• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 16/06/2014 - 06:12h
Decidido

DEM, esmagadoramente, rejeita candidatura de Rosalba

“O partido optou por sobreviver. O Diretório disse, a Executiva recomendou e agora a Convenção homologou”. A afirmação foi feita pelo presidente do Democratas, senador José Agripino, sobre o resultado final da convenção estadual do partido, realizada neste domingo (15), em Natal.

Rosalba faz explanação sobre governo; Agripino testemunha (Foto: DEM)

Depois de quase seis horas de reunião e votação, ficou decidido que o DEM não vai lançar candidatura própria ao governo do Estado. A maioria dos convencionais optou pela formação de aliança na chapa proporcional para as eleições de outubro.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), 243 delegados estavam aptos a votar. Desse total, 121 votaram a favor da opção defendida pelo senador Agripino, de que é preciso fazer aliança proporcional para garantir a sobrevivência do partido, mantendo a representatividade da sigla na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional.

Dos 195 delegados que votaram, 63 optaram pela candidatura à reeleição da governadora Rosalba Ciarlini. Foram registrados também 9 votos nulos, 2 brancos e 48 abstenções.

Desabafo

Rosalba e Agripino: fosso em decisão (Foto: DEM)

Durante a convenção, Agripino fez um desabafo sobre o momento atual vivido pelo Democratas no Rio Grande do Norte.

“Ao longo do governo de Rosalba, eu, silenciosamente, procurei sempre ajudar, ela sabe disso. Atuei como um tecelão para formar um arco de alianças que pudesse dar apoio à sua administração. Mas o governo foi construindo um isolamento administrativo e político do qual eu não participei. Hoje, estamos nessa situação. É preciso entender que eu sou presidente nacional da legenda e minha obrigação é defender a sobrevivência do partido”, argumentou o senador.

A convenção aconteceu na sede do partido em Natal, por volta das 9h, com explicações técnicas sobre o procedimento da votação.

Em seguida, a governadora Rosalba Ciarlini fez uma explanação administrativa sobre seu governo. E na sequencia, foi facultado o uso da palavra aos convencionais. O deputado federal Felipe Maia e o ex-deputado federal Ney Lopes defenderam suas posições.

Primeira derrota

No último dia 2, em Reunião Estadual do Diretório, o partido já antecipara seu rumo na campanha de 2014. Dos 59 dirigentes votantes, 45 votaram contra candidatura própria. Rosalba obtivera apenas dez votos.

Mas o prenúncio do pior, para a governadora, veio bem antes. Na campanha municipal de 2012, no exercício do mandato, só esteve em cerca de quatro municípios apoiando candidatos a prefeito. A maioria da base governista pediu, velada ou textualmente, para ela não aparecer.

Outro fenômeno, para o período, é que o DEM não experimentou qualquer expansão. Pelo contrário, até perdeu quadros importantes, como a ex-prefeita de Mossoró Fafá Rosado que saiu para o PMDB. Justamente na base principal do DEM e de Rosalba, sua terra berço e principal reduto político.

Os sinais complicadores não param.

Nas eleições suplementares a prefeito e vice de Mossoró, este ano, o DEM, sob comando de Rosalba e do marido-secretário-chefe de Gabinete, Carlos Augusto Rosado, não conseguiu formalizar uma candidatura. A postulação da prefeita cassada e afastada Cláudia Regina (DEM)  não foi aceita.

O mais patético é que Rosalba terminou dando declaração pública de “neutralidade” no pleito.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. marc diz:

    O povo do RN amanheceu feliz com isso! Melhor ação de Carlos Augusto em 4 anos de desgoverno.

  2. antonio jose diz:

    Agora “os adesivos volta para mossoró” será ampliado na capital, não fez o curso com Wilma e Gari com isso sai com a popularidade baixa, e de quebra chega a Mossoró, sem os soldados que deusava tanto. Os tempos são outros, agora a tropa de Fafá estar atenta ao giro politico local imagina a ida dela ao apoio de Henrique, é Silveira já estar colocando tinta, pois, a canetada será fatal. Isso é politica um jogo de copa do mundo.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.