• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 23/05/2021 - 23:02h
Oeste

Decreto regional contra Covid-19 enfrenta resistências e polêmicas

O decreto com medidas restritivas, de caráter excepcional, regional e temporário para conter a disseminação do coronavírus (Covid-19) no âmbito da VI Regional de Saúde, está em pleno vigor. Vai até 6 de junho, englobando 37 municípios.

Porém, não falta polêmica.

Lídia pediu para sair (Foto: Página de Soraya Vieira)

Lídia pediu para sair (Foto: Página de Soraya Vieira)

Tudo foi acertado com prefeitos da região (veja AQUI), na quarta-feira (19), em reunião remota entre o Governo do Estado e prefeituras. Governadora Fátima Bezerra (PT), alguns auxiliares e prefeitos discutiram a questão e na sexta-feira (21) o decreto 30.596 foi publicado.

A decisão não tem a aclamação de todos os prefeitos. Existem focos de resistência e até discursos discrepantes nas redes sociais, após publicação.

No município de Encanto, no Alto Oeste, a secretária Municipal da Saúde, psicóloga Lídia Guedes, pediu exoneração do cargo (segundo noticia a repórter social Soraya Vieira, em suas plataformas virtuais). O prefeito Alberone Néri de Oliveira (DEM) resolveu se rebelar e descumprir decreto, com o que não concordou a exonerada.

O prefeito de Patu, Rivelino Câmara (MDB), gravou vídeo ontem (sábado, 22) mostrando que a posição foi tomada em comum acordo entre governo estadual e prefeitos. A sugestão de regionalização do decreto tinha sido do próprio Rivelino, presidente da Associação dos Municípios do Oeste Potiguar (AMOP), por entender que não adiantaria um município tomar medidas mais radicais e outros, não. O vírus parece sem controle na região.

Veja as principais medidas do decreto

Toque de recolher, com proibição de circulação de pessoas em todos os municípios da região, das 22h às 5h, de segunda a sábado, e em tempo integral nos domingos e feriados; proibição da venda de bebidas alcoólicas, em qualquer estabelecimento comercial, incluindo supermercados, mercados, padarias, feiras livres e demais estabelecimentos similares, bem como seu consumo em locais de acesso ao público, independentemente do horário, durante o período de vigência do decreto.

Leia também: Região Oeste enfrenta onda de Covid-19 com alta contaminação.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde

Comentários

  1. Wendell Stewart da Costa Silva diz:

    É esse vírus tira férias da atmosfera?

  2. Carlos diz:

    Por mim, ou decreta lock down geral, juntamente com uma política de ajuda ao povo, ou arregassa tudo e deixa que cada um se f**. Não tem mais cabimento está mandando obedecer as medidas sanitárias, o povão tá mais nem aí. Não tem leitos, todos sabem, quer morrer ??? Boa sorte !!!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.