Aos 26 anos, o mais jovem deputado eleito à próxima legislatura da Assembleia Legislativa do RN, engenheiro e servidor público federal Allyson Bezerra (SD), quer priorizar tão somente seu mandato nos próximos meses. Não estão em pauta hipotéticas alianças paroquiais e questões relativas à sucessão municipal em 2020.
Ele somou ao todo 20.228 votos no estado, com alcance de 155 municÃpios. Desse volume, Mossoró foi responsável por 13.095 votos, ou seja, 64,74% de sua votação. Entre eleitos à AL e à Câmara Federal, ninguém mais tem tamanha representatividade no próprio municÃpio.
Allyson Bezerra considera imprópria a ideia de existência de um suposto “sentimento de orfandade” de Mossoró pela não reeleição da deputada estadual Larissa Rosado (PSB), do deputado federal Beto Rosado (PP) e até do fracasso eleitoral do ex-candidato a vice-prefeito Jorge do Rosário (PR).
“Isso existe entre os que perderam, seus aliados. A cidade, por onde ando, pensa diferente e está feliz”, avalia. Além de Allyson, a vereadora Isolda Dantas (PT) foi outra novidade de Mossoró à Assembleia Legislativa (veja AQUI).
Voto antioligárquico
Ele é bem a cara do voto antioligárquico/antissistema que imperou na campanha potiguar, causando um tsunami implacável nas forças tradicionais. “Fugi do apego ao tradicional, à busca de apoios de lideranças, vereadores, suplentes etc. Não apresentei ninguém com esse perfil como apoio e procurei falar diretamente com o povo, enquanto os polÃticos de sempre passavam nas ruas em cima de carros”, comenta.
A propósito, o deputado eleito é sobrinho-segundo do vereador Manoel Bezerra de Maria (PRTB), que acompanhou Larissa Rosado.
Uma história fora da entrevista
Ao abordar Allyson Bezerra por telefone, tratei-o com formalismo: “Bom dia, deputado!” Em seguida, indaguei-o se já estava adaptado à pompa e à liturgia do cargo em que ingressará a partir do próximo ano.
– Não (risos). O rapaz do espetinho que costumo frequentar continua me chamando de “boy” (risos). “Diga aÃ, boy”!.
Redes sociais também foram o forte de Allyson Bezerra, pois espraiaram sua imagem bem antes da própria campanha. A colaboração de amigos e a escolha prévia de um partido onde existiam condições de eleição com menor capital de votos e concorrentes do mesmo nÃvel, também pesaram à sua vitória.
Baixo custo de campanha
Oficialmente, sua campanha teve o total de R$ 37.311,70 de despesas contratadas. Muito aquém de nomes de peso que terminaram não conseguindo êxito nas urnas.
Na Assembleia Legislativa, Allyson Bezerra quer fazer um mandato municipalista, com aposta no potencial econômico do interior, em especial da região de Mossoró, “com olhos para a fruticultura, calcário, sal e outras potencialidades”. Na cidade, o deputado quer instalar um gabinete de trabalho permanente.
Do ponto de vista polÃtico, em relação ao poder Executivo, “nossa posição será de independência”. A mesma postura é antecipada no tocante ao governo municipal mossoroense.
Às 19 horas desta quinta-feira (1º), em frente à Igreja de Cristo na Rua Deputado Gastão Mariz, bairro Planalto 13 de Maio em Mossoró, Alysson participará do “Culto da Vitória”, em louvor ao seu sucesso nas urnas.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI e Facebook AQUI.
Muito prematuro essa ideia, visto que a água ainda nem começou a ” passar em baixo da Ponte”. Em que pese ele tem se elegido para essa legislatura a comercar, existe muita vontade por parte dele e pouca experiência na politicagem, o que pode acontecer do mesmo ser engolido pelas cobras que aà estão com ou sem mandatos. Essa minha opinião.
Alysson Bezerra e conheço da Universidade e de movimentos sindicalistas… Digo que este jovem terá um futuro promissor.