Boa tarde Carlos Santos.
Meu nome é Roberta Lícia Marques Pena. Sou farmacêutica e coordenadora da Unicat-Mossoró (Unidade Descentralizada de Agentes Terapêuticos), da II Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP). Gostaria que fosse publicado essa nota em resposta à insatisfação da usuária que relatou problemas no atendimento na Unicat, através do seu Blog.
Desde de 01 de junho de 2012 a Unicat aderiu ao programa Horus desenvolvido pelo Ministério da Saúde. Esse programa tem como objetivo repassar de forma mais precisa possível o quantitativo de usuários que utilizam do serviço da Unicat para com isso haver um melhor planejamento na aquisição e continuidade do tratamento de milhares de usuários em todo o país que necessitam dos medicamentos do Componente Especializado de Assistência farmacêutica.
Todos os municípios que trabalham com esse programa deverão recadastrar seus usuários para que a verba destinada aos estados seja repassada pela União, uma vez que o Componente Especializado de Assistência Farmacêutica é uma parceria entre o Estado e a União.
Este programa fornece medicamentos de alto custo e que em sua maioria necessitam de acompanhamento e monitoramento, devido a inúmeras reações adversas que os mesmos podem ocasionar. Diante disto existem várias exigências a serem cumpridas até que o usuário tenha acesso ao tratamento.
Em virtude desse recadastramento nosso atendimento encontra-se um pouco deficiente, primeiro por termos que informar muitos dados de um mesmo usuário, segundo pelo próprio sistema ser bastante minucioso e lento e terceiro pelas próprias limitações humanas dos funcionários, estes que de forma dedicada e incansável estão colaborando para que os usuários sejam atendidos e de forma responsável tenham acesso ao medicamento.
Infelizmente por nossa limitação humana temos que delimitar o número de atendimentos, uma vez que o horário de funcionamento da Unicat Mossoró é de 7:00 as 12:00 e de 13:00 as 17:00 hs, não sendo possível extrapolar a capacidade operacional de nossos funcionários.
Em relação ao fato de alguns funcionários não primarem pelo atendimento como exposto pela usuária (veja clicando AQUI) gostaríamos de lamentar o ocorrido, seja pela falta de cordialidade ou ineficiência e comunicar que os mesmos sempre passam por treinamentos e nesse caso específico já se foram identificados e chamados a atenção a cerca da abordagem e atendimento ao público.
Agradeço o espaço e ficamos a disposição de todos os usuários e da sociedade em geral para esclarecer, bem como para intervir em qualquer situação dessa natureza.
Roberta Lícia Marques Pena – Farmacêutica e coordenadora da Unicat-Mossoró.
Nota do Blog – Lícia, meus parabéns por sua manifestação em defesa não apenas da Unicat e da importância estratégica que esse órgão tem dentro da Saúde Pública, mas ao advogar a própria melhoria do serviço estatal.
Sua postura polida, respeitosa e diligente demonstram que devemos acreditar na excelência do serviço público, no melhor atendimento à sociedade e no imprescindível respeito ao cidadão. Além, claro, de evidenciar sua boa extração e consciência social.
Torço e espero continuar contribuindo, para o diálogo sadio, superior, proativo, para que possamos melhorar no atendimento às demandas sociais.
Na UNICAT/Mossoró,apesar de todo desgaste que o Governo do estado apresenta quero fazer da palavras da DRª Roberta as minhas,já estive por diversas vezes na UNICAT e presenciei sempre o empenho dos funcionários daquela Unidade em atender a população da melhor maneira possível e digo mais o bom atendimento naquela unidade se dá únicamente por mérito dos funcionários e competência da nobre farmacêutica,eu vi de perto as limitações que eles enfrentam,ouvi de uma funcionária que as vezes chega faltar até água para beberem,então temos que separar o jôio do Trigo,pelo menos eu nunca fui mal atendido muito pelo contrário sempre que ali sou bem atendido!!Feito o Registro e que FIAT LUX!É só!
Parabens Dra., reposta séria e comprometida com a sua função. Fico realmente feliz ao ver pessoas comprometidas com o que faz, sei que gerir pessoas é muito difícil e se essas são insuficientes á demanda do trabalho, essa tarefa fica por demais laboriosa. suas palavras realmente é de quem faz o melhor que pode, parabéns!!!!!!
A UNICAT ESTA BRINCANDO COM A SAÚDE DOS QUE POR IRONIA DO DESTINO PRECISAM RECEBER DICAMENTOS NAQUELA UNIDADE, DE MAIO ATÉ HOJE 14/06 JA ESTIVE LÁ 05 DIAS, UM DIA NAO TINHA O MEDICAMENTO, O OUTRO TINHA QUE TROCAR A RECEITA PARA A SUBSTITUIÇAO DO MEDICAMENTO, O OUTRO O SISTEMA ESTAVA FORA DO AR, OUTRO ESTAVA FALTANDO ENERGIA, E POR ULTIMO HOJE 14/06/2012 ESTEVE LA 03 VEZES , CHEGUEI AS 11HORAS, ME MANDARAM IR AO MEIO DIA, FUI AO MEIO DIA, MANDARAM QUE EU FOSSE AS 13HORA, NAO PODE IR PORQUE TINHA QUE PEGAR MINHA CRIANCA NO COLEGIO, RETORNEI AS 16 E 30 ME DSSERAM QUE NAO TINHA MAIS FICHA, POIS JA TINHA DESTRIBUIDAS 50 DURANTE O DIA E NAO PODIAM ME ATENDER PORQUE ESTAVAM ATUALIZANDO O PROGRAMA , TUDO BEM , MAIS EU ESTIVE LÁ 03 VEZE, CHEGUEI A FALAR COM ROBERTA RESPONSAVEL PELO TURNO VESPERTINO E A TARDE COM OUTRA PESSOA UM RAPAZ QUE NEM SEU NOME SEI, NAO TIVERAM SEQUER A DIGNIDADE DE VER O TEMPO QUE PERDE, INDO LÁ 03 VEZES, E O PIOR NAO TEMOS A QUEM RECLAMAR, ESTOU IDIGNADA E O QUE POSSO VER É QUE A UNICAT VIROU CASA DE MAE JOANA MESMO, EXQUECEM QUE ESSE POVO MAL ATENDIDO , (POR ALGUNS SERVIDORES )É QUEM PAGA OS SALARIOS DELES. DETERMINADOS SERVIDORES E CHEFES DA UNICAT PRECISAM DESCE DO SALTO,DEIXAR DE PENSAR QUE SAO OS DONOS, O PODER NAO É ETERNO. AGRADEÇO A OPORTUNIDADE DO DESABAFO.
Mas não podemos Jogar os Servidores da UNICAT em uma vala comum,o Governo do DEM da tartaruga Cor de Rosa não dá condições para que o serviço seja prestado a contento e a sorte é que os medicamentos que graças ao Governo Federal da presidente Dilma Roussef do PT,com atrazo ou sem atrazo está chegando,agora é bom que saiba que muitas vezes a burocracia emperra a liberação da medicação em NATAL e isso infelizmente é de competência do Governo Cor de Rosa e os Servidores da UNICAT não podem ser sacrificados por isso.É só!
Deixo aque tambem o meu protesto ao tendimento da UBS do Alto de Sao Manoel, Vizinho a UPA, eles tambem estão nessa de achar que sao os donos , ve acontecer com 02 idosos e comigo tambem, ser maltratados por que ali estavam para pegar seus medicamentos , que aliás a 04 meses que procuro um medicamento e lá nunca tem, um servidor diz nao vem esse tipo de medicamento para cá ,e que disse ser o farmaceutico que lá estava atendendo disse vem é pq esta faltando, eles não falam a mesma lingua, porque será em! quando perguntei qual a data prevista para chegar os medicamntos ele respondeu nao tem previsão esse mes ja veio, a outra servidora tinha terminado dizer chega ate dia 15, outra casa de mãe joana, todos mandam, mas nao falam a mesma lingua.
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Atitude louvável a de Roberta Lícia. Precisamos de pessoas com essa postura. Respondeu de forma lúcida e educada. Mostrou comprometimento e não tentou mascarar as dificuldades existentes. Parabéns!!!
Sou testemunha ocular do empenho e esforço da Dra. Roberta Lícia e dos que fazem a Unicat/Mossoró, em trazer aos que ali procuram medicamentos ter um atendimento digno. Mas existem limitações e os servidores não podem ser culpados pela ingerência da saúde do RN. E isso é FATO.