Titular da 4ª Vara da Justiça Federal no RN (JFRN), em Natal, o juiz federal Janilson Bezerra determinou em caráter de urgência nessa terça-feira (11), que o Governo Federal compense o RN com doses da vacina CoronaVac.
Pela decisão, o RN deve receber integralmente a necessidade de vacinas para cumprir o restante da segunda dose em todo o RN, da ordem de 87.089 aplicações.
Bezerra atende a arrazoado apresentado em Ação Civil Pública (ACP) conjunta do Ministério Público Federal (MPF/RN), Ministério Público do RN (MPRN), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Defensoria Pública do Estado (DPE).
“Visando a complementar o número remanescente de doses de Coronavac e dar margem de segurança ao esquema vacinal, deve a União substituir as doses do imunizante Pfizer/Cominarty destinados ao Estado do Rio Grande do Norte por doses de Coronavac/Butantan destinados à primeira dose (D1) destinados a outros Estados com esquemas de vacinação em dia”, assinalou.
Hoje mais cedo, a governadora Fátima Bezerra (PT) já tinha antecipado (veja AQUI) que o Governo Federal promete para os próximos dias a chegada de 69.200 doses da CoronaVac. Esse ponto foi tratado na demanda judicial, com informes atualizados. Recentemente, houve desembarque de 15.600 doses.
Para alcançar as 97,089 doses restariam 2.289.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Elogiável a atitude do juiz.
Depois da instalação da CPI da Covid-19 percebe-se um maior cuidado com tudo que diz respeito a este assunto.
Já o cuidado com o idoso, mesmo existindo o Estatuto do Idoso continua carecendo de um mínimo de atenção.
Há mais de uma semana o médico do PSF fez a solicitação de vários exames para um idoso, mais de 75 anos e portador de hiprtensão, diabetes, artrose e obesidade, e até hoje nem um simples exame de urina foi marcado. Até o telefone do agente de saúde não atende mais. Quando se liga para a ouvidoria da Secretaria de Saúde dá ocupado ou fica chamando sem que ninguém atenda. A Secretária de Saúde de nada deve saber já que dedica grande parte do seu tempo aos microfones das emissoras de rádio.
E assim segue a Saúde em Mossoró.
Antes que eu me esqueça: o idoso que aguarda a marcação das consultas sou eu.
MARCAÇÃO DOS EXAMES.
O MAIOR PROBLEMA É QUE NATAL FICA COM MAIS DOSE QUE OS OUTROS MINICIPIOS. E NEM PREFEITO NEM SEC. DE SAUDE RECLAMÃO.