O Datafolha divulgou na noite desta sexta-feira (15) sua segunda pesquisa presidencial no segundo turno das eleições deste ano. Segundo o instituto, a candidata do PT, Dilma Rousseff, tem 54% dos votos válidos (que excluem brancos, nulos e indecisos), e o candidato do PSDB, José Serra, 46%.
São 8% de vantagem da petista sobre o tucano.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Isso significa que Dilma pode ter de 52% a 56%, e Serra, de 44% a 48%.
Na primeira pesquisa realizada pelo Datafolha no segundo turno, divulgada no último dia 10, Dilma registrou também 54% dos votos válidos contra 46% de Serra.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo” e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 35746/2010.
O Datafolha fez 3.281 entrevistas na quinta-feira (14) e na sexta-feira (15).
Extraído do G1.
Nota do Blog – Essa pesquisa é auspiciosa para Dilma. Depois dos solavancos do final de primeiro turno, o primeiro debate no 2º turno, os números mostram estabilização com dianteira.
Precipitado, por essa sequência de números, se afirmar que ela está com vitória assegurada.
Entretanto tem conservado bom capital de intenções de votos, alta cristalização, que obriga Serra a um esforço redobrado para tentar atropelá-la na reta final.
Meu caro Carlos Santos,
Depois do seu alerta em “Os falsários da pesquisa no Brasil”, você ainda acredita em pesquisa? Olha, quem distribuir mais ferinhas e enxovalzinho, ganhará a eleição, certo?
Para o Brasil continuar MUDANDO, VOTO DILMA.
O índice mais incorreto para se verificar uma pesquisa é justamente o dos votos válidos que apontava a Dilma com 54, 56 % antes da eleição do primeiro turno e já tinha como certa a vitória. Quando as urnas foram abertas não passou de 46,91%. Hoje com a perspectiva de perder o poder, Lula tenta reassumir as rédeas da campanha do seu terceiro mandato (na verdade a Dilma não existe enquanto agente político) visando evitar uma derrota que tiraria toda uma casta partidária que apontava os erros dos outros e passou a fazer exatamente o mesmo quando assumiu o poder.
Caro Carlos Santos, a julgar pela opinião de Demétrio Magnoli, no “Os falsários”, de que o Data Folha conserva notável isenção partidária, embora também utilize o indefensável sistema de amostragem por cotas, a candidata Dilma Rousseff sairá vencedora das urnas, mesmo porque os números da última pesquisa revelam uma tendência de estagnação do candidato Serra que, a meu sentir, não dispõe mais de espaço para continuar crescendo.
Sr. Marcos Pinto, então o Sr. acredita em pesquisas? Sendo a favor de Dilma né??????? vamos ver o resultado no dia 31.