A FM 98.7 – Rádio Cidadania (Mossoró) estreia nesse sábado (26), o programa “Educação e Cidadania”. Iniciativa pretende destacar os fatos, projetos e temas atuais da educação. Irá ao ar das 11h ao meio-dia.
Uma das propostas do programa é debater os grandes temas que envolvem a área. Também se pretende oferecer sugestões de atividades aos professores e abrir espaço para que as escolas apresentem suas experiências exitosas.
Terá entrevistas, informações relacionadas à educação, dicas de saúde, orientações sobre direitos, sugestões de atividades didático-pedagógicas e música. Será apresentado pelo professor e jornalista Márcio Alexandre.
Sindiserpum
O programa inaugural pretende discutir os impactos da Lei 11.738, de julho de 2008, que instituiu o Piso Salarial Profissional Nacional”, a cognominada Lei do Piso, na melhoria da qualidade do ensino.
Serão convidados a secretária municipal da Educação, Iêda Chaves, a presidenta do SINDISERPUM, Marleide Cunha, e dirigente regional do SINTE em Mossoró, professor Rômulo Arnaud.
A cada mês, um tema será escolhido para ser discutido por professores, jornalistas, gestores, sindicalistas, sempre na perspectiva de oferecer aos ouvintes opiniões diferentes que permitam a construção de uma visão crítica sobre o assunto em destaque.
Será que no próximo programa discutirão o problema do UNIFORME e do MATERIAL ESCOLAR?
Será que abordarão o fato dos alunos tomarem água não filtrada nas escolas municipais?
Vejam o que é distribuído no Maranhão a título de UNIFORME E MATERIAL ESCOLAR:
“Os kits:
1ª a 4ª série: duas camisetas, duas bermudas, dois pares de meia, um par de tênis, uma mochila, quatro cadernos brochura (p), um caderno de desenho (g), quatro lápis preto nº 2, quatro borrachas branca (p), dois apontadores com depósito, um tubo de cola branca 40g, uma caixa de lápis de cor com 12 (g) e uma régua 30cm.
5ª a 8ª séries: duas camisetas, uma jaqueta, uma calça, uma bermuda, dois pares de meia, um par de tênis, uma mochila, dois cadernos de 10 matérias, quatro cadernos de desenho (g), quatro lápis nº 2, três canetas esferográficas, dois apontadores com depósitos (g), uma borracha branca (p) e um conjunto de régua.
Informações da Secom/MA
/////
O Maranhão é um dos Estados mais pobres da Federação. Talvez o mais pobre. Como pode o Maranhão distribuir estes kits e Mossoró, uma cidade RICA, resumir o UNIFORME ESCOLAR a apenas uma blusa tamanho único e a uma calça mais folgada do que de palhaço?
E de MATERIAL ESCOLAR nem um mísero cotoco.
EU APRESENTO FATOS!
Duvido que um tema como este seja abordado no “Educação e Cidadania”.
DUVIDO!
/////
OS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS BEBEM ÁGUA NÃO FILTRADA.
O PREFEITO, SECRETÁRIOS, VEREADORES E ASSESSORES BEBEM ÁGUA MINERAL PAGA PELO POVO.
Carlos
Boa tarde
Tive a honra de participar da estreia do Programa “Educação e Cidadania”, produzido e apresentado pelo nosso colega prof. Márcio Alexandre, ao lado dos professores Rômulo, representando o SINTE e Marleide, representando o SINDINSERPUM, debatendo o tema “Impactos da Lei do Piso do Magitério na qualidade da Educação”. Parabenizo o Prof. Marcio e a Rádio FM 98.7 pela oportunidade que oferece à sociedade de conhecer e debater temas relevantes sobre a Educação, que é principal fator para o desenvolvimento do Páis. Além do debate o Programa disponibiliza sugestões de temas e metodologias para que os professores possam pesquisar e utilizar nas suas aulas. Antes de irmos para o Programa eu e o prof. Marcio participamos de uma formação oferecida aos professores do 6º ao 9º ano, que integra as atividades do Projeto “Nas ondas da leitura”.tendo como local o auditório do SESI, Hoje também teve início a segunda etapa da formação dos professores do PNAIC, na Escola Municipal Raimundo Fernandes, também estive lá após meio dia.
Mais um dia de sábado produtivo para a Educação.
Agradeço e cumprimento os profissionais da Educação pelo compromisso e busca sistemática da melhoria da qualidade da Educação pública.
Meu abraço aos colegas
Profª Ieda Chaves
Então, se o ensino está tão bem, por que não aceita fazer um teste em nível de 3ª série com alunos da 5ª série?
Poderia ter aproveitado a ida ao programa e explicado aos mossoroenses porque Caicó e Natal estão incluídos no EDUCA MAIS BRASIL e Mossoró não. Poderia ter esclarecido o fato dos alunos das escolas municipais beberem água não filtrada e a MERENDA ESCOLAR ser de péssima qualidade. Duvido que tenha dito que o MATERIAL ESCOLAR não foi entregue e que o UNIFORME ESCOLAR se resumiu a uma única blusa tamanho único e a uma calça mais folgada que de palhaço. Certamente se esqueceu de dizer que ano passado apenas uma blusa tamanho único foi entregue a título de UNIFORME ESCOLAR.
A verba para UNIFORME ESCOLAR este ano aumentou?
Claro que estes assuntos não foram levantados. O que aconteceu foi um oba- oba.
///
OS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS BEBEM ÁGUA NÃO FILTRADA.
UM PÃO E UM GOLE DE CAFÉ PARA AS CRIANÇAS QUE CHEGAM FAMINTAS ÀS ESCOLAS MUNICIPAIS.
NO MARANHAÃO É ASSIM.
KITS ESCOLARES
Ensino Fundamental Menor
Cada kit será composto de duas camisetas, duas bermudas, dois pares de meia, um par de tênis, uma mochila, quatro cadernos brochura, um caderno de desenho, quatro lápis preto nº 2, quatro borrachas branca, dois apontadores com depósito, um tubo de cola branca 40g, uma caixa de lápis de cor com 12 e uma régua 30cm.
Ensino Fundamental Maior
Compõem os kits que serão entregues aos alunos do 5º aos 9º ano, duas camisetas, uma jaqueta, uma calça, uma bermuda, dois pares de meia, um par de tênis, uma mochila, dois cadernos de 10 matérias, quatro cadernos de desenho, quatro lápis nº 2, três canetas esferográficas, dois apontadores com depósitos, uma borracha branca e um conjunto de régua.
Informações da Secom/MA.
/////
Em Mossoró nem um mísero cotoco a título de MATERIAL ESCOLAR.
Em Mossoró apenas uma blusa tamanho único e uma calça a título de MATERIAL ESCOLAR.
Em Mossoró os alunos bebem água não filtrada,
Até quando, meu Deus?