O deputado Beto Rosado (PP) priorizou a Universidade do Estado do RN (UERN) e a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) na destinação das emendas de bancada para o Orçamento 2016.
Ele indicou emenda para a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no valor de R$ 40 milhões, e articulou para que a Universidade Federal Rural do Semi-Árido recebesse uma das quatro emendas de consenso, no mesmo valor.
A Uern deverá utilizar os recursos para construção da Cidade da Ciência, um complexo científico nas áreas da física, química, biologia, matemática e informática. O projeto contempla laboratórios, museu e escola de treinamento para professores da rede pública.
Já os recursos destinados à UFERSA serão utilizados para a graduação tecnológica.
Prioridade
A prioridade das emendas coletivas da bancada é segmento de recursos hídricos.
Acordo com o governo prevê que cada bancada elegerá uma de suas emendas para ser obrigatoriamente executada, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A liberação das outras deverá ser pleiteada caso a caso, quando o Orçamento começar a ser cumprido.
O RN tem direito a 15 novas emendas e três remanejadas de Orçamento anterior. Os três senadores e oito deputados escolhem, individualmente, 11 emendas. As outras quatro são definidas consensualmente.
SÓ PRA REFLETIR:
Somando, funcionários da ativa, com professores e aposentados, a UERN está com menos gente do que A. Legislativa do RN. A UERN tem aproximadamente 2.220 , EM QUANTO A al PASSA DOS 4,000.
Tem gente defendendo o fechamento da UERN. Pasme. é uma educadora e vereadora de Natal e um jornalista de um jornal que foi a falência na capital.