terça-feira - 06/12/2022 - 15:52h
Assembleia Geral

Docentes da Uern recusam indicativo de greve

Decidido: não haverá greve de professores na Universidade do Estado do RN (UERN). A posição foi tomada nesta terça-feira (6), após mais de 3 horas de assembleia geral da categoria na sede da Associação dos Docentes da UERN (ADUERN).

Assembleia geral aconteceu nesta terça-feira (Foto: Aduern)

Assembleia geral aconteceu nesta terça-feira (Foto: Aduern)

A votação dos associados apontou maciça reprovação à proposta de indicativo de greve, levantada pela direção da entidade. Por 169 a 60 votos, os professores rejeitaram a paralisação.

Na Uern e em redes sociais, os estudantes já tinham se posicionado contrário e havia se formado uma atmosfera carregada contra os professores que cobram reajuste salarial de 15% e implementação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) em patamares racionais.

Sem reajuste salarial há mais de uma década, a categoria reivindica a reposição das perdas acumuladas ao longo desse período. A direção da Aduern apresentou a proposta de reajuste de 80%, de forma escalonada, de 2023 a 2025. Em contrapartida, a reitoria apresentou a seguinte proposta:
1) implantação, em 2023, da tabela do PCCR docente com aumento salarial de 5% no salário base, para todas as classes e todos os níveis;
2) implantação, em 2024, da tabela 3, com elevação da titulação: 10% para a Classe I; 26% para a Classe II e 55% para a Classe III;
3) antecipação da tabela 4, de 2025 para 2024, com aumento de 10% no salário base e reflexo nas titulações;
4) assinatura de uma Carta Compromisso perante as categorias docentes e técnico administrativa para, a partir de 2025, construir uma campanha salarial, discutindo a reposição de perdas, dentro das condições garantidas pela autonomia financeira.

Em comunicado, a Direção da Aduern “reconhece que houve avanço na proposta da reitoria e espera que avance um pouco mais no que se refere ao percentual de 2023.”

“Com 5% de reajuste tem professores que terão menos de R$ 300,00 de aumento em seu salário,  o que é um desestímulo, pois não cobre nem a inflação de 2022, que será de aproximadamente 6%”, comentou o presidente da entidade, professor Neto Vale.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais

Comentários

  1. Raniele Alves diz:

    Os salários dos professores da UERN é muito bom, é entorno de 20 mil reais, dá pra aguentar mais 4 anos do governo de Fátima Silva, a grande maioria apoiou e apoia esse governo que até agora nada têm feito em melhorias pra o povo do Rio Pequeno sem Sorte.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.