• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 09/04/2011 - 20:21h

Crise no petróleo afeta economia local


Os investimentos à exploração do petróleo em terra, nos últimos anos, têm sido prioritariamente para o estado de Sergipe.

A região do Rio Grande do Norte/Ceará está em baixa em igual espaço de tempo, com quase nada de novo em termos de descobertas.

O foco da Petrobras, qualquer criança sabe, é mesmo o pré-sal.

Em parte, é assim que se explica a onda de desempregos, falências e insolvência de empresas que prestam serviços à estatal.

Em Mossoró, o "efeito dominó" começa a afetar sobremodo a economia local.

Aos poucos o ciclo do petróleo vai cumprindo seu tempo, com quase nada ficando de concreto à cidade e estado.

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...

Comentários

  1. Francinaldo Rafael diz:

    Carlos, os investimentos da Petrobras no RN tem sido maiores a cada ano. Em 2010 a companhia investiu R$ 1,7 bilhão. Para 2011 o investimento será de de R$ 2 bilhões, visando o aumento da produção no estado. Apesar de todos os investimentos e tecnologias avançadas, a natureza nem sempre responde com a velocidade desejada.

  2. Emiliano diz:

    Quando o Dep. Betinho defendeu a venda/Leilão dos campos de baixa produtividade… os Sindicatos com estimulos politicos realizaram um verdadeiro levante. Agora, só resta lamentar a retirada e o tamponamento dos campos maduros.

  3. Leomberg Maia Lopes "Leon" diz:

    -Espero que pelo menos, os colaboradores (trabalhadores) das terceirizadas saibam investir o pecúnio advindo do ” OURO NEGRO”, aclamado por alguns, como a solução dos preblemas, em: aperfeiçoamento profissional próprio ou/em uma educação de qualidade para os seus familiares; Caso contrário ficaremos sempre à mercê de São José e dos designos de Deus…

  4. Frediano diz:

    Caro emiliano. Se esses campos estivessem nas mão das empresas provadas, eles já teriam fechado e deixado de investir o que a PETROBRAS investe por ano. Concordo com Francinaldo nas cifras.

  5. Carlos Andre Gomes diz:

    Na verdade o municipio não soube aproveitar os tempos aureos que a petrobras proporcionou a região, só de algun tempo para ca é que estão buscando novas empresas a substituir os empregos agora perdidos por inatividade das empresas contratadas pela petrobras. Estão correndo contra o tempo coisa que deveria ter sido feito antes. Eu como comerciante da cidade sinto de sobre maneira o esfriamento na economia local, e vale observar que o pais como um todo esta em forte crescimento economico, então o que justifica tal esfriamento. Sobre os investimentos da petrobras que estão aumentando, com certeza é em algum setor que não represente maior nivel de emprego para tal, pois o que sabemos é que muitas empresas ao finalizarem seus contratos com a signatária, não obtiveram renovação e é isto que justifica tanto desemprego no setor.
    Torço muito para que o governo local junto com o estadual consiga atrair novos investimentos produtivos para nossa região, pois com a diminuição gradativa nas operações da petrobras na nossa região a tendencia é piorar o cenário.

  6. José Maria de Souza Luz Filho diz:

    Não acredito que o RN/CE os poços de Petróleo estão acabando. O que realmente a Petrobrás deseja é investir no pré-sal. O que se fazer com as empresas que investiram tudo para dar as condições necessárias para a produção de Petróleo no RN/CE? Todos os governos de direita, esquerda são todos iguais, já foi no Alcool, gás natural e agora o Petróleo no RN. Ensinam o caminho e depois tiram o tapete. Ate esta data eu não vi nenhum político do RN criticar a queda de investimento da Petrobrás no nosso estado. Mossoró teve o seu crescimento com base na produção do petróleo. Como eu gostaria de ver os políticos do RN defendendo o nosso estado como os baianos. Seria o mínimo que se poderia existir, pois defender o RN independe de côr partidária, partidos políticos. A cada eleição que temos nós ficamos com menos vontade de eleger alguem, pois o caminho que tomam são quase que iguais. Onde estão os Prefeitos do RN, deputados, senadores, Camaras Municipais, Sindicatos, CDL, ACIM? Não devemos deixar que parem definitivamente a produção de Petróleo no RN. Será que ficaremos de braços cruzados como ficamos com a instalação do Presídio Federal em Mossoró? Se o caminho for esta será LAMENTÁVEL ver uma cidade cruzar os braços que no passado nos mostrou sua braveza na luta contra lampião. Lamentável mesmo….

  7. João Maria Gomes dos Santos diz:

    -Nobre, Respeitado e Brilhante Jornalista-Carlos Santos,Favor Publicar este Comentário no seu Imparcial e Excepcional Blog:
    – Caro Emiliano, todos Nós Mossoroenses e, porque não,todos os Norte Riograndenses,somos Cônscios e sabederores, quais eram os Interesses Reai$ do Deputado Federal-Betinho Rosado, com relação ao seu Projeto de Lei (PL- No.5941), que Legislava em causas próprias e por conseguinte, por Intermédio e Interesses do Sr Eike Batista -(O Homem mais Rico do Brasil e o No. 8 no Rankin do Homem mais Rico do Planeta Terra) e , como também, em consonância com um determinado Empresário Mossoroense e também ligado ao Setor do Petróleo. Os quais, com certeza comprariam à PETROBRAS,por Preço de Banana, todos os Campos Terrestres Produtores de Petróleo no Território Nacional, mais conhecidos por Campos Maduros, ou sejam, Campos com produções Exaustas. Caro Emiliano, sabe Vossa Senhoria, o que isto Representaria? Simplesmente a Expulsão da PETROBRAS em todo o Território Potiguar e com Transferências de quase 4.000 Funcionários Diretos da referida PETROBRAS, para os Estados do RJ e SP e, DEMISSÕES Sumárias de aproximadamente 13.600 Trabalhadores(as) das Empresas Terceirizadas, no nosso Estado do RN. A Sorte é que, o então Presidente da República Federativa do Brasil – MD. Luiz Inácio Lula da Silva, VETOU de Imediato o Infame Projeto de Lei (PL-5941),apresentado pelo Deputado Federal – Betinho Rosado.
    OBS= Em se tratando daquele MALDITO Projeto de Lei e, Caso tivesse sido Outorgado por um outro Presidente da República, na época, isso seria um Verdadeiro Tsunami e teria consequencias Imensuráveis na parte SÓCIO-ECONÔMICA e Tragédias para o Mercado Financeiro e Comércio em todo o Estado do Rio Grande do Norte e, mais especificamente na Nossa Urbe Mossoró e toda a Nossa Região.
    RAZÃO No. 01 – Esses Grupos Empresariais NÃO teriam Compromissos,Interesses e a Coragem nenhum na Parte Social, Econômica, Preservação ao Meio Ambiente e, aliando-se a isto,as Condições Seguras e Adequadas aos seus Empregados.Muito menos na área em que Concernem-se aos grandes Investimentos para Estimular as Reativações desses mencionados Campos/Poços Maduros. Eles (Empresários do Setor do Petróleo), NÃO teriam a Ousadia e Investiriam 2.0 BILHÕES DE REAIS, só neste ano de 2011, como a PETROBRAS está Realizando.
    RAZÃO No. 02- A PETROBRAS tem o Dever e o Foco para com as Partes Sociais, Econômicas e, Preservação ao Meio Ambiente.
    Muito Obrigado:
    João Maria Gomes dos Santos.

  8. itamar de sousa diz:

    seria bom que o dep Betinho rosado se explicasse a tao infame denuncia,afinal eles se “queixam” q ADORAM MOSSORO.
    CARLOS SANTOS,B FINAL DE DOMINGO,P VC E TDS OS SEUS WEBLEITORES

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.