A Associação dos Delegados de Polícia Civil do RN (ADEPOL) entra com ação na Justiça, hoje, pleiteando a imediata nomeação dos delegados e policias que já concluíram o curso de formação e estão prontos para assumir as funções.
O problema maior até aqui, em face da não-convocação, é a sobrecarga a que os delegados estão submetidos.
Fica fácil entender, em parte, por que a segurança pública está destroçada há muito tempo, favoracendo à expansão da violência.
Um exemplo: o delegado Inácio Rodrigues de Lima Neto, da delegacia de Pau dos Ferros, é o responsável por igual papel em 18 municípios.
Como ele não tem o dom da onipresença…
Com a ressalva de que, tratando-se de onipresença em vinditas e perseguições, a oligarquia político-familiar numerada de Mossoró tem assumido a emblemática posição de ranking – estilo vaselina pura.
E merece elogio a competência do Delegado Regional de Pau dos Ferros, Inácio Rodrigues, que tem um reconhecido trabalho naquela região, e que como todos os delegados esperam anciosos a nomeação dos novos DPCs, APCs e EPCs, para amenizar a carga excessiva de ocupações dos delegados. Oxalá que o governo atual cumpra a promessa do governo passado de nomear os concursados, para o bem do RN. É o que esperamos, e acreditamos na sensibilidade da Governadora neste sentido.
È a realidade que todos estamos vivenciando. O DPC Inácio Rodrigues mesmo com toda sua competetência não consegue mais suportar esta sobrecarga de responsabilidades. Toda competência humana tem limite na estrutura orgânica dos ser. Quando o corpo é exposto a uma intensa carga de trabalho aparecem diversos problemas de saúde e a produção profissional tende a decair. Esperamos e acreditamos que a Governadora irá nomear o mais brevemente possível os novos concursados.
SENSIBILIDADE? Ela teve com o pessoL DO MEIOS?