A Escola Municipal Professor Manoel Assis, localizada no bairro Doze Anos, está em festa. A unidade alcançou a marca de 13 alunos aprovados no Exame de Seleção 2024 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Foi o maior número entre todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Mossoró.
No total, a Rede Municipal de Ensino de Mossoró obteve 37 aprovações no Exame de Seleção 2024 para o IFRN, um crescimento de 75% em relação ao ano passado. Estudantes de 13 escolas alcançaram êxito em cinco cursos: Edificações, Informática, Eletrotécnica, Meio Ambiente e Mecânica.
Entre os aprovados, 18 alunos conquistaram o 1º lugar em suas respectivas listas de ingresso, quantitativo também expressivamente maior do que o registrado em 2023, quando cinco alunos figuraram na primeira colocação em suas listas de ingresso, um aumento de 260%.
Dos 13 alunos da Manoel Assis, oito conquistaram o 1º lugar em suas respectivas listas de ingresso, entre eles, Ana Lívia, que fará o Ensino Médio integrado ao curso de Eletrotécnica. Ela comemora o resultado. “Fiquei muito feliz. Apesar de ter estudado bastante, eu não acreditei quando vi meu nome. Será uma ótima experiência, com muitas oportunidades, porque é um Instituto Federal. É ótimo sentir isso”, disse.
A estudante acrescenta que o projeto “A Caminho do IF”, desenvolvido na Escola Manoel Assis, auxiliou significativamente na preparação para a prova. “Os professores se disponibilizaram em dar aulas no contraturno, aulas que foram muito proveitosas nesse processo de estudo, de aprendizagem para a prova do IF”, enfatizou Ana Lívia.
Autismo e conquista
Para Néfi Araújo, 1º lugar na sua lista de ingresso em Mecânica, a aprovação foi ainda mais especial, como relata a sua mãe, Socorro Silva. “Néfi é um aluno autista, mas com muita perseverança tivemos esse sonho realizado, que se concretizou, com muito esforço nosso, dos professores e ele conseguiu chegar lá e eu estou muito feliz, muito realizada e vou estar com ele durante toda a trajetória no IFRN, para que saia um profissional capacitado para o mercado”, afirmou, orgulhosa. “Acho que vou me dar muito bem. A preparação foi ótima”, acrescentou Néfi.
Para o professor Pablo Moura, de Língua Portuguesa, a aprovação expressiva é reflexo de um trabalho coletivo. “Um trabalho não só de dentro de sala de aula, mas também com o projeto “A Caminho do IF”, reflexo de um projeto de doutorado também que corroborou bastante para a redação,” relatou.
Esforço e apoio conjunto
Supervisora da Escola Municipal Professor Manoel Assis, Marilza Fernandes também celebra a conquista dos alunos. “São sementes plantadas, e hoje a gente colhe os frutos dessas sementes. Estamos todos aqui para contribuir, e essa junção traz esse resultado maravilhoso. Tivemos também os aulões no Teatro Municipal Dix-huit Rosado (veja AQUI), que foram bem ricos. Aqui a gente faz uma caravana, incentiva, vai com o grupo, entra no ônibus com os alunos. É uma festa. A gente faz aquilo que seja agradável, festivo, para, no final, colher esse fruto tão maravilhoso que é essa aprovação”, concluiu.
Relação dos aprovados na Escola Manoel Assis:
. ANA LÍVIA DA COSTA GURGEL (Eletrotécnica)
. HAISSA VITORIA ALVES DE OLIVEIRA (Eletrotécnica)
. JULIA MIRELLY CÂNDIDO COSTA (Eletrotécnica)
. ANTÔNIO JONATHAN GOMES SILVA (Informática)
. EDUARDO ALVES (Informática)
. JÚLIA FERNANDES CÂNDIDO (Informática)
. NIKOLAS NATHAN MONTEIRO DE FREITAS (Informática)
. PEDRO DAVI DE SOUSA ERNESTO (Informática)
. ALEXIS GURGEL NETO (Mecânica)
. NÉFI SILVA TORRES DE ARAÚJO (Mecânica)
. DAVI DANTAS DE SOUSA (Meio Ambiente)
. JOÃO GABRIEL DA SILVA MAIA (Meio Ambiente)
. VITÓRIA JHOANNY SILVA MORAIS (Meio Ambiente)
Nota do BCS – Nosso aplauso a todos os envolvidos e a confissão de esperança e admiração pelo êxito. Sucesso, moços e moças.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Faça um Comentário