segunda-feira - 24/03/2025 - 07:38h
Consignados

“Empréstimo do Lula” tem alta procura em simulações on-line

Arte ilustrativa

Arte ilustrativa

Lançado oficialmente na sexta-feira (21), o empréstimo consignado para trabalhadores no regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), tendo como garantia o FGTS, ultrapassou neste domingo 40 milhões de simulações, com 11 mil contratos fechados. As consultas e movimentações foram feitas por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que, em função do novo produto, apresentou um número de acessos 12 vezes maior que o normal.

Criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por medida provisória, o consignado CLT é voltado para trabalhadores formais do setor privado, incluindo empregados rurais, domésticos e empregados de microempreendedores individuais (MEI).

O empréstimo é tomado junto a uma instituição financeira credenciada no limite de 10% do FGTS e 100% da multa rescisória, e as parcelas são descontadas do contracheque. Em caso de demissão do trabalhador, o banco pode pegar o fundo e a multa para cobrir o saldo do empréstimo. (g1)

A alta procura pelo consignado CLT, ainda mais em um momento de baixa popularidade do governo, motivou um uso personalista do novo serviço pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. Ela fez, no Instagram, uma publicação onde associa o consignado ao presidente. “Apertou o orçamento? O juro tá alto? Pega o empréstimo do Lula”, diz ela na gravação, acrescentando que a linha de crédito é uma alternativa para quem está em dificuldades financeiras. Na sexta-feira, em vídeo oficial sem o apelido citado por Gleisi, Lula recomendou que o dinheiro do empréstimo fosse usado principalmente para quitar dívidas. (Poder360)

Embora tenham forte apelo popular, as medidas do governo para conquistar a classe média, como o consignado CLT e a isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil, vão, segundo especialistas, na contramão dos esforços do Banco Central para conter a inflação, além de dependerem de aprovação do Congresso. A injeção desse dinheiro na economia, afirmam analistas, tende a manter a atividade superaquecida e aumentar a pressão inflacionária, além de aumentar o já alto endividamento das famílias. O governo, por sua vez, nega que tenha tomado as medidas de olho nas eleições de 2026. (Valor)

Nota do Blog Carlos Santos – Vai chegar o dia em que não existirá um único brasileiro ativo e inativo sem ter alto endividamento, num meio circulante raso. Os banqueiros seguem com os cofres fartos.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia / Política

Comentários

  1. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    Interessante, mas, que interessante, pois esses mesmos especialistas, claro, abençoados/financiados diuturnamente através do vil metal distribuído pelo Deus mercado, ESTE, QUE desde sempre tem as piores e mais catastróficas prestidigitações em relação ao LULA ao PT e aos governos com viés social, minimamente nacionalista e com preocupações social em todo o planeta Terra.

    Erigindo através do conhecido enclave desinformacional, ou seja da imprensa monopolista dos homens brancos de olhos azuis e do suposto bem, diariamente um mar revolto de misérias e contradições, que via de regra, se confirmam, tão somente de má fé, erráticos e e por demais equivocados, pra não dizer ESCROTOS…!!!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.