Por Cláudio Humberto (Coluna Diário do Poder)
Primo do candidato ao governo Henrique Alves (PMDB-RN), o ministro Garibaldi Alves (Previdência) avalia abandonar o cargo após notícia de que ex-presidente Lula irá ao Estado para pedir votos ao adversário Robinson Faria (PSD). Garibaldi confirma ter conversado com Henrique sobre a possibilidade de deixar o ministério, mas nada foi decidido: “Não pretendo tomar nenhuma decisão isolada ou precipitada”, afirmou.
A oposição aguarda o desfecho do caso para tentar fazer Garibaldi Alves “correr para o abraço” com Aécio Neves para presidente.
O problema com Lula será tratado inicialmente pelo vice Michel Temer num “contexto nacional”, diz Garibaldi: “Não queremos dissidência”.
Henrique Alves tem sido pressionado a romper com o governo Dilma desde que Lula gravou vídeo pedindo voto para Robinson, no 1º turno.
Lula apoia Robinson sob pressão do PT-RN, que acusa Henrique de prejudicar Fátima Bezerra para se aliar ao DEM, PSDB e PSB.
O palanque de Henrique no primeiro turno ficou com uma presença muito forte de apoiadores de Marina e Aécio, agora, no segundo turno, você vai a uma carreata de Henrique parece que é uma carreata de Aécio. Talvez esse seja o motivo dos dilmistas, na sua maioria, preferirem Robinson. Não vi em nenhum programa eleitoral Garibaldi pedir voto para Dilma, de quem ele é ministro. Em política ou você é ou não é. não pode querer agradar a deus e ao diabo.
que piada, e não foi á deputada Fátima traidora dos Professores que não aceitou fazer parte da aliança de Henrique
porque OS DEMOS ESTAVAM.! E depois a deputada Fátima TRAIDORA DOS PROFESSORES E SERVIDORES ao lado de ROBSON FAKE DESPREAPRADO ACEITARAM O APOIO DOS DEMOS E DA GOVERNADORA ROSA QUE TINHAM E PREGAVAM ÓDIO.
Ora, ora, esses dois “bunitim” colocam o PSDB e Zé Agripino, um dos maiores “inimigos” do PT, no palanque deles, e ainda por cima saíram por Natal de braços dados com Aécio, agora reclamam porque Lula pede votos pra Robinson! Só falta eles pedirem pra Lula ir pro palanque deles junto com Aécio e Agripino! Muito engaçadinho!
Esse Gari se faz de morto pra comer o fiofó do coveiro!
Amigo Rui essa é a prática dos Alves a décadas! Chantagearam Dilma em quanto poderam se aliam como PSDB e o DEM agora vem com essa por falar nisso Robinson bota 8% de vantagem segundo o IBOPE!
O acórdão vai efetivamente resultar, no começo do fim das oligarquias do Rio grande do Norte sem sorte.
Qualquer observador mediano da cena política Potiguar, de há muito já podia intuir que Henriquinho Alves iria naufragar nos próprios descaminhos do fisiologismo e clientelismo tão característicos de sua pobre história política, história essa recheada de conchavos, golpes e trairagens, os quais serviram como base para que o acórdão se tornasse em fim realidade, realidade essa que ao fim e ao cabo se traduzirá numa fragorosa derrota daqueles que sempre e sempre tramam e tramaram contra o povo.
O clientelismo, característica mais que marcante da forma de fazer política do Henriquinho Alves, nada mais é que uma cara nova do coronelismo, cara nova essa com uma maquiagem tão insípida, quanto atraente e rebuscada no discursos de palanques eleitorais, que aos incautos parece ser um nova forma de fazer política. Quando na verdade estamos diante uma nova forma de mandonismo , quando determinado líder político se arvora fazer conchavos e aquinhoar lideranças tradicionais e interioranas para sufocar qualquer possibilidade de renovação política no âmbito de sua tradicional base e região eleitoral.
“O mandão, o potentado, o chefe, ou mesmo o coronel como indivíduo , é aquele que, em função do controle de algum recurso estratégico, em geral a posse da terra, exerce sobre a população um domínio pessoal e arbitrário que a impede de ter livre acesso ao mercado e à sociedade política.O mandonismo não é um sistema, é uma característica da política tradicional.”
Qualquer semelhança com a maioria dos chefes e lideranças políticas que compõem o acórdão liderado por Henriquinho Alves, com certeza não será mera coincidência.
O mais são abobrinhas de alienados de plantão e, sobretudo daqueles que IGNORAM A REALIDADE DA DINÂMICA E DAS TRANSFORMAÇÕES NA ORDEM POLÍTICA NACIONAL (ou) FAZEM DE CONTAS que a democracia foi idealizada de forma excludente, e, sempre estará a serviço de uns poucos.
Um abraço
FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
OAB/RN. 7318.
Agora é tarde, essa vaga de vice de Michel Temer, está saindo muito cara para o PMDB, e bom que vai servir para quebrar a cara de muito politico sabidinho assim como Henrique, se o PMDB não tivesse indicado vice estaria com mais “margem” de manobra nesta campanha.
Agora fica a pergunta: Como será que o Temer irá pagar a fatura com os demais correligionários por essa vaga de vice, isso se a Dilma ganhar, e se perder? Xíiii, vai ter muito barraco na tribo pmedebista no after day a 26/10.
Repetindo Capistrano ou é ou não é, Deus e o Diabo, apesar de se conhecerem muito bem não dividem o mesmo palco.
Tem problema não,Carlos…. caso os partidos apoiados pelo PMDB perderem,no dia seguinte a eleição o partido inventa uma desculpa ou pretexto e volta a se coligar com quem ganhou. Não é sempre assim? Sempre no poder,não importa quem ganhe.
Lula, com todos os seus defeitos, é de uma sagacidade política enorme. Vem para a campanha no RN, garante o comprometimento da estrutura de Robinson com a candidatura de Fátima, o que ajudou na votação destacada que ela teve, e ainda dá uma ajuda à campanha de Dilma. Henrique nunca fechou com Dilma no estado. Fez palanque com apoiadores de Aécio e Marina, e até passeou com o tucano em visitas a fábricas de amigos. Henrique reuniu apoio das lideranças mais tradicionais do estado, mas daí a conseguir o apoio dos 3 principais candidatos a presidente da república já seria demais, não é não?!
SE TODO O PMDB QUISER PODE DAR O TROCO Á PRESIDENTA DILMA. E AQUI NO RN A CULPADA É A DEPUTADA FÁTIMA TRAIDORA DOS PROFESSORES QUE QUERIA PARTICIPAR DO QUE ELA CHAMA DE ACORDÃO COM ESSE ROBSON FAKE,.
ROBSON FAKE PARA PARTICPAR DO QUE ELE CHAMA DE ACORDÃO, queria que Henrique prometesse dar a ele Á PRESIDÊNCIA DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, . E A DEPUTADA FÁTIMA TRIADORA QUERIA QUE OS DEMOS ESTIVESSEM FORA DA ALIANÇA.
OS INCOERENTES E TRAIDORES SÃO ROBSON FAKE E A DEPUTADA FÁTIMA.
HOJE, RECEBEM O APOIO DOS DEMOS QUE SEMPRE ODIARAM E SATANIZAVAM JUNTAMENT COM A GOVERNADORA ROSA.
E AGORA , QUEM SÃO OS TRAIDORES?
O RN JÁ ERROU UMA VEZ. SE ERRAREM DE NOVO E TERMINAREM DE AFUNDAR O RN TEM ALGUNS CULPADOS
QUE O POVO IRÁ CRUCIFICAR.
O RN NÃO IRÁ PERDOAR QUEM PEGA O ÓDIO E QUE O ÓDIO VENÇA.
Até parece que não, mas Lularápio vem demonstrando ter adquirido juízo quando se trata do pleito do RN, optando por Robinson e Fátima…
Pela escolha dos aliados que fizeram e pela trajetoria da campanha, sem ao menos citar Dilma ou colocar alguma foto dela, onde quer que fossem, esses barganhadores de cargos públicos já nem votaram nela no primeiro turno. Alás, se perderem a campanha, não será pelo apoio ou não de Lula, mas pela arrogancia, pela imposição que fizeram aos seus aliados e por achar que iam fazer o mesmo com o povo. Lamentavelmente, esse partido ainda tem um poder muito grande, mas maior que o de Deus não é não.
O que acontece com os Alves no RN está acontecendo com Eunício Oliveira no CE.
O PT, mesmo na rabeira se sente o dono de tudo e de todos.
Se os Alves no RN e os apoiadores do Eunício Oliveira no CE fizerem corpo mole no apoio à Dilma, Aécio se elege tranquilamente.
Esta eleição será ganha por no máximo 4% de diferença.
Que Lula pense bem antes de aparecer aqui e no CE pedindo votos para os adversários do Henrique e do Eunício.
No Maranhão, o governador eleito Flávio Dino está com um pé na campanha do Aécio. O vice-governador eleito está participando abertamente da campanha em favor do Aécio. Falam que o Flávio Dino está apoiando Aécio por debaixo dos panos, seja na recomendação aos prefeitos da sua base para que votem no Aécio, seja nos pronunciamentos que faz combatendo a corrupção.
As próximas pesquisaas dificilmente mostrarão Dilma com nais de 66% nestes três estados, como aconteceu agora nas pesquisas DATAFOLHA E IBOPE.
E mesmo apresentando estes índices a Dilma ainda perde para o Aécio.
Imagine se cair para 50% nestes estados as intenções de voto na candidata que assina uma compra de BILHÕES sem saber o que está assinando, como disse o Senador Mário Couto.
O desespero da Dilma e do Lula é motivado pela certeza que tem da apuração de tudo caso Aécio vença.
//////////
QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?
O UNIFORME ESCOLAR NÃO FOI ENTREGUE EM MOSSORÓ.
É PRECISO REVOGAR A IMORALÍSSIMA LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES.