quinta-feira - 30/01/2025 - 23:28h
Decisão

Deputada federal é cassada por 5 votos a 2 no TRE

Moro foi padrinho, muito festejado, do casamento da deputada federal Carla Zambelli (Foto: G1)

Deputada federal em foto com registro do seu casamento em 2020 (Foto: G1/Arquivo)

Em sessão realizada nesta quinta-feira (30), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) concluiu o julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra Carla Zambelli (PL) e cassou seu diploma de deputada federal. Placar foi de 5 x 2.  A deputada de tendência bolsonarista de projeção nacional foi vitoriosa nas urnas em 2022 com 946.244 votos.

Segundo o TRE/SP, Zambelli também passa a ficar inelegível por oito anos a partir do pleito de 2022, por uso indevido dos meios de comunicação e a prática de abuso de poder político.

A ação foi proposta pela também deputada federal Sâmia Bomfim (Psol), alegando que Zambelli divulgou informações inverídicas sobre o processo eleitoral de 2022.

A decisão da Corte seguiu o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, que se manifestou pela procedência da Aije.

Carla Zambelli ainda pode recorrer e a posição adotada pelo TRE/RN não tem efeito imediato.

Segundo o voto vencedor, proferido pelo desembargador Encinas Manfré, relator do processo, a parlamentar fez publicações para provocar o descrédito do sistema eleitoral e a disseminação de fatos inverídicos. O magistrado citou algumas postagens feitas nas redes da parlamentar em 2022, com ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e ao sistema eleitoral brasileiro, a exemplo da falsa notícia de manipulação das urnas eletrônicas em Itapeva, no interior do estado, durante a cerimônia de carga e lacração do pleito de 2022.

Para o desembargador, as veiculações não foram mera transposição de notícias, mas configuraram “abuso da liberdade de expressão e ato de evidente má-fé”.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Hermiro filho diz:

    Pois é
    Já o deputado Janones tendo comprovações robustas através de machadinhas(dinheiro público) onde o relator da comissão de ética do PSOL Guilherme Boulos,da câmara dos deputados, foi inocentado.
    Que país é esse
    Outro deputado por nome Glauber Braga também do PSOL esmurrou um cidadão dentro da câmara dos deputados e nada aconteceu.
    Dois pesos e duas medidas.

  2. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    Finalmente a “espanhola” m tudo faz crer, perderá o direito de cometer crimes de forma continuada, manifesta, pública e notória…

    Mais ainda, continuar impune…!!!

    Quem sabe, a famosa e célebre frase de Ruy Barbosa…

    “justiça tardia, justiça mais que falha…

    Não se torne um fato, mais uma vez contextualizado…

    Mesmo porque, se a Sentença de Mérito, efetivamente for confirmada (SENDO QUE HÁ REAIS PERSPECTIVAS), em sede De Superior Tribunal Eleitoral…

    Oxalá, mais uns três DEPUTA federal, perderão seus iníquos, viciados e criminosos mandatos

    Coincidência ou não, todos do PL, reconhecidamente um Partido majoritariamente composto por pilantras, corruptos, reacionários, neo-escravocratas e neo-nazifascistas…!!!

    E tenho dito…!!!

  3. marcelo silva diz:

    fake news mata deputada! futuramente será menos um bolsonarista na câmara.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.