enxurrada de ações,contra as empresas,uma RUMA de cagões,que vão a esses locais pra se exibirem;esses políticos não se cansam em legislar sobre o privado,vejam uma lei sobre passagens de ônibus e outras,eles só não dizem,quem vai pagar a conta.EU QUERO PAGAR,NÃO QUERO FILAS! Homi,vá cagar!

  11. Frederico diz:

    Rodrigo Leite você sabe o que é amamentar um bebê?

    Talvez não. Você tem filhos? Talvez não.

    Como você é professor de direito deve saber que a LEI No 10.048, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2000, garante as pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo o atendimento prioritário. Ou seja, criança de colo e não “no colo”, desta forma, o pai não precisa nem retirar a criança do carrinho para ter acesso prioritário.

    Outrossim, você como operador do direito deve saber que a Lei Estadual n. 9.451/2011 é absolutamente inconstitucional, segundo entendimento batido do STF, vez que é competência privativa da União legislar sobre direito civil, segundo entendimento batido no STF, desta maneira, a fila que vc pegou no West Shopping talvez não se repita, mas provavelmente vc irá se deparar novamente com alguma situação prevista na lei No 10.048, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2000, devendo, ter o cuidado para não confundir criança “de colo” com criança “no colo”.

    Abraços!

  12. Silva diz:

    Só é não ir!
    No centro comercial da cidade ou em qualquer outro ponto comercial se obtem as mesmas coisas. Ás vezes, até melhor … e mais barato. O esnobe se esnoba pro esnobe. Como diz o dicionarista e lexicógrafo Aurélio: – “É uma afetação de gosto – “Uma admiração excessiva ao que está na moda”.
    Só é não ir!!!!!

  13. itamar de sousa diz:

    concordo q o “shopinho”organizando o seu estacionamento com decencia,cobre estacionamento p cobrir custos,concordo,só nao concordo de cobrarem estacionamento p os que vao trabalhar,ou seja ,oa que eles chamam carinhosamente de “COLABORADORES”
    B DIA CARLOS SANTOS

  14. MARCOS PINTO - Da AAPOL, ICOP, IHGRN e do IANTT. diz:

    É pela existência destas nuances comportamentais que o Natalense só faz referência aos Mossoroenses da forma mais “desdenhosa” e hilária possível, chegando ao ponto de afirmarem que em Mossoró há chuvas para todos os gostos: DE BALAS, DE CHIFRES, DE C…, De mães de pantanha etc.

  15. marcos romero diz:

    O shoping faz maruagens pra receber, as maioria das pessoas faz maruagens ao querer “furar” a filá, ninguém tem coragem de ir ao orgão público pra ir atrás dos direitos e só reclamam de longe, ninguem deixar de ir ao shoping e ir comprar em outros locais ( eu pouco vou ali); quer dizer: Só queremos direitos e não deveres. Por isso que eu acho que o brasileiro eh pra se lascar.

  16. Alexandre Rêgo diz:

    Alem de tudo isso. O Cinema do Shopping nao esta fornecendo a Nota Fiscal. Um absurdo o que ocorre.

  17. Emanuel diz:

    Existem várias medidas que, coo consumidores podemos adotar. A mais simples e minha opção pessoal é, não frequentar mais o shopping, tudo que preciso consumir encontro fora do stabelecimento. A segunda é, qundo for indispensável ir ao centro comercial que insistem em chamar shopping, irei pedir nota fiscal de serviço referente ao ÓTIMO serviço prestado forçando a reverter uma parte do valor pago em imposto.

  18. Anna diz:

    Fui ao Shopping no sábado e ao entrar me deparei com a fila enorme, logo tive a certeza que era por conta da isenção e fiquei curiosa para saber por que demoravam tanto se no meu entendimento era apenas mostrar o cupom e eles liberarem aquele ticket com o código de barras como fazem quando a gente paga. É um procedimento tão simples. Se quiserem pode até carimbarem no verso da nota se o medo deles for de uma pessoa passar o cupom fiscal para outro. Aquela de preencher um formulário, anotando onde a pessoa comprou, o valor e a gente ainda ter que assinar, foi o fim! Assinar prá que? Será que algum dia eles vão me cobrar na justiça os dois reais ou vão cobrar algo dos lojistas já que eles anotam onde a pessoa comprou?
    Vi muita gente preferindo pagar os 2,00 a ficar na fila. Entendi perfeitamente o desbafo do prof. Rodrigo. Professor, pode ter certeza que esse mesmo sentimento foi de muitas pessoas que estavam ali e sabemos perfeitamente que muitos se aproveitam pelo fato de terem crianças para não pegarem fila. Eu mesma sou mãe e por muitas vezes pelo fato de estar com meus filhos fui para a frente das fila, em outras ocasiões, mas apenas para facilitar a minha vida pois nada de mal aconteceria com eles caso continuassem nos seus carrinhos. Entendi perfeitamente o seu comentário. Tenho quase certeza que o MWS está rindo de todos nós. Quando criaram a taxa foi a maior “zuada”… eles ficaram na deles, nenhum piu… todo mundo se acostumou a pagar e já tinhamos até esquecido o qto era bom quando era “free”. Agora veio essa. Novamente nenhuma explicação, até todos se acostumarem. Certamente ficará desse jeito e pronto. Acredito que na cabeça deles só tem uma frase: ” vai quem quer”. Um abraço a todos e sejamos mais educados ao criticarmos o que outro cidadão escreve neste espaço.Todos nós merecemos respeito nas nossas opiniões e sentimentos.

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