Do portal G1
Candidatos a prefeito pelo PT em parte do país têm trocado o tradicional vermelho por outras cores e escondido o principal símbolo do partido: a estrela.
Adversários políticos dos petistas dizem que os candidatos têm adotado essa estratégia para descolar as imagens deles da sigla.
Desgastado em razão do processo de impeachment de Dilma Rousseff e dos escândalos da Operação Lava Jato, o PT terá, nesta eleição, quase metade dos candidatos a prefeito em comparação com 2012: 992.
Em São José dos Campos (SP), o prefeito e candidato à reeleição Carlinhos Almeida decidiu trocar o vermelho pelo azul e pelo amarelo (cores características do rival PSDB). Também aboliu a estrela; no lugar, há um coração.
“Fui eleito por uma aliança de diferentes forças e nossa candidatura à reeleição também é fruto da união da várias visões em favor de São José. Assim como na eleição passada, nossas cores representam isso. Eu e o Dr. Macedo Bastos lideramos um grupo de dez partidos unidos sob a bandeira da cidade”, afirma o candidato.
Em Maceió, o candidato Paulão abusa do amarelo e do roxo na página da campanha no Facebook. A estrela não recebe destaque. Só o número 13 é que figura em vermelho. Trata-se de um visual bem diferente da página oficial do candidato, que é deputado federal, onde a estrela do PT ocupa o centro da foto, maior inclusive que a imagem dele.
Ideais petistas
“Existe uma tendência na suavização das cores no material de campanha. É uma questão gráfica, que vem evoluindo com o passar do tempo. Mas não tem nada a ver com ruptura ou desvinculação com a imagem do partido. O candidato continua firme nos ideais petistas. Ele, inclusive, sempre que pode, faz questão de utilizar as cores do partido durante as convenções ou encontros partidários”, afirma a assessoria de Paulão.
Em Londrina (PR), a campanha do candidato Odarlone Orente também não destaca a estrela. Ela aparece acanhada antes do cargo que ele pretende ocupar, assim como em outras cidades, em que a estrela aparece quase imperceptível no nome dos candidatos.
Procurado, Orente diz que o círculo em volta do número representa a “infinitude, a relação que não se rompe e a aliança que quer ter com a cidade”. “A estrela a gente vai continuar utilizando, ela está no material e continuará sendo utilizada. Até porque o candidato é do PT, não tem como fugir disso. Sou filiado desde 1999.”
Sobre as tonalidades usadas ao fundo (laranja e amarelo), diz que representa um novo “amanhecer”, que ele e sua equipe querem para a cidade.
“A campanha buscou fugir do tradicional, é uma campanha jovem, por isso há algumas cores diferentes”, afirma ele, que ressalta, no entanto, que “em nenhum momento foi descaracterizado o partido”. “Não há como dissociar a minha figura do Partido dos Trabalhadores.”
Decisão de comum acordo
Em Brusque, o candidato Gustavo Halfpap também não usa o vermelho nem sequer no número. A estrela também não aparece. “Nós fizemos assim porque são as cores da nossa cidade. Também temos uma coligação com outros partidos, o PV, o PTC. Foi uma decisão de comum acordo e orientada pela nossa equipe de marketing. São as cores da nossa cidade”, diz.
Em São Paulo, o atual prefeito e candidato à reeleição Fernando Haddad divulgou a foto da campanha com uma estrela tímida dentro do 13 apenas. Mas outros materiais, como adesivos, apareceram depois com a estrela em destaque.
Questionado na quinta (25) se o PT pediu que a estrela fosse ampliada, Haddad afirmou: “Não houve nada disso. A decisão é sempre minha”. “Eu que tomo decisão sobre o layout da campanha.” Perguntado por que resolveu colocá-la pequena dentro do número, disse: “Tomei [a decisão] porque quis. Achei que ficou bonito assim.”
Contraponto
Essa não tem sido a tônica em todos os estados, no entanto. Em Fortaleza (CE), a candidata Luizianne Lins não só preserva a estrela, como utiliza várias delas. Também faz questão do vermelho-símbolo.
Na propaganda gratuita da TV, aparece, inclusive, entrando em um Fusca vermelho com o vice.
Em Boa Vista (RR), o professor Roberto Ramos também não abandonou o vermelho nem a estrela, pelo contrário.
Avaliação do PT
O vice-presidente nacional do PT, José Guimarães, diz que adotar uma tática de esconder os símbolos do partido é “dar um tiro no pé”.
“Essa é uma guerra que alguns setores da mídia querem fazer, que há gente escondendo a estrela. Se alguém estiver fazendo isso, é uma burrice, porque o partido, mesmo com todo o massacre em cima, para surpresa de alguns e tristeza dos mais conservadores está na frente em todas as pesquisas. Portanto, é uma burrice usar essa estratégia. O Lula é o maior transferidor de votos no Nordeste e em várias partes do Brasil.”
“Se o Haddad tiver que se eleger prefeito, e eu acho que ele vai crescer e vai conseguir, ele vai se eleger todo mundo sabendo que ele é do PT. Ninguém nega o que é na vida.”
Veja matéria originalmente na página do G1 clicando AQUI.
Nota do Blog – Em Natal, a chapa deputado Fernando Mineiro (PT)-advogada Carla Tatiane (PCdoB) também suaviza a estrela e o vermelho, que fazem parte da simbologia petista.
Apresentam-se em fotografia oficial da campanha sem eles.
A aposta é num branco límpido, quase diáfano.
O marketing pode muito, mas não pode tudo. Essa camuflagem pode até atenuar o impacto das nuvens carregadas sobre o partido, mas não é capaz de milagres.
O PT tem que enfrentar a tempestade de cabeça erguida, cara limpa, com estrela e seu vermelho, apresentando o que tem de positivo e fazendo um mea culpa.
Errou, errou muito, mas também tem suas virtudes. Precisa refletir sobre tudo, parando de se escorar no velho complexo de transferência de culpa.
Quando o partido completava 24 anos em 2003, Lula chegou a afirmar:
– Nós não podemos errar, não temos o direito de errar e não temos o direito de fracassar. (Veja AQUI).
Errou ele, errou o PT.
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Muitos já estão pulando do barco que vaza água por todos os lados. Esquecem eles que muitos jamais esquecerão os assaltos, propinas, roubos e falcatruas praticados desde 2003.
Portanto, para milhares de eleitores brasileiros que não cagam rodando, o disfarce é inútil. O que prevalece é o nome do candidato que compõe o bando, a quadrilha.
Perceberam que depois que os assaltos foram estancados pelo XERIFE e a ”cunpahêrada” parou de receber a bufunfa para sair as ruas com as bandeiras vermelhas também pularam do barco? Perceberam agora que toda aquela encenação FICA DILMA – É GOLPE – VOLTA LULA era paga com dinheiro roubado?
A maioria do povo nordestino, conhecido nacionalmente como o grande curral eleitoral dos PTralha$, que cagam rodando e usam diariamente tapam olhos de burros de carroça, é que ainda insistem em não saber de nada, insistem em idolatrar os bandidos.
♫ O Triplex caiu
♫ A farsa acabou
♫ Tadim da Jararaca
♫ Ele perdeu o pudor
Ah, o carrasco já afiou o machado da decola da ”coração valente” KKKK.
E o corrupto do Cunhão ó, morrendo de ri nos bastidores KKKKKK
Axepôco, viu???
Triste fim de um partido de corruptos….
Amigo Carlos Santos, aqui em João Pessoa não é diferente. Apesar de manter o Vermelho, o candidato a prefeito, Charliton Machado, colocou à margem o símbolo do partido, a velha estrelinha, aparecendo minúscula em um canto da tela, afastada do candidato e numero.
Confesso que desde que me entendo por gente, que acompanho as campanhas e vejo a propaganda eleitoral obrigatória, nuca antes vi a publicidade de candidatos petistas assim.