A justificativa é do deputado federal Betinho Rosado (DEM). Esse raciocÃnio é o fio condutor de sua defesa no pedido de desligamento do partido, por “justa causa”.
Segundo o deputado mossoroense, não é ele que quer mudar. "O DEM mudou de sigla, de estatuto e ideologicamente", ressalta.
Para Betinho, a petição “2812”, protocolada por ele no dia 13 de março deste ano, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é legÃtima. comenta que na ótica partidária, o infiel é ele, em vez do contrário. "No estatuto do DEM é estabelecido punição contra seus filiados, como a expulsão, o que não ocorria no estatuto do PFL. Há também a questão ideológica", diz.
Betinho recorda que antes do governo do presidente Lula da Silva (PT), o PFL defendia a CPMF (Contribuição financeira à saúde). "Agora é diferente e eu tenho documento provando a mudança", contra-ataca. Ele afirma que há portaria fechando questão contra a CPMF e outros documentos internos do DEM, que impõem aos parlamentares da sigla uma posição diferente à assumida no perÃodo de gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
"Por que a mudança?" indaga.
Entretanto Betinho admite que se o TSE lhe der ganho de causa, pode gerar um efeito dominó devastador, não apenas no próprio DEM, mas na vida partidária brasileira. De qualquer modo, mantém acesa a esperança de dar "bye bye" ao partido, sem sanções.
A decisão está nas mãos do ministro Marcelo Ribeiro, do TSE, relator da matéria.
Discordo de um ponto de vista do dep betinho que fala que o dem mudou,hoje o dem é oposição,se o dem não apóia a cpmf e antes apoiava,o mesmo acontece com o presidente lula que antes era contrário a cpmf e hoje é o que mais defende essa contribuição que é um imposto perverso para todos os brasileiros.
A CMPF era o único que praticamente ninguem sonegava, as pessoas deveriam reclamar dos outros impostos, que os ricos sonegam, consequentemente elevando sua alÃquota. portando nao reclamem do CPMF ou similares, reclamem dos impostos Sonegáveis