Uma pergunta: depois dos protestos de rua virá o quê?
Uma reforma partidária?
Uma reforma na saúde e segurança pública?
Mais protesto?
É claro que todo movimento popular vitorioso, ao longo da história, funcionou com foco e propósito.
A queda da Bastilha soterrou uma monarquia despótica, com intuito de formatar uma República com liberdade, fraternidade e igualdade.
Os guerrilheiros de Sierra Maestra derrubaram o poder do ditador Fulgencio Batista. Visavam a implantação de um regime comunista.
E essa massa nas ruas do pindorama brasileiros quer nos levar a que lugar?
Queremos derrubar ou reordenar esse modelo de poder que temos?
Quem lê as páginas policiais de qualquer jornal, quem assiste os telejornais policias em qualquer emissora de TV, enfim quem se atualiza em qualquer veiculo de comunicação se depara, diariamente, com crimes bárbaros: gente queimada, estuprada, esquartejada, pelos mais banais motivos. Existe sempre, um personagem em todos os crimes: o menor. É o protagonista de qualquer tragédia, aparece com o rosto encoberto, debochando, fazendo gestos obscenos. Os depoimentos, dos mesmos, deixam no ar que teremos cenas dos próximos capítulos, é como se eles dissessem: eu volto já, a impunidade me protege, o ECA e os direitos humanos universais também. Por que um menor que abusa sexualmente de outro menor, que mata crianças indefesas com requintes de crueldade, tem que ser protegido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente? E os direitos das vitimas? Só existe lei para proteger marginal? Plagiando uma mãe que sentiu a dor de perder um filho pra um “menor infrator”, por causa de um celular, digo: “Os direitos humanos para os humanos de direito.”
Sei que as desigualdades sociais contribuíram e contribuem muito para tanta violência, mas também vejo nos meios de comunicações que a Dentista Cinthya Moutinho de Souza, queimada viva, por que só tinha R$ 30,00(trinta reais) na conta, teve como um de seus algozes um filhinho da mamãe que dirigia um Audi, carro importado que vale cerca de R$ 100.000,00(cem mil reais), portanto o maior problema não é a pobreza, é a certeza da impunidade. Os menores infratores são pagos para assumirem os mais diversos e bárbaros crimes.
“Nunca antes na história deste país’ tivemos indicadores sociais tão bons e promissores, nunca o governo investiu tanto em educação, nunca recebemos tantas transferências diretas de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. O bolsa família foi considerado um dos principais programas de combate à pobreza do mundo, tendo sido nomeado como “um esquema anti-pobreza originado no Brasil que está ganhando adeptos mundo afora.
Esses protestos que invadiram as ruas dos mais diversos Municípios chegaram com muito atraso. Não podemos mais ficar “deitado em berço esplendido,” temos que fazer ecoar o nosso ‘brado retumbante’ em todos os cantos e recantos desta nação, externar a nossa capacidade de indignação. Exigir saúde de qualidade, educação de alto nível e segurança para o cidadão. Precisamos aperfeiçoar as nossas leis. A impunidade é o principal sustentáculo de todos os crimes.
É criminoso, conivente e assassino quem permite o caos na saúde pública. Em conseqüência desses desmandos muitos morrem por falta de assistência básica. O conluio de gestores públicos com donos de hospitais, fornecedores de produtos hospitales, remédios, etc., é imoral. Não existe orçamento para melhorar a saúde, mas temos bilhões de dólares para construir elefantes brancos, pais afora, para receber, em menos de 30 dias, a “Copa do Mundo”. Evento destinado a classe média alta e aos ricos. Quem pode comprar um ingresso? Quem pode se deslocar quer de carro quer de avião, para assistir uma partida de futebol? Os bilhões que foram gastos, sem licitação, serviram para encher os bolsos dos amigos do poder, dos gestores e dos lobistas inescrupulosos. Esse dinheiro fruto do suor de todos os brasileiros daria para resolver grande parte dos problemas seculares do Nordeste e do Norte. A questão é que os donos do poder não querem resolver, é mais fácil fazer uma lavagem cerebral num povo sofrido do que num povo instruído.
A Luta deve continuar sem violência, sem saques, sem pichações, sem depredações, com idealismo e boa conduta. Juntos nós faremos um Brasil cada vez melhor!
Cara Izabel
““Nunca antes na história deste país’ tivemos indicadores sociais tão bons e promissores, nunca o governo investiu tanto em educação, nunca recebemos tantas transferências diretas de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza.”
Isto a senhora escreveu neste seu comentário.
E está certíssima quando escreveu que nunca o governo investiu tanto em educação.
Só que o dinheiro da educação, senhora Izabel, tem a sua maior parte desviada por corruptos.
Diariamente, em todos os jornais do Brasil lemos que prefeitos foram indiciados em processos por desvio de verbas do FUNDEB. Seja na contratação de carros de luxo para transporte de estudantes, como se estudantes pobres andassem em carros de luxo, seja nas licitações da merenda escolar, seja no uniforme escolar.
O dinheiro vem para a educação, mas não é aplicado.
O dinheiro simplesmente é ROUBADO e fica tudo por isto mesmo.
Mais adiante a senhora fala em “nunca recebemos tantas transferências diretas de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza.”
A senhora acerta novamente.
As transferências acontecem, mas não são aplicadas corretamente.
Diariamente lemos nos jornais de todo o Brasil que vereadores estão incluídos em programas sociais, recebendo inclusive Bolsa Família. Milhares de pessoas nestas cidades do interior, com renda incompatível para inserção nestes programas assistenciais neles são incluídos pelo simples fato de serem parentes ou cabos eleitorais dos prefeitos.
Isto acontece e MILHÕES de miseráveis que tanto necessitam destes programas sociais ficam desassistidos.
Felizmente o Governo Federal colocou um Portal com o nome de todos os beneficiados por estes programas sociais. Daí agora estarem surgindo tantas denúncias sobre estas fraudes.
No comentário da senhora também encontramos:
” É criminoso, conivente e assassino quem permite o caos na saúde pública.”
O que a senhora tem a dizer de quem torra MILHÕES de reais em festas e alega não ter recursos para colocar em funcionamento uma unidade de saúde?
O que a senhora tem a dizer de quem serve CUSCUZ COM OVO ou um copo de BAT-GUT com duas bolachas como MERENDA ESCOLAR?
O que a senhora tem a dizer de quem este ano ainda não distribuiu o UNIFORME ESCOLAR?
Ficam as perguntas.
Não há a menor intenção da parte do povo em derrubar este governo.
O povo quer mudanças na maneira de conduzir os negócios públicos.
Não dá mais para se aceitar que administradores públicos, EMPREGADOS DO POVO, se portem como verdadeiros fazendeiros, agindo da maneira que bem entendem e sem dar a menor satisfação a quem quer que seja.
O modelo de administrar a coisa pública vai ser mudado por pressão popular.
Tornou-se inaceitável o gasto de MILHÕES DE REAIS em festas quando se tem unidades de saúde fechadas por falta de recursos.
O povo não mais aceita que os funcionários públicos tenham os salários reajustados em valores abaixo da inflação, o que na prática configura achatamento salarial, enquanto que prefeitos recebem salários estratosféricos.
Todos já estão cansados dos conchavos políticos, dos acordos espúrios, das tenebrosas transações que acontecem nas caladas da noite e até mesmo em plena luz do dia.
O povo resolveu trocar a resignação pela indignação.
É preciso que os políticos entendam que não dá mais para tratar o povo como fazendeiro trata o gado.
O povo resolveu dar o grito de BASTA.
BASTA!
E com este grito o povo mudará o modelo de poder que hoje temos.
///
CUSCUZ COM OVO SEM CAFÉ É SERVIDO NA MERENDA ESCOLAR.
O UNIFORME ESCOLAR AINDA NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.
O país apodrecendo com esses póliticos ladrões, tenho saudades dos militares, venham já
Em Lucas 23.34
Jesus falou:
Pai perdoa-lhes,pois não sabem o que fazem.
///
Hoje já não sabem o que fazem nem o que dizem.
////
CUSCUZ COM OVO SEM CAFÉ É SERVIDO NA MERENDA ESCOLAR.
O UNIFORME ESCOLAR AINDA NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.