• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 04/04/2023 - 08:24h
Inverno 2023

Diversos reservatórios do RN têm sangria no fim de semana

As reservas hídricas superficiais totais do RN já somam 53,72% da sua capacidade total, que é 4,37 bilhões de metros cúbicos. No dia 30 de março, data do último relatório divulgado, este percentual era de 51,06%. Essa informação atualizada é divulgada pelo  Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), em seu Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do Estado, divulgado, nessa segunda-feira (03).

Açude do Dnocs em Santa Cruz, que sangra desde o fim de semana (Foto: Jetson Bezerra)

Açude do Dnocs em Santa Cruz, que sangra desde o fim de semana (Foto: Jetson Bezerra)

O açude Santa Cruz do Trairi, localizado em Santa Cruz, começou a sangrar no fim de semana. O manancial possui capacidade para 5,16 milhões de metros cúbicos.

Outro reservatório que começou a sangrar nos últimos dias, foi o açude Apanha Peixe, localizado em Caraúbas, que passou a verter suas águas na última sexta-feira, 31 de março. O manancial possui capacidade para 10 milhões de metros cúbicos.

O açude Mendubim, localizado em Assu, atingiu 100% da sua capacidade e começou a sangrar na tarde da última quinta-feira, 30 de março. O manancial possui capacidade para 77,6 milhões de metros cúbicos.

Outros reservatórios com capacidade superior a 5 milhões de m³ monitorados pelo Igarn que já sangraram nesta quadra chuvosa de 2023, foram: o açude público de Encanto; o açude público de Riacho da Cruz; o açude Beldroega, localizado em Paraú; e o açude Passagem, localizado em Rodolfo Fernandes.

A barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, maior manancial do RN, recebeu águas e já acumula 1,370 bilhão de metros cúbicos, percentualmente, 57,74% da sua capacidade total, que é de 2,37 bilhões de m³. No dia 30 de março, o reservatório estava com 55,24% da sua capacidade total.

A barragem Santa Cruz do Apodi também teve bom aumento de volume e acumula 326.910.000 m³, equivalentes a 54,51% da sua capacidade total. Na data de divulgação do último relatório volumétrico, o reservatório estava com 51,74% da sua capacidade total.

A barragem Umari, localizada em Upanema, teve um aumento percentual de 8,28% no volume das suas reservas hídricas. O manancial acumula 81,25% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. Na quinta-feira da semana passada o manancial estava com um percentual de 72,97% da sua capacidade total.

O açude Pataxó, localizado em Ipanguaçu, está com 96,07% da sua capacidade total, que é de 15 milhões de m³. No último relatório divulgado, o manancial estava com um volume de   86,95% da sua capacidade total.

Outro manancial que também está recebendo recarga contínua é o açude Rodeador, localizado em Umarizal. O reservatório já está com 81,31% da sua capacidade, que é de  21,40 milhões de m³. No dia 30 de março, o açude estava com 63,74%.

Para saber como estão as reservas hídricas de outros mananciais monitorados pelo Igarn, acesse: //www.ana.gov.br/sar/nordeste-e-semiarido/rio-grande-do-norte

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais

Comentários

  1. Honório de Medeiros diz:

    Essa é uma excelente notícia!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.