• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 05/07/2010 - 11:03h

Educação do RN continua entre as piores, diz estudo do Ideb

Em termos de Educação, o Rio Grande do Norte continua contrariando a propaganda oficial. Os números reais falam mais altos.

Em se tratando de Ensino Médio, o RN tem o segundo pior índice do Brasil, conforme estudo divulgado hoje no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

O RN obteve média 3,1. Só fica acima do Piauí, que apresentou média 3,0. 

O  município de Espírito Santo é o pior  do Rio Grande do Norte.  A média do ensino fundamental nas primeiras séries foi de 2,3, enquanto a nota do RN foi 3,9.

Os piores municípios no Ensino Fundamental são estes: Espírito Santo 2,3; Afonso Bezerra 2,4; Riacho da Cruz 2,5; Sítio Novo 2,5; Jardim de Angicos 2,6; Parau 2,6; Parazinho 2,6; Vila Flor 2,6; Pedro Avelino 2,6; Monte das Gameleiras 2,7; Campo Grande 2,7; Pilões 2,7; Caiçara do Norte 2,7; Macaíba 2,8; João Dias 2,8; Rio do Fogo 2,8; Patu 2,8; Pedra Preta 2,8.

Na 8ª série, as piores notas foram registradas em cinco cidades da Bahia, três do Rio Grande do Norte, duas de Alagoas, uma da Paraíba, uma do Maranhão e uma de Sergipe.

A nota mais baixa foi de Jardim de Angicos, no Rio Grande do Norte, que teve 1,6.

Veja AQUI amplo material sobre o assunto e todos os índices dos municípios pesquisados no RN e Brasil.

Nota do Blog – Não é por acaso que o Nordeste aparece com os piores índices.

Manter o povo ignorante ou com falsa "alfabetização" ajuda na garantia de um modelo de poder que humilha e escraviza multidões, contentes com pão e circo.

Houve alguma melhoria, é certo, mas muito aquém da urgência e do débito multissecular que as elites possuem com a massa-gente.

Exigir desse povo que vote bem, de forma consciente, é querer além da conta.

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Categoria(s): Terezinha Queiroz

Comentários

  1. WILLIAM PEREIRA diz:

    Alguns Diretores entram a pé e durante um mandato saem em carro 0 KM, de aluguel passam para apartamentos, isso só com seu salário e a gratificação de diretor, fora outros cargos na educação onde gente entra lisinho e sai com casa na praia, carro luxuoso, mansões, bons apatarmentos. Deve ser os salários que o governo paga, será? É com certeza corrupção braba e não é só no RN o esquema é quse em todo Brasil. Educação é uma instituiçãoque abriga muitos larápios do erário público. Ministério Público, Sindicato, Governo, Policia Federal, ninguém, ninguém mesmo tá nem aí. Fiscalizem, vejam, investiguem… Escola matriculam alunos e a sala fic cheia com 40 alunos, no final do 1º bimestre nesta turma só tem 5 ou 6 alunos, o restante desistiram, Onde ficará o retante do dinheiro que sobra para merenda escolar e eouos outros recursos como livros, camiseta e os demais custos dos alunos desistentes. Fiscalizem!!!
    impedimento da evolução da educação pública estadual são os Esquemas de Clientelismo, corrupção e práticas afins nas instituições públicas estatais, que são patrocinadas diretamente por grupos plurais “integrativos” (segmentos sociais diversos: políticos – deputados arrivistas – empresários, técnicos de secretaria, grupos policiais clandestinos e certos setores do judiciário). Esta composição, forma “redes de trocas” organizados com capacidade de atuação de longa duração. Aliás, vale ressaltar que uma pratica ilícita só terá durabilidade no interior dos aparelhos de Estado quando ele for além de suas iniciativas pessoais isoladas. Cada segmento que compõe a rede tem uma função especifica cujos objetivos comuns são em primeiro lugar favorecer seus membros através de trocas recíprocas; o segundo objetivo é garantir a permanência da pratica sem maiores riscos para seus componentes. Este objetivo é garantido por grupos policiais clandestinos, pelo tribunal de Contas e setores do judiciário… O tribunal de contas não fiscaliza porque seus membros são indicados pelo governador… Com efeito, pode-se inferir que tanto o Tribunal de Contas do estado como a Assembléia Legislativa apenas referendam o que já vem manipulado pelo executivo estadual… Em relação ao judiciário a situação não é diferente, conjunturalmente, a conivência com administrações neopatrimoniais é um dos seus principais traços, embora devamos ressaltar que do ponto de vista legal esta não seja sua função institucional. (Professor Carlos Alberto Nascimento de Andrade)

  2. Marilza Soares diz:

    O Brasil merece o titulo de país de terceiro mundo merecidamente. É ladrão em tudo que é canto.
    Figa djabo.

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