Do Blog Regy Carte
Ao contrário de *Natal, *Ceará Mirim e *Areia Branca, Mossoró não enfrentou problemas na eleição dos seus conselheiros tutelares, ontem (1).
“Nós avaliamos o pleito (em Mossoró) como tranquilo, sem nenhuma intercorrência”, disse a presidente do Comdica, Joana Amélia.
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Comdica responde pela eleição, ao designar as Comissões Especiais Eleitorais.
O papel da Justiça Eleitoral é de apoio, com empréstimo de urnas eletrônicas e de lona, suporte técnico, treinamento de mesários e fornecimento da lista de eleitores.
Os cinco mais votados de cada zona eleitoral são eleitos para o Conselho Tutelar. Houve empate na quinta colocação em uma das zonas, o que será resolvido em três dias. O mandato é de quatro anos.
A missão de Conselho Tutelar é proteger direitos de crianças. Saiba mais.
Votação e apuração
Em Mossoró, o pleito aconteceu em 10 escolas, setorizadas por duas zonas eleitorais. A apuração dos votos ocorreu no auditório do Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo, no bairro Aeroporto.
O trabalho foi acompanhado por membros do Comdica, candidatos e representantes e Ministério Público.
Ao todo, foram computados 8.423 votos, dos quais 3.260 na 33ª Zona Eleitoral e 5.163 34ª na Zona Eleitoral.
Confira os cinco candidatos (a) mais votados (a):
33ª Zona Eleitoral
1° Luiz Carlos – 842 votos
2° Josiana Leão (Aninha) – 612 votos
3° Fátima Melo – 497 votos
4° Shirley Maciele – 405 votos
5° Ilton Nolasco – 291 votos
6° Audilene Pereira – 291 votos
34ª Zona Eleitoral
1° Jenifer Gemayma – 1.094 votos
2° Rodrigo Lopes – 830 votos
3° Lucia Santos – 711 votos
4° Aryedmma Valéria – 565 votos
5° Fernando Martins – 454 votos
*Em Natal, o Comdica adiou a eleição para o próximo dia 29, atendendo recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte. O motivo foi erro na distribuição das urnas eletrônicas, ao não ser observada a numeração de acordo com o local de votação.
*Em Em Ceará-Mirim, o MP recomendou o cancelamento da votação, em razão de problemas na alimentação das urnas e reclamações de eleitores.
*Já em Areia Branca, foi identificado, no início da votação, erro material no registro de número de candidato na urna de votação, inviabilizando o prosseguimento do pleito.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI
A conselheira eleita Jenifer Gemayma teve votação de Vereador ,muito bem votada deve ser cortejada por alguns candidatos no próximo ano.
Eleições conselheiros tutelares, “MAL NECESSÁRIO”, ruim com ele, pior sem ele, servindo de cabo eleitoral para políticos serem eleitos ou reeleição, bem como pouca efetividade diante das demandas da população, alguns, boa parte da população não sabe para quer serve, quando sabem, não tem a devida atenção, suas demandas não são comunicadas ao órgão do Ministério Publico, uma da suas atribuições.
Ótima participação feminina. Sucesso para todos.
NEM A ROSA E NEM ALYSSON TRANSFEREM VOTOS , IMAGINE UM CONSELHEIRO.