quinta-feira - 03/04/2025 - 08:26h
Enigma petista

É cedo para se afirmar quem será o candidato de Lula a governador

Waltinho e Cadu estiveram se posicionando sobre postulação no fim de fevereiro (Foto: Reprodução do Diário do RN)

Waltinho e Cadu estiveram se posicionando sobre postulação no fim de fevereiro (Foto: Reprodução do Diário do RN)

Um amigo petista de longo curso faz-me duas perguntas sobre a sucessão da governadora Fátima Bezerra (PT), sem que eu tenha resposta, para cada uma, com absoluta segurança:

– Cadu Xavier (secretário estadual da Fazenda) vai mesmo ser confirmado como candidato a governador pelo PT?

– A desistência do vice-governador Walter Alves (MDB) é para valer ou pode ocorrer uma mudança no que foi divulgado?

Vamos lá.

Sobre Cadu Xavier, apresentado antes do Carnaval como opção e puxado pelo braço por Fátima Bezerra (PT), seus primeiros passos não são animadores. É cedo para se exigir muito mais? Talvez, mas é preciso que tracione logo, sobretudo devido a profunda reprovação pública do governo e o fato de ser imberbe na luta própria pelo voto.

Sobre Walter Alves, é bom assinalarmos para quem não lembra ou mesmo não saiba: em sua passagem rápida pelo RN, à inauguração da barragem Oiticica (veja AQUI), o presidente Lula da Silva (PT) pediu que ele reconsiderasse a posição. A conversa foi ao lado do ex-senador Garibaldi Alves Filho (MDB), pai de Waltinho, bem como de Fátima Bezerra.

“O Garibaldi sabe que ele já plantou um fruto e uma boa árvore produz bom fruto. E o filho dele é vice-governador e eu tenho certeza que vai seguir a mesma carreira vitoriosa do pai”, afirmou o presidente, no palanque em Jucurutu, retratou a jornalista Carol Ribeiro para o jornal/portal Diário do RN, edição do dia 21 de março.

Da mesma forma que exaltou “Waltinho”, o presidente acabou eclipsando a opção que a governadora apresentou: Cadu Xavier.

Está tudo decidido, prego batido e ponta virada? Creio que não. É cedo para uma afirmação categórica de que Cadu Xavier será o candidato governista ao governo estadual.

Ah, mais um detalhe: quem vai decidir tudo lá em cima, ‘democraticamente’, é Lula. E ponto final. Como ocorreu em 2022, aboletando Walter Alves como vice, não obstante forte contrariedade interna do petismo raiz.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog / Política

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.