Na quinta-feira, dia 13 de outubro, Dom Mariano Manzana faz aniversário. Para celebrar essa data, a Diocese de Mossoró promoverá uma série de eventos, como a Solene Celebração Eucarística pelo 75º aniversário de seu bispo.
Haverá missa às 19h na Catedral de Santa Luzia. Nesta data, também será lançado o livro “Diocese de Mossoró: 18 anos de missão” e um documentário, produzido pela TCM Telecom, que faz memória ao bispado de Dom Mariano.
A data também marcará uma despedida compulsória: com 75 anos de idade, Dom Mariano será obrigado a apresentar ao Vaticano sua carta de renúncia.
O Código de Direito Canônico prescreve: O Bispo diocesano, que tiver completado setenta e cinco anos de idade, é solicitado a apresentar a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, que, ponderando todas as circunstâncias, tomará providências. (Cân.401-§ 1).
Dom Mariano redige a carta, assina e a envia ao Papa. A partir do envio o passo seguinte dependerá do Papa, que tomará a decisão de aceitá-la, e no momento em que julgar oportuno, nomeará um novo bispo para a Diocese de Mossoró.
Programação
6h30 – Oração das Laudes – Santuário do Sagrado Coração de Jesus- Centro de Mossoró
Leitura da Carta de Renúncia pela Rádio Rural de Mossoró
8h – Inauguração do Centro Diocesano de Memórias e café da manhã com a imprensa no Seminário Santa Teresinha
15h – Visita ao Abrigo Amantino Câmara para entrega da lavanderia, instalação da Sala de Fisioterapia e início da pintura do prédio.
19h – Missa em Ação de Graças pelos 75 anos de vida de Dom Mariano e lançamento do livro “Diocese de Mossoró: 18 anos de missão” e exibição do documentário produzido pela TCM Telecom.
Dom Mariano é o sexto bispo da Diocese de Mossoró e assumiu essas funções no dia 17 de setembro 2004.
Nasceu em 13 de outubro de 1947, numa pequena cidade chamada Mori, na região de Trentino-Alto Ádige na Itália. No dia 26 de junho de 1973 foi ordenado padre na Catedral de Trento, passando a servir como sacerdote na Paróquia Pio X até 1976.
As dificuldade em encontrar padres que atuassem na Diocese de Mossoró, relatadas por Dom Gentil Diniz Barreto (na época) ao Bispo de Trento, que visitava o Brasil, foi o inicio para o processo da vinda de Pe. Mariano para o Brasil.
Chegada ao Brasil
Em 1977, o então Pe. Mariano Manzana chega ao Brasil para assumir a Paróquia de Umarizal, como vigário paroquial até o ano de 1993. Foi também professor de ensino religioso, no período de 1978-1993, na rede estadual de ensino de Umarizal (RN) e de 1991-1993 foi professor de História Eclesiástica, no curso de Teologia, do Centro Superior de Iniciação Teológica da Diocese de Mossoró.
Além de sacerdote no município, o Pe. Mariano foi Diretor Espiritual no Seminário Maior de João Pessoa (PB), com o objetivo de acompanhar todos os seminaristas que eram encaminhados pela Diocese. Também assumiu as paróquias de Alexandria e Caraúbas.
Em 1994, retornou à Itália para assumir a função de Diretor do Centro Missionário Diocesano de Trento. Cargo em que permaneceu até sua nomeação para ser bispo de Mossoró. No ano de 2004, recebeu o convite para assumir como sexto bispo a Diocese de Mossoró. Em 15 de junho do mesmo ano, foi nomeado Bispo da Diocese de Santa Luzia de Mossoró.
Ordenação e posse
Em 5 de setembro de 2004, Pe. Mariano recebeu, na Itália, a Ordenação Episcopal pelas mãos de Dom Luigi Bressan. Em 17 de outubro do mesmo ano tomou posse numa bonita, solene e festiva cerimônia na Catedral de Santa Luzia em Mossoró.
Atualmente, além da função de bispo Diocesano, é o bispo referencial pela segunda vez da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Nordeste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Chanceler da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.
Acompanhe o Canal BCS ( Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Um exemplo de pastor. Deus o conduza no enfrentamento dos futuros desafios.
Os Anais Históricos da História religiosa em Mossoró revelam o dinamismo e o arrojo presentes no Pastoreio do abnegado e incansável Dom Mariano Manzano emoldura um nobre Bispado similar aos Pastoreios dos dois primeiros Bispos da Diocese de Mossoró, respectivamente profícuos Reverendíssimos Bispos Dom Jaime de Barros Câmara e Dom Eliseu Simões Mendes. DEUS ilumine, proteja e guie Dom Mariano na continuidade da virtuosa missão espiritual, em sua nova missão Cristã. Deus o ilumine, proteja e guie.