O ex-senador, ex-ministro, professor e escritor mineiro Darcy Ribeiro estava certo. Ele é até hoje uma das minhas melhores inspirações.
Lançou no Brasil o projeto das escolas de tempo integral e é um dos pais da Universidade de Brasília (UnB).
Perseguido, exilado, nunca deixou de amar o Brasil.
Gosto de repetir um episódio sobre o final de sua vida: poucas horas antes de morrer, com câncer terminal no Sara Kubitschek – em Brasília, ele fez um último pedido à médica amiga:
– Doutora, eu quero dar uma aula.
Queria uma criança para ouvi-lo.
Ela apresentou-o a um filho de 9 anos. Darcy, empolgado, sem rodeios, lhe falou sobre o Brasil. Com a paixão de sempre.
Não largou a esperança de termos futuro.
Sobre educação e segurança, foi premonitório. Estava certo.
– Se os governadores não construírem escolas, em 20 anos faltará dinheiro para construir presídios.
Acompanhe o Blog também pelo Twitter clicando AQUI.
Se este notável educador tivesse vivido em Mossoró teria sido considerado um inexequível, frustrado, perseguidor etc. Eu fico a imaginar se Darcy Ribeiro aqui morando o que faria ao ver crianças com tênis furados, calças rasgadas e blusas remendadas frequentando as escolas porque o UNIFORME ESCOLAR não foi entregue nos últimos anos e provavelmente não será entregue em 2017. Soubesse Darcy Ribeiro que as aulas em muitos colégios se encerram às 9 horas por falta de MERENDA ESCOLAR e que de MATERIAL ESCOLAR não distribuíram sequer um caderno de 30 folhas, o que diria Darcy Ribeiro?
Uma coisa eu tenho certeza: Se Darcy Ribeiro tivesse vivido em Mossoró seria perseguido como se criminoso fosse. Sobre ele os corruptos inventariam mil e uma histórias.
Outra grande frase do Darcy Ribeiro:
SE QUERES CONHECER O CÉU SEM MORRER SE ELEJA SENADOR.
Pena que somente os diamantes sejam eternos.
Darcy Ribeiro entrou para a História do Brasil pela porta da frente. A lamentar que os estudantes sequer saibam quem foi Darcy Ribeiro e o que ele representou para a EDUCAÇÃO brasileira. Sabem os estudantes de Mossoró dançar Kuduro, Tango e banharem-se nas águas da barragem de Apodi, para isso utilizando TRANSPORTE ESCOLAR que falta na zona rural.
////
OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS EM NOVEMBRO?
CADÊ A BLUSA QUE A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE MOSSORÓ PROMETEU AOS ALUNOS?
A globo preferiu Collor a Brizola. A liberdade do povo não interessa a casa grande .Infelizmente.
Quando os quadrilheiros políticos potiguares já configurados como Réus em Segunda Instância por falcatruas em licitações serão aquinhoados com umas pulseiras e devidamente presos pela Polícia Federal ?. Diante tamanha omissão da Justiça, resta a indagação: será que ouve divisão do butim e da farra com o dinheiro público ???.
Darcy Ribeiro, quando explicitava ¨se os governadores não construissem escolas, em 20 anos faltará dinheiro para construir presídios.¨ O que pensam os governantes, é vamos acabar com os concursos públicos, o negócio é optar por empresas terceirizadas, vamos mexer na CLT e na Constituição de 88, vamos retirar direitos dos trabalhadores, opa, votamos a reforma trabalhista e agora falta a reforma previdenciária.