Primeiro é preciso salientar que não possuo bola de cristal ou poder messiânico da premonição.
Análises e opiniões são emitidas a partir de elementos que estão à mão, estudos históricos, avaliações sociológicas e uma espécie de "tato".
Porém nada capaz de dar 100% de segurança.
O que temos é uma campanha com disputa direta entre a favorita Rosalba Ciarlini (DEM) e o governador Iberê Ferreira (PSB). A senadora – na recente pesquisa Ibope – ostenta uma vantagem de 20%. Ou seja, 45% contra 25%.
Ocorre que no confronto de Rosalba com os demais adversários, essa diferença cai para apenas 8%. Iberê com 25%, Carlos Eduardo Alves (PDT) que atingiu 11% e Roberto Ronconi (PTC) com 1% totalizam 37%.
Num comparativo bruto e seco, é fácil perceber que a distância pró-Rosalba é de 8%, algo ínfimo para se cantar vitória antecipadamente.
Esses 8% podem ser tirados, cumulativamente pelos adversários, em pouco mais de 30 dias até às eleições de 3 de outubro? Podem, sim.
Conforme a pesquisa Ibope, ainda teríamos 7% de indecisos e mais 6% de brancos/nulos.
Indefinição
Escrevi análise sobre a disputa, na segunda (30), quando a InterTV Cabugi revelou os números da terceira pesquisa Ibope, em que simplifiquei a tese de indefinição. Reveja clicando AQUI.
Os adversários podem somar votos que levem a contenda para o segundo turno, mas Rosalba tem condições de sustentar dianteira que lhe garanta vitória em um só tempo. É uma queda-de-braço titânica.
Iberê, que evidentemente é o principal concorrente de Rosalba, precisa crescer em cima de indecisos e abocanhar fatias do próprio eleitorado da senadora. Se inflar com intenções de voto voltadas para Carlos Eduardo, é como se engolisse o próprio corpo. Na soma final, não sairia do canto.
– Vai ter ou não segundo turno?
À pergunta que não quer calar, uma resposta que é pura suposição: creio que sim.
Porém não aposto todas minhas fichas nisso. O governismo está muito desarticulado, cheio de bolsões de intrigas e com outras prioridades, além de nutrir uma dependência doentia da imagem do presidente Lula.
Aguarda seu desembarque na campanha do Rio Grande do Norte com olhos de devoção, à espera de um milagre.
O perigo é que tudo termine em lenda, como a encarnada por Dom Sebastião (rei de Portugal), "O desejado", e o culto ao "sebastianismo". Ele morreu em batalha no Marrocos, mas durante várias décadas ficou a crença de que voltaria para salvar o reino.
Lula virá para salvar Iberê? Lula é capaz de salvar Iberê?
Carlos Santos, todas essas pesquisas que o Ibope fez foram tendenciosas,,,entrevistaram bem mais gente na região oeste, num universo de 400.000 eleitores do que em Natal, num universo de 525.000 eleitores…entrevistaram a mesma quantidade de pessoas em Itaú e Macaíba, com uma diferença imensa de eleitores…e no caso de Natal, onde Carlos Eduardo é forte, jogaram ele para baixo…veja //avancatibaudosul.blogspot.com/2010/08/essas-pesquisas-do-ibope-nao-estao.html
O segundo turno é fato concreto…inclusive o resultado do senado muda também, pois com esse tipo de tendência, Agripino está na frente e pode ser o contrário, ou seja, Wilma pode estar na frente inclusive de Garibaldi…
O segu ndo turno poderá ser entre Carlos Eduardo e Rosalba…
Muito bem, o Ibope fez mais uma pesquisa manipulada priorizando os municípios de rosalba, critérios errados como exemplo macaíba com 45.000 eleitores aplicaram 14 questionários e Itaú e outros pequenos municípios rosalbistas de 3.000 eleitores com 14 questionários, também aumentou o nº de questionários em Mossoró em 40% e assim mesmo ela caiu na pesquisa, como vc entende isso, carlos santos, responda
CARO JORNALISTA CARLOS SANTOS
COM TODO RESPEITO AOS MEUS IRMAOS CATOLICOS,MÁS ESSE SEBASTIAO,TÁ COM CARA DE SEBASTIANA….A DESEJADA!!!!!!!!!
B DIA.
Faço minhas as análises do Arimatéia Lopes. Tem mais Arimatéia, você esqueceu de frisar que o IBOPE não pesquisou na terra natal de IBERÊ,que é Santa Cruz. Resta a pergunta: E porquê fizeram a pesquisa em Mossoró,terra natal de Rosalba, reconhecidamente o principal reduto (ou seria curral eleitoral à custa de cargos comissionados?) da candidata Rosalba Rosado? Com essa pesquisa manipulada, o IBOPE caiu em desgraça (OPS!) em descrença perante os potiguares.
Caro CARLOS: o assunto PESQUISA, torna-se bastante mutante dependendo do que o interlocutor deseja que seja apurado. Neste ano tenho lembrado bastante de 88 quando as pesquisas começaram a dar vitória da ROSA, e, nós que éramos na epoca Lairista, também diziamos: FALTOU PESQUISAR MOSSORÓ, EM MOSSORÓ NÃO PESQUISARAM A BOA VISTA, tudo conversa fiada e a ROSA comendo por fora como quem toma sopa, PELAS BORDAS, e assim vai acontecer esse ano, tenho fé. Encontro-
me em NATAL e agora passando por RIACHUELO, ouvi uma con-
versa de 08 pessoas, discutindo politica, e a pesquisa foi a seguinte: 06 votos para a ROSA e 02 para Ibere. Isso sem contar com o meu e o do motorista, dois ROSALBISTA de carteirinha. ESSA SÓ DEUS TOMA. Um abraço, RAFAEL DA AGROTEC.
Visitem meu blog //www.avancatibaudosul.blogspot.com
Lá vocês, leitores do prezado Carlos Santos, irão encontrar algumas análises…algumas reflexões…
Rosalba perde espaço…aqui em Parnamirim, em duas ruas que levantei, Rosalba só tem 2 votos, num universo de mais de 50…mas em Parnamirim não aumentaram a quantidade eleitores como em Mossoró…aqui entrevistarm 42…
Em Mossoró, nas 2 pesquisas foram entrevistadas 56 pessoas, mas na última pesquisa 70 pessoas…é claro que essa pesquisa foi tendenciosa…
Ao compararmos Natal com o oeste, para os 224 entrevistados no oeste, nas duas primeiras pesquisas, teríamos que ter em torno de 294 em Natal…e em Natal só entrevistaram 196…nesta última pesquisa aumentaram ao oeste em 14, porém Natal permaneceu com os mesmos 196 eleitores entrevistados..
Sinceramente, o Ibope fez o jogo do atraso!!!
Abraços
Sinto muito ter que dizer aos adversários mas, não tem pesquisa melhor que a da rua ,do povão. Gente, o rolo compressor vai ser grande. Tenho andado bastante por Mossoró e o que vejo é realmente o desejo de todos em ter ROSALBA como Governadora do RGNORTE. É a ROSA !