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sexta-feira - 29/03/2019 - 10:56h
Acim

Empresários reapresentam projeto de Ferrovia Mossoró-Natal

A Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM) apresentou pedido para que o Governo Fátima Bezerra (PT) exume o “Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica do Trecho Ferroviário Mossoró-Natal”.

Projeto primário foi apresentado em 2005 e prevê interligação entre maiores cidades do RN (Foto: ilustrativa)

Esse projeto não é novo, mas continua atual – à exceção da atualização de custo, tendo sido entregue pela entidade em 2005, no Governo Wilma de Faria (já falecida). Estimativa era de investimentos da ordem de R$ 800 milhões.

À época, o presidente da Acim era o empresário Vilmar Pereira. O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado era o economista João Maia (PR), atual deputado federal.

O projeto foi encomendado à empresa brasiliense Petcon.

PPP e Porto Seco

No ato de criação da Câmara Setorial da Indústria em evento na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC) em Natal,  no último dia 20 (veja AQUI), o presidente da Acim, José Carlos Matos, reiterou essa necessidade de discussão e avanço do projeto. Ele e o empresário Nilson Brasil, também dirigente dessa associação, já encaminharam cópias do projeto ao titular da Sedec, Jaime Calado.

A crença da Acim, é que investidores internacionais e Parceria Público-Privada (PPP) possam dar vida à ferrovia, ensejando integração de sistema multimodal de logística (terrestre, ferroviário, aéreo, navegação) para fluxo de produção da fruticultura, minérios e outras commodities.

Paralelamente, não se deve descartar a possibilidade paralela, também em diálogo com a iniciativa privada e governo, de fomento de um porto-seco na região de Mossoró, discussão que remonta ao início dos anos 90.

Veja AQUI o que uma commoditie;

Veja AQUI o que é um porto seco.

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Categoria(s): Economia / Política

Comentários

  1. João Claudio - 'The Choco'. diz:

    Enquanto o povo brasileiro assistia calado o governo desativar as linhas férreas em todo o país, países da América do Norte, Europa e da Ásia expandiam as suas de olho no futuro econômico e no bem estar dos seus descendentes.

    A China, por exemplo, inaugurou em 2017 a linha Pequim / Londres. São ‘apenas’ 12 MIL QUILÔMETROS de linha férrea cruzando 7 países para transportar cargas e passageiros.

    O governo brasileiro achou por bem trocar trilhos de ferros por pneus de borracha.

    Tenho dito:

    Enquanto a Terra gira em um sentido e os países sérios seguem esse mesmo sentido, o brasil segue em sentido
    Inverso, ‘crente que tá abafando’.

    Também tenho dito:

    A visão dos governantes, dos dublês de gênios e intelectuais do país tupiniquim, não passa do pau da venta.

    Há até quem aplauda o brasil do jeito que está. São os mesmos que metem o cacete nos países desenvolvidos.

    Inveja ou incapacidade?

    To Be or not to Be. This is a question.

  2. João Claudio - 'O Indivíduo.' diz:

    Mais:

    Em breve, Pequim/Londres – Londres/Pequim à bordo do Trem Bala.

    12 MIL QUILÔMETROS percorridos em poucas horas.

    Duvido que os bisnetos dos leitores SOLTEIROS que acessam esse blog consigam ver no futuro um trem partindo de Mossoró e chegando em Natal. São ‘looooongos’ 270 quilômetros.

    Pessimista? Não! Realista.

    • João Claudio - 'O Indivíduo.' diz:

      Mais:

      Os chineses abandonaram o RN, porque o governo não atendeu o pedido deles. O pedido era para construir uma ferrovia entre Jucurutu e o litoral do RN para transportar o minério de ferro que os chineses exploravam e compravam do governo brasileiro.

      O embarque do minério entre o litoral e os navios seria por conta deles.

      Os chineses ainda fizeram uma proposta. Eles construiriam um gigantesco sugador para transportar o minério. A parte do governo brasileiro seria construir um porto na cidade de Porto do Mangue, litoral mais próximo de Jucurutu.

      O governo brasileiro disse não, os chineses abandonaram a mina e foram embora.

      Os últimos chineses a deixar o RN, disseram que o governo de outro país ofereceu todas as condições que o brasil não ofereceu, desde que eles se transferissem para lá.

      Eu não sei informar o nome desse país.

      A distância rodoviária entre Jucurutu e Porto do Mangue, é de 110 quilômetros.

  3. João Claudio - 'O Indivíduo.' diz:

    Tão logo a Caravela de Cabral aportou na terra que se chamaria brasil, um marinheiro se aproximou do seu comandante e comentou:

    – Linda terra, né patrão?

    – É!

    – Muito verde, terra árida, muita água doce, muita chuva, muito Sol…

    – É!

    – O patrão só sabe dizer ‘É’? Parece que não está feliz pela descoberta?

    – É! Eu acho que fiz merda. Já estou arrependido e começando a me preocupar.

    – Nem bem pôs os pés e já está arrependido? Explique ao povo da rua, ó patrício desbravador.

    – Marujo, esta merda nunca vai dar certo.

    ___________________________________=
    João Claudio diz (de novo):

    – Deu mesmo não, viu, Cabral?

  4. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    ACIM, corra, apronte tudo, tome as rédeas nesse projeto campeão. Tudo para dar certo!

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