A falta de respeito ao cidadão, que transforma a saúde pública numa máquina de moer gente, está outra vez comprovada. A procuradora regional dos Direitos do Cidadão no RN, Caroline Maciel (AQUI), enviou hoje, terça, 21, duas recomendações ao secretário de Saúde do RN – Adelmaro Cavalcanti.
Equipamentos que estão no Hospital Maternidade Claudina Pinto, em Apodi, bem como em Pau dos Ferros, devem ser enviados à Maternidade Escola Januário Cicco, em Natal.
O objetivo é atenuar o déficit material no atendimento à demanda de pacientes que a Januário Cicco revela. Ao mesmo tempo, uma auditoria da própria secretaria constata algo ainda mais decepcionante: Apodi possui equipamentos necessários ao funcionamento de uma UTI neonatal. Mas nunca foram sequer utilizados.
A Maternidade Claudina Pinto recebeu os aparelhos de última geração do Ministério da Saúde em 2001. Portanto, são seis anos de inutilidade, apesar de consideráveis necessidades do povo, especialmente o mais carente.
Em Pau dos Ferros, o descaso é semelhante, mas de outra ordem, revelando igual irresponsabilidade e desdém com o contribuinte. São respiradores que não foram utilizados pelo hospital local.
Para resumir esse enredo sórdido, ninguém será punido. Desculpe, já existe um sentenciado: o povo.
Faça um Comentário