sexta-feira - 20/11/2009 - 09:01h

Emendas que controlam orçamento assustam Gustavo

O governo da prefeita Fátima Rosado (DEM) está com uma dificuldade inesperada, na relação com sua bancada na Câmara Municipal. Existem focos de suposta independência em relação ao projeto de Orçamento Geral do Município.

São 78 emendas apresentadas ao projeto original. Um recorde. Em parte minoritária, a bancada governista aparece com algumas proposições. A oposição fixou 64 propostas.

Mas o que incomoda especialmente ao governo, personificado pelo chefe de Gabinete e prefeito de fato Gustavo Rosado (PV), é a alteração no percentual de 25% para suplementação de verba, sem consulta à Casa. Existem cinco emendas alternativas, todas inferiores aos 25% pretendidos.

Os governistas Zé Peixeiro (PMDB) e Ricardo de Dodoca (PDT), por exemplo, sugerem recúo do percentual para 15%. Foram avisados diretamente por Gustavo, que ele não aceitava tal "transgressão". Exige os 25%.

Os vereadores Daniel Gomes (PMDB),  Maria das Malhas (PSL) e Niná Rebouças (DEM) ameaçaram endosso à proposição. Resolveram seguir a "recomendação" de Gustavo logo em seguida.

Um dos componentes da bancada chegou a ouvir, textualmente, recado ameaçador de Gustavo:

– Você pode se prejudicar!

Garantindo a vontade do agitador cultural Gustavo Rosado, os governistas – que são maioria na câmara com nove dos 13 assentos no plenário -, darão um "cheque em branco" ao governo. Ele poderá movimentar mais de R$ 95,5 milhões sem qualquer consulta à Casa, em cima de orçamento estimado em pouco mais de R$ 369 mihões.

Esse montante poderá ser bem maior, haja vista que normalmente o orçamento é estimado com receita "reprimida", para permitir maior manobra de recursos. São as "sobras".

Além da emenda quanto aos 15%, ainda existem proposições com percentuais menores como 5% (de Genivan Vale-PR), 10% (de Jório Nogueira-PDT), 12% (Lahyrinho Rosado-PSB) e 20% de parte da bancada governista.

As duas votações do projeto e emendas estão definidas para os dias 2 e 15 de dezembro.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria

Comentários

  1. WILLIAM PEREIRA diz:

    Um dos componentes da bancada chegou a ouvir, textualmente, recado ameaçador de Gustavo:
    – Você pode se prejudicar!
    Ele também na próxima campanha!!!
    Como uma cidade dessa vai evoluir socialmente comandada por interesses pessoais de alguns (maioria) vereadores e administradores do executivo? Como???? Míserê para Mossoró!!!!!

  2. MARCOS PINTO. - ADVOGADO. diz:

    OS SRS. VEREADORES SÃO RESPONSÁVEIS PELA APRECIAÇÃO DO ORÇAMENTO SOB O PONTO DE VISTA QUANTO À SUA APLICABILIDADE E REMANEJAMENTO. ANO DE ELEIÇÃO….É UM PERIGO , QUE PODE LEVAR À CORRRUPÇÃO E CADEIA.

  3. Ivanildo diz:

    Eles deveriam lembram dos colegas q não se reelegeram exatamente por terem feito coisas erradas e sem falar q Gustavo não vai ser nem solidário com eles quando a corda romper p o lado deless e mais e a conciência de vcs não tem? em quem o povo deve acreditar…, Pobre Mossoro!!!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.