• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 17/11/2013 - 08:03h
Cultura ignorada

“É hora de agir” para preservar a Fundação Vingt-un Rosado

Carlos Santos,

América e Vingt-un em foto com o escritor Caio César

Estamos fazendo o máximo para não cerrar as portas (veja a postagem Cultura, de verdade, é levada à condenação de morte). Parte do acervo vai completar o que a Bblioteca Pública Ney Pontes Duarte ainda não tem. Parte será conservada pela Fundação Vingt-un Rosado e grande quantidade de livros será doada ao Curso de História da UERN que tem abnegados professores, alunos e diretores sensíveis às coisas da cultura.

Muitos são de origem de outras cidades ou estados, adotaram Mossoró como lugar de morada, trabalho e/ou estudo.

Solicitei uma nova audiência com a Prefeita de Mossoró para vermos saídas para a Fundação Vingt-un Rosado.

Muito do meu pequeno patrimônio, amealhado em mais de 30 anos de árduo trabalho, foi ultimamente ali investido. Não tenho mais como continuar aplicando desta maneira.

Estamos procurando um imóvel com aluguel mais baixo, mas que não tenha mofo, infiltrações, insegurança demais, pois isto é um paraíso ao contrário para quem conserva livros.

Imaginem esta realidade: a Biblioteca Pública de Mossoró, a Ney Pontes Duarte, possui 60 mil exemplares. A Fundação Vingt-un Rosado, mais de 150 mil!

Agradeço todas as manifestações de solidariedade, é hora de agir!

Jerônimo Dix-sept Rosado Sobrinho – Médico e dirigente da Fundação Vingt-un Rosado

Nota do Blog – Meu caro Dix-sept, chego a me emocionar e a me indignar com o que ocorre com a Fundação Vingt-un Rosado.

De chofre vem à memória, a imagem e as histórias que conheço da luta de Vingt-un e dona América, pela preservação da Coleção Mossoroense. Fomentavam com os próprios recursos a cultura; estimulavam novos escritores e pesquisadores; marchavam contra a correnteza da estupidez e insensibilidade humanas.

Acho que nunca conheci gente para gostar mais de papel do que eles. Sérios concorrentes das traças (risos), que se diga.

Lamentável que Mossoró, que se atreveu recentemente a disputar título de “Capital Nacional da Cultura”, fique passiva e omissa, criminosamente omissa, diante desse crime hediondo que se pratica contra sua própria história.

Mas realmente “é hora de agir”, como proclamas.

Conte com “NOSSO BLOG” nesse prélio.

Gládio à mão; à luta.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura / E-mail do Webleitor

Comentários

  1. Vladenilson duarte diz:

    Onde estão as Instituição e Grupos que apregoam cultura em Mossoró tais como; ICOP, AFLAM, AMOL, POEMA, FAM, Conselho Municipal de Cultura, Rotary Etc. Vivemos numa Cidade que se Auto-intitula de Libertária, Resistente e pioneira. Onde estão nossos Heróis ??? Parece que somos Vítimas do Silêncio dos Intelectuais e artistas, que simplesmente nada fazem! A não ser; Reclamar, desaprovar, criticar, e só. Cultura é pão já dizia o ORADOR e sonhador! Porém vamos nos Unir, Protestar, Exigir soluções. Independentemente de cores partidária ou credo religioso, pois nosso maior produto de exportação que é nossa Cultura, a cada dia estar a Merce daqueles que deveriam cuidar, zelar e se Orgulhar. Cultura de Verdade deveria ser levada a sério, não condenada a MORTE. Tragam suas Foices, Pinceis, Instrumentos de cordas, de sopro, de teclas, Tragam seus lápis, tragam sua coragem e arte e vamos fazer reverberar nosso SOM, nossa voz, e assim ser ouvido. Deixo a minha disposição e meu desejo de ser mais uma formiga neste conglomerado de siglas e de HOMENS de saberes, talentos, e força a mais do que eu tenho. Vladenilson Alves Duarte.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.