A pergunta de sempre ao final de cada debate:
– Quem venceu?
Na minha opinião, Rosalba estancou parte do prejuízo alarmante que sofrera no debate anterior ocorrido no domingo (veja AQUI o comentário). Como favorita à disputa municipal, o principal era evitar perdas. Conseguiu, sem precisar ser brilhante ou convincente, haja vista não ter sido uma coisa nem outra.
O evento promovido pela TV Cabo União ( TCM) e FM 95 seguiu a receita de tantos outros do gêneros Brasil afora, com regras gessadas, que comprometem o desenvolvimento de qualquer tema e facilita principalmente quem não tem conteúdo e efetivamente desconhece o que é proposto.
É muito mais um jogo de sofismas e informações confusas, devaneios e divagações sobre o que certamente não será feito, do que sobre o que é possível ser feito. O que é factível.
O grande debate vai ocorrer quando tivermos uso de recursos multimídia e dados oficiais sobre saúde, finanças, educação etc. sendo expostos instantaneamente, até para clarear melhor as informações para o público e obrigar os debatedores a se aproximarem da verdade.
Nenhum dos quatro candidatos falou de onde tirar dinheiro para fazer o que diz que irá fazer. Ninguém falou de demissões, moratória em relação a credores, auditoria em contas, redução de mídia, dificuldade de investimento, cortes em setores vitais etc.
Caos iminente
O eleito (a), certamente debulhará uma série de lugares-comuns para justificar o caos iminente: choramingará sobre crise, “herança maldita”, oposição inconsequente, falta de colaboração disso e daquilo, máquina inchada, queda na arrecadação, conjuntura difícil, imprensa (sempre nós) mentirosa etc.
Quem adormeceu antes do debate, não deve se queixar. Quem ficou até o final, acabou com a sensação de que deveria ter dormido mais cedo. Eu, por exemplo.
Até comecei uma campanha jocosa no Twitter e Face para trazer o ex-prefeito Francisco José Júnior (PSD), o “Francisco”, para o confronto: #voltafrancisco!
Daria mais emoção ao prélio, com certeza.
Pelo menos é o mais articulado de todos, apesar de na prática ter revelado falta de preparo para governar. Prova de que falar bonito está mais associado a marketing e “enrolation” do que à eficiência. Todo farsante fala bonito, mas nem todo indivíduo que fala bonito é farsante.
Entre os candidatos, Francisco (impedido de estar no debate – veja AQUI) é quem detém maior conhecimento da máquina pública e visão racional sobre administração municipal, mesmo que ninguém acredite mais no que diz, por considerá-lo um “mito”.
Um mitomaníaco.
Principal problema de Mossoró nos próximos anos vai fazer com que todos nós nos lembremos do debate: a Prefeitura está quebrada. Veremos a distância entre palavra e fatos, promessas e feitos. Paciência.
Vamos às urnas.
Seja o que Deus quiser.
God save the Mossoró (Deus salve Mossoró!)
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
Falou tudo. Parabéns pela lucidez. Abraço
Minha opinião sobre o debate está neste comentário:
Inácio Augusto de Almeida diz:
28 de setembro de 2016 as 6:59
Após o debate de ontem, onde Rosalba saiu-se muito bem e Tião cometeu o erro gigantesco de ser grosseiro com a sua adversaria e com os professores, resta ao Tião aproveitar muito bem estes poucos dias que restam até a eleição e falar de forma mais clara aos mossoroenses.
…
Após o debate de ontem aumentou o favoritismo da Rosalba.
Fica claro que tenho a mesma opinião do Carlos Santos a respeito do debate de ontem.
Acho que depois do que Tião falou dos professores fica muito difícil reverter este quadro que lhe é totalmente desfavorável.
Que falta faz uma boa assessoria.
////////
OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS A QUALQUER INSTANTE.
CADÊ A BLUSA QUE A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PROMETEU E NÃO ENTREGOU AOS ALUNOS?
Como estava prevendo… Fiz bem em dormir cedo!!!
Eu acredito piamente em tudo que eles falam; tenho certeza que vão fazer tudo que prometerão. Inclusive estou aprendendo suomen kieli, norsk e deutsche Schweiz por vias das dúvidas.
Muito obrigado candidatos!
Não assisti ao debate anterior, preferi dormir. Confesso que fiquei satisfeita com este, pois ao invés de propostas mirabolantes, prefiro o meio termo: manter, concluir e recuperar o que já existe….descartar o que não deu certo….algumas inovações que estejam a altura dos recursos disponíveis no município. Alguém ainda ousou falar em PAC e Minha Casa Minha vida. Esqueçam: esse governo não investe em programas deste tipo….só no “Deus Mercado financeiro”.
Ou se muda o formato dos debates ou quem não for apaixonado por A ou B vai dormir cedo , foi o que fiz.
Debate é olho no olho e as perguntas vindas do povo e sorteadas , na hora. Ou será que Rosalba e Tiao já não sabiam das perguntas dos “segmentos” ? Claro que sim.
Confesso que eu não sei onde os canais de TV querem chegar ao promoverem esse tipo de debate. Ao povo, não é.
Mediador e candidatos parecem robóticos. Bitolados. A impressão que se tem, é que as pessoas presentes estão enfrentando algo extra terrestre, tamanho é o acanhamento, medo, tremedeira, gaguejo, língua enrolada, falta de criatividade e o excesso de respeito (a quê e a quem?) que impera no ”setor”.
Quanto as perguntas e respostas, minha Nossa Senhora da Boca Fechada! É de lascar a ”currubumba”. É o mesmo lero lero de sempre, o mesmo blá blá blá de outrora, as mesmas promessas cabeludas. Vôtis!
Esse debates são copiados de outras emissoras? Claro! O que diferenciou a TCM dos demais, foi quando o mediador falou a palavra ”púlpito”.
Muita gente imaginou que se tratava de um palavrão.
Quanto a ausência de ”Silveirinha Fora do Jogo”, esse sim, se presente estivesse teria sido o grande diferencial do debate. Sem ele, o inicio, meio e fim do dito cujo não passou de um prato de feijão com arroz. FRIO e SEM SAL.
FRANCISCO NÃO ESTÁ SÓ!
“EM QUARTO NAS PESQUISAS, RAIMUNDO MACEDO DESISTE DA CANDIDATURA EM JUAZEIRO
Publicado em 27 de setembro de 2016 por granjahoje
Acuado por denuncias de irregularidades e amargando a quarta colocação nas pesquisas eleitorais, o prefeito Raimundo Macedo anunciou nesta terça-feira, sua desistência de concorrer a reeleição pela Prefeitura de Juazeiro do Norte.”
TALVEZ ESTA NOTÍCIA SIRVA DE CONSOLO AO FRANCISCO.
/////////
OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS A QUALQUER INSTANTE.
COMO EM 2017 FRANCISCO NÃO MAIS SERÁ PREFEITO DE MOSSORÓ NÃO ENTENDO A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO ESTAR SEGURANDO AS BLUSAS QUE MANDOU FAZER, CONFORME E-MAIL QUE ME ENVIOU, PARA DISTRIBUIR COM OS ALUNOS. OU SERÁ QUE VÃO DEIXAR AS BLUSAS PARA O PRÓXIMO PREFEITO(A) ENTREGAR?
O QUE NÃO ACONTECER EM MOSSORÓ NÃO ACONTECE EM LUGAR NENHUM DO MUNDO.
NOTA DO BLOG – Tenho dito, Inácio: os tempos são outros.
Abraços
Com a fiscalização cada dia mais atuante a rapadura está deixando de ser tão doce. Para completar as redes sociais estão marcando em cima, tipo basquetebol. Os prefeitos desonestos começam a descobrir que de nada adianta CONTROLAR a Câmara de Vereadores através do pagamento de 7 ou 8 mil reais a título de mensalinho e manterem LEI DE MORDOMIA DOS VEREADORES para que tudo seja aprovado. A Câmara aprova, mas o povo desaprova nas redes sociais e os órgãos de fiscalização tomam as providências. Já não dá para prefeito fazer o que bem quer com o dinheiro da prefeitura.
Acabou-se o tempo do eu quero, eu posso.
Em Brasília está acontecendo a prisão de peixes graúdos. Breve o tubarão cairá na rede. E depois do tubarão vai o resto, seja cará ou piaba, vai tudo. Com ou sem sal grosso ou fino.
Prefeito que fez peraltice nos últimos 15 anos que se cuide, O arrastão vai ser feito e a rede é de malha fina. Até o sal se não for muito fino vem.
Este país vai dar um salto de desenvolvimento nos próximos anos que causará espanto até a coreanos e japoneses. Com a quase erradicação da corrupção não há como a economia brasileira não deslanchar. E com a economia seguindo seu curso normal a EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA e tudo o mais avançarão e farão desta terra que tanto amamos um verdadeiro paraíso para os nossos netos e bisnetos.
A maior prova de que a mudança para melhor já teve início são as desistências de candidaturas destes prefeitos que administravam as cidades como se fossem bodegas suas.
Estou totalmente convencido de que o nosso sacrifício não está sendo em vão.
/////
OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS A QUALQUER INSTANTE.
CADÊ A BLUSA QUE A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PROMETEU E NÃO ENTREGOU AOS ALUNOS?