O desgaste de proporções corrosivas enfrentado pelo Governo Rosalba Ciarlini (DEM) não tem alimentado, em nível inverso, nenhum nome como forte candidato à disputa estadual. Até o momento, ninguém se capitaliza com a crise administrativa.
O vice-governador dissidente Robinson Faria (PSD) é o único político que, de fato, faz pré-campanha. Mas não ocorre com ele um fenômeno galvanizador de massas, nutrindo-se do desapontamento, como registrado com o atual prefeito do Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT).
Durante os quase quatro anos de gestão da prefeita Micarla de Sousa (PV), Carlos engordou seu capital de intenções de votos à medida que aumentava a repulsa a governante.
Micarla foi o principal cabo eleitoral de Carlos Eduardo nesse espaço de tempo, lhe dando condições para chegar à corrida eleitoral de 2012 como franco favorito, o que foi confirmado nas urnas.
A tática do “retrovisor”, de permanentemente culpar Carlos por todos os seus desatinos e incompetência, não rendeu maiores nutrientes à Micarla. Muito pelo contrário.
Em relação à Rosalba, a rejeição está dissipada em todas as regiões do estado, mas sem fomentar o surgimento de um adversário que atraia para si a esperança de mudança.
Na única pesquisa de âmbito estadual que se conhece nos últimos meses, divulgada no final de janeiro deste ano (Veja resultado AQUI), ficou patente que Rosalba é reprovada maciçamente.
Entretanto boa parcela do eleitor não enxerga outra opção de forma consistente. Procura uma luz. Fica na defensiva, esperando as cenas dos próximos capítulos.
A própria distância do pleito e a atmosfera contemporânea da política do Rio Grande do Norte concorrem para esse quadro. É difícil saber quem é realmente oposição e situação.
Robinson tem desempenho instável. Pode crescer mais adiante.
A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) apareceu com performance mais folgada em relação à Rosalba, mas é um nome muito vulnerável, em face de escândalos que emergem de seus governos. Porém não é interessante ignorá-la.
Carlos Eduardo Alves é bem avaliado. Mas a pesquisa apontou essa condição num momento muito próximo da eleição vitoriosa dele à prefeitura. Além disso, é pouco provável que largue a gestão municipal antes mesmo de completar dois anos de governo.
“Sobra” Garibaldi Filho (PMDB), senador, ministro da República, ex-governador. Se quiser, será candidato.
Suas relações com o Governo Rosalba, mesmo na condição de aliado, são meramente protocolares.
Por ele, o partido já tinha deixado Rosalba para trás. Se o seu nome não ganha maior destaque em pesquisas, deve-se sua à própria postura pessoal e do seu partido que cozinha o ‘galo’, digo, o DEM, em fogo brando.
A convivência difícil entre PMDB e DEM dá o “mote” pro futuro.
O presente é parte do enredo.
A ROSA VAI SER NOSSA GOVERNADORA MAIS UMA VEZ, PODE ACREDITAR.
Em quase todas as cidades do estado o percentual de reprovação dessa administração desastrada e desastrosa já atinge 70%. Não há mais tempo hábil para ela reverter essa alta rejeição. Que DEUS nos livre dessa mazela que já se transformou em septicemia.
Amém! Que suas palavras sejam ouvidas!
Não precisa de adversário forte, só precisa de adversário. Parece-me que alguns poucos de mossoró vive fora da realidade do restante do estado. Essa senhora está demonstrando que está completamente sem rumo no comando do estado. Ser prefeita de uma cidade pequena,é diferente de comandar um estado, embora também pequeno.
Me lembrei do livro do professor Lemuel Rodrigues em que as elites se camuflam e mudam o discurso de acordo com o momento político. Basta lembrar que Garibaldi esteve com Rosalba em 2006 e 2010 e agora quer tirar o corpo fora, falam até em uma chapa Robson e Walter Alves. Estão mudando o discurso para se renovarem perante ao povo, mas nada mais é que as velhas oligarquias do estado tentando continuar no poder.
“Passndo o rodo 2 veses”
AMIGUINHO(A), VESES SE ESCREVE COM Z. É POR ISTO QUÊ OS MAUS POLÍTICOS SE ELEGEM.
Será que o deputado Henrique não tem nenhum interesse em ser Governador? Seria um excelente nome diante do momento político que ele vive.
Não sujo minhas mãos com essa gentinha. Bandidos.
Mas… Wilma é vulnerável… ?* Ok… Mais é o contraponto da história… Ok?
Carlos Eduardo também era… Veja no que deu… Carlos Santos, essa sociedade é imbecil e burra… eles não lembram de nada… rsrsr… Eles roubam e querem julgar os políticos “canalhas”… Ridículo…
Robson nao tem respaldo popular, e mesmo com o desgaste de Rosalma realmente nao tem nunhum politico despontando com interesse do povo em votar e tem mais Robson ao meu ver sempre esteve a sombra de outro politico, isto é nao tem liderança a nivel de RN.