terça-feira - 13/05/2025 - 09:34h
Agora vai?

CPMI do INSS é protocolada e aguarda Alcolumbre

Arte ilustrativa

Arte ilustrativa

Do Canal Meio e outras fontes

Senadores e deputados da oposição protocolaram nesta segunda-feira o requerimento de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar a fraude no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), revelada por uma investigação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU). Para que ela seja de fato instalada, porém, é necessário que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), leia em plenário o requerimento.

Capitaneada pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT) e pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), a CPMI foi uma forma de driblar o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que pretendia deixar o pedido de uma CPI — apenas com deputados — sobre o mesmo assunto na fila de outros requerimentos. (g1)

O pedido da CPMI contou com assinaturas de 223 deputados e 36 senadores, incluindo seis deputados do PSB. Com Alcolumbre na comitiva de Lula na China, o ato de leitura do requerimento deve acontecer somente na próxima sessão do Congresso, em 27 de maio. (Estadão)

Esquema de desvios contava com call centers, consultorias e corretoras, segundo o relatório da Polícia Federal. (CNN Brasil)

E dois nomes que aparecem nas investigações da fraude bilionária do INSS são familiares aos senadores que integraram a CPI da Covid, que apurou, entre outras coisas, a compra de vacinas Covaxin superfaturadas da Índia: Mauricio Camisotti e Danilo Trento. A hipótese desses parlamentares é a de que quando a negociata com as vacinas da Índia falhou os envolvidos partiram para o esquema contra aposentados e pensionistas, informa Octavio Guedes. (g1)

O escândalo é um dos mais sérios problemas de imagem já enfrentados pelo atual governo. Uma pesquisa realizada pela Quaest mostrou que o caso apresenta uma repercussão em grupos públicos de aplicativos de mensagens maior que a da onda de boatos falsos sobre a taxação de transações via Pix. Entre os dias 21 de abril e 7 de maio foram registradas cerca de 3,6 milhões de mensagens sobre o escândalo em 31 mil grupos públicos monitorados pela consultoria. (CNN Brasil)

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Marcos Pinto. diz:

    O comportamento truculento e virulento desta trupe/ bando que integra a direitona escrota e sacana é contumaz na prática de atos os mais espúrios e enojantes que se possa imaginar. Essa é de laacar.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.