• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
quarta-feira - 15/08/2007 - 23:58h

Crimes na Imprensa

A reprodução de matéria jornalística sem registro da fonte autora, que este Blog foi vítima e denunciou ontem, não é algo isolado na imprensa de Mossoró. O quadro é muito mais grave.

O mesmo jornal impresso que promoveu essa fraude, exercita esse e outros crimes correlatos como hábito, não exceção. Hoje, quarta, 15, em sua terceira página, chega ao requinte de apenas mudar escassas palavras, num longo texto que pertence a outro autor.

O pior não é isso.

Seus leitores menos atentos não perceberam o estelionato jornalístico cometido.

É noticiada suspensão em julgamento da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), como fato ocorrido ontem, terça, 14, em Brasília. Na verdade, esse acontecimento se refere à quinta, 9, portanto há seis dias.

A reportagem é do saite do próprio TSE (veja aqui na íntegra) e foi postada na Internet àquele dia, às 22h12.

Veja abaixo, por exemplo, como é a abertura da matéria original e a cópia feita pelo jornal, no estilo Control C (copiar), Control V (colar):

Abertura de Matéria no Saite do TSE

O julgamento do Recurso contra Expedição do Diploma (RCEd 673) da senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) foi suspenso nesta quinta-feira (9) por um pedido de vista do ministro Carlos Alberto Menezes Direito. Até agora, três ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) votaram pela rejeição do recurso e dois, pela cassação da senadora. 

Abertura de Matéria do jornal em Mossoró – 

O julgamento do Recurso contra Expedição do Diploma da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) foi suspenso ontem. A decisão foi tomada por intermédio de um pedido de vista apresentado pelo ministro Carlos Alberto Menezes Direito. Até agora, três ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) votaram pela rejeição do recurso, e dois pela cassação da senadora norte-rio-grandense.

O restante da matéria é copiado integralmente como na página do TSE.

O leitor fica com a impressão, se não estiver a par de tudo e sintonizado com outros veículos de mídia mais responsáveis, que a senadora passou por novo julgamento no TSE na terça, 14. 

A notícia mais atual, que fora sua vitória no TRE, realmente ontem, terça, sequer é publicada.

Volto em poucos minutos com mais detalhes.

Compartilhe:
Categoria(s): Paulo de Tarso Fernandes

Comentários

  1. Cintia Fragoso Ramos diz:

    Bom dia,

    Relamente este assunto é bastante pertinente e pelo visto, corriqueiro.
    Um cliente pediu um texto sobre sua empresa para ser incluído ocmo informe em uma revista anual, destas tipo classificados, em Mossoró.
    A minha surpresa quando abro a revista, o meu texto de três páginas, estava na íntegra, com o nome de outro jornalista.
    Quando fomos investigar,e pedir repsosta o editor da revista disse apenas que não sabia que o texto não havia sido enviado assinado. Mentira grande. Falando com um advogado, ele me disse que eu poderia processar.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.