Depois de ser apresentado em Caicó no último sábado (16/05), o espetáculo Criaturas de Papel, da Cia Bricoleiros (CE), chega a Mossoró. É a 2ª peça que a 18ª edição projeto – considerado o maior do paÃs em termos de difusão das artes cênicas – traz este ano ao Rio Grande do Norte. A apresentação acontece hoje, à s 20h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.
Para assistir, basta doar 2 kg de alimentos. A iniciativa é do Sistema Fecomércio, realizada por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc RN).
De abril a outubro, o projeto realiza 11 apresentações gratuitas de seis grupos teatrais em Natal, Caicó, Mossoró, São Paulo do Potengi, São Gonçalo do Amarante, Assú e Currais Novos. Os alimentos arrecadados na entrada são destinados ao programa Mesa Brasil Sesc, que combate a fome e o desperdÃcio de alimentos em várias cidades potiguares.
Além disso, fazem parte do circuito 2015 mais três espetáculos de grupos teatrais locais. Também serão realizadas 62 horas de oficinas, três intercâmbios – troca de experiências entre um grupo visitante e um local, um pensamento giratório – bate-papo entre grupo visitante e plateia, intermediada por um profissional da área, bem como conversas entre público e artistas ao final das apresentações. Por meio do Palco Giratório, a Cia Bricoleiros também ministra oficinas de marionetes nas duas cidades.
O espetáculo
Com classificação indicativa livre, Criaturas de Papel é construÃdo a partir de duas técnicas principais: a bricolagem e o teatro negro. Estudadas e experimentadas, essas técnicas resultaram em um estilo de marionetes bricoladas.
No espetáculo, o branco contrasta com fundo negro, evidenciando o material usado, no caso, o papel.
A ação cênica se dá a partir de um refinado processo de animação das marionetes, inspirado no trabalho do grupo japonês kawasemiza, em que dois ou três marionetistas animam o mesmo boneco. Esse formato enriquece os movimentos, ampliando a margem de expressividade e atuação das marionetes.
Saiba mais detalhes AQUI.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Sesc (Sistema Fecomércio).
Faça um Comentário