sábado - 25/08/2007 - 09:58h

Empreguismo em Mossoró

A Prefeitura de Mossoró tem mais um prazo, entre tantos já oferecidos e elastecidos, para explicar e esclarecer um mistério: quantos são e quem são os servidores municipais.

O Ministério Público concedeu mais 15 dias para que o governo da prefeita Fafá Rosado (DEM) detalhe nominalmente a lista de 587 detentores de Cargos Comissionados, os DAS, que teria demitido do final do ano passado para cá. No relatório entregue ao MP está assinalada a informação, mas sem os nomes. Aí… 

A "caixa-preta" do funcionalismo é um dos grandes mistérios de Mossoró há tempos, mas na gestão de Fafá o quadro chega a extremos. Entretanto, este Blog teve acesso a aspectos confidenciais, que fazem parte de investigações e procedimentos técnicos do Ministério Público.

O resultado preliminar do que é observado é assustador.

O governo municipal admite que possui 5.206 servidores entre efetivos e temporários/cargos de confiança. Seriam 5.794 até bem pouco tempo, antes das demissões. Mas nesse total apresentado ao Ministério Público, há uma nuvem de interrogações, além de variadas suspeitas.

A prefeitura passou relatório à 11a Promotoria do Patrimônio Público após cerca de um ano sem atender apelos e até injunções judiciais. Pelos dados oferecidos, já se vê que as distorções são espantosas.

Dos 5.206 servidores que a prefeitura afirma possuir, 1.309 seriam DAS e 1.081 temporários. Total: 2.390. Ou seja, nas duas categorias, ninguém entrou por concurso ou tem abono para estabilidade por outro motivo. Isso representa 45,90% do quadro funcional.

Se a essa multidão for acrescido o time de supostos exonerados, os 587, chegamos a 2.977 contratados, que entraram pela "janela".  Portanto, são quase 3 mil homens e mulheres (eleitores) empregados depois das eleições municipais de 2004. 

Os 2.816 efetivos apontados significam 54,10% do elenco de funcionários públicos.

Simplificando: existe uma relação de praticamente um funcionário de carreira para outro contratado por compadrio, escambo político ou interesse particular do governo. O critério de acesso à prefeitura é o QI (Quem Indica).

Nota deste Blog: O tema parece inesgotável. Esta é apenas a ponta do iceberg. Ao longo dos próximos dias voltarei com muito mais informação.

O que é dissecado acima pode conter, embutido, um cenário ainda mais extravagante.

Aguarde. 

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.