Na serie "Conversando com…" deste Blog, o entrevistado de hoje é o deputado federal Betinho Rosado (DEM). É o terceiro pingue-pongue dessa secção iniciada ha três semanas.
Mossoroense de origem tradicional, professor universitário e no quarto mandato federal consecutivo, ele fala sobre a conjuntura atual da politica, com olhos voltados para 2010.
Leia abaixo:
Blog do Carlos Santos – O senhor tende a ser candidato à reeleição em 2010. Qual a medida do apoio que espera ter da facção política da prefeita Fátima Rosado? Igual à obtida em 2006 é suficiente?
Betinho Rosado – Tenho sido impulsionado por amigos, admiradores do nosso trabalho, lideranças políticas, inclusive a prefeita de Mossoró, Fafá Rosado. Como a minha votação é quase que restrita a região Oeste do Rio Grande do Norte, é importante que Mossoró me dê uma contribuição de mais de 35 mil votos. Isso só pode ocorrer com o apoio da prefeita Fafá Rosado.
BCS – A possibilidade de surgimento de uma "janela" para mudança partidária o encorajaria a mudar de sigla e de lado, integrando, por exemplo, o grupo da governadora Wilma de Faria (PSB)? Que partido seria seu destino?
BR – Tentei a mudança partidária com um pedido de justa causa ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa mudança me foi negada. Não haverá janela para mudança de partido. Estou no Democratas, e sob a sigla do Democratas disputarei a próxima eleição.
BCS – Qual a avaliação que o senhor faz das duas gestões da prefeita Fátima Rosado (DEM) e qual o nível de endosso pessoal a esse modelo adotado?
BR – Os números da primeira administração da prefeita Fafá Rosado a credenciaram para dirigir o município mais uma vez. A continuação do esgotamento sanitário, quase um milhão de metros quadrados de calçamento, a UPA do Santo Antônio e uma ampliação geral nas ações de saúde, entre outras obras, fazem com que a sua administração apresente realizações e números que equiparam à administração da prefeita Fafá com a administração de Rosalba Ciarlini (DEM). O resultado das urnas – 53% dos votos, são equivalentes a votação obtida por Rosalba quando disputou a reeleição – 54%.
A segunda administração está começando, mas as medidas tomadas pela prefeita mostram coragem e determinação na busca de atender os anseios das famílias mossoroenses. Ao assumir este quarto mandato com o falecimento do deputado Nélio Dias, continuamos a ajudar a administração de Fafá, como ajudamos a da "Rosa", o que demonstra o nosso comprometimento e endosso a esta administração.
BCS – Uma hipotética cassação de Fátima Rosado no TSE pode fazê-lo candidato a prefeito ou o senhor descarta as duas conjecturas?
BR– Não acredito na cassação de Fafá, portanto não cabe a especulação seguinte.
BCS – Há espaço para três candidaturas a deputado federal pela família Rosado, em 2010?
BR – Eu acho que não há espaço para três candidaturas regionais que tenham como base Mossoró.
BCS – A postulação ao governo estadual de sua cunhada, senadora Rosalba Ciarlini (DEM), tem consideráveis níveis de aceitação em pesquisas. Mas o que falta torná-la irreversível?
BR – Como disse o senador José Agripino, a candidatura de Rosalba está vindo das ruas. Ela precisa se consolidar através das coligações partidárias. E o tempo para isso será meados do primeiro semestre de 2010.
“A segunda administração está começando, mas as medidas tomadas pela prefeita mostram coragem e determinação na busca de atender os anseios das famílias mossoroenses.”
Betinho espero que quando o senhor diz as familias mossoroenses não seja somente os Rosados e os Leonardos, que é o que vem ocorrendo até agora, principalmente neste inicio de segundo mandato! Passe bem e olhe o que ocorre na politicagem desta urbe que tanto amamos…
Betinho eu não acredito que o senhor com uma bagagem tão rica de conhecimento esteja falando de forma tão certa q o mandato da Solineuza ( Fafalete ) esteja mostrando coragem e determinação…, que dizer até concordo c o Sr. mais ñ é coragem de fazer nada por Mossoró e sim po eles mesmo a raça delanão é? paciência Betinho não pense que Rosalba não está c essa bagagem toda mais não.Ah! lembre-se que dr. Dix-huit foi quem fez o nome de Rosalba e hj ele não é mais nem lembrado principalmente pela própria Rosalba q passou a perna dele não é?pois bem, quem faz aqui paga aqui mesmo aguarde!!!
Pobre Mossoró!