• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
sábado - 16/12/2023 - 21:48h
Mossoró

Entidade cultural é contra “desomenagem” para lembrar padre Sátiro

Presidente da ACJUS mostra posição firme da entidade (Foto: Redes sociais)

Presidente da ACJUS mostra posição firme da entidade (Foto: Redes sociais)

A Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró (ACJUS) opina de forma contrária à tramitação e aprovação do projeto 513/2023 – de iniciativa do deputado Ivanilson Oliveira (União Brasil), que altera o nome do Campus Central da Universidade do Estado do RN (UERN), localizado em Mossoró. Pela proposição, sairia o nome “Prefeito Raimundo Soares de Sousa, para se fixar “Padre Sátiro Cavalcanti Dantas.”

Em nota, assinada pelo advogado e seu presidente, Wellington Barreto, a ACJUS afirma: “Não foi feliz o citado deputado.  Não se faz justa essa homenagem e desomenagem. Nesse sentido, sugerimos a retirada de tramitação desse projeto de Lei, mantendo-se a já consolidada homenagem ao inolvidável Raimundo Soares de Sousa, por ser justa e perfeita, bem como  dentro dos  termos históricos da nossa cidade.”

Assinala, na mesma nota, que “o acadêmico e Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, nosso sócio fundador, primeiro ocupante e patrono da cadeira 28, patrono da nossa biblioteca e da medalha do mérito educacional, merece todas as honras, glórias e homenagens extras, no entanto, não podemos ‘desomenagear’ um dos maiores prefeitos da história constitucional do município de  Mossoró.”

Nota do BCS – A ACJUS está certíssima na ponderação. Existe precipitação no sentido de se homenagear o professor e religioso Sátiro Dantas, falecido há poucos dias (veja AQUI). Nesse caso específico, uma desonrosa desomenagem contra Raimundo Soares de Sousa, que Sátiro abominaria com todas as letras.

Um pouco antes, já se apresentou proposta na Câmara Municipal para transformação da Avenida Diocesana, em Mossoró, em “Avenida Diocesana Padre Sátiro Cavalcanti Dantas.” Quem a chamará assim, caso realmente ocorra a mudança? É como a “Arena das Dunas Marinho Chagas.” Quase ninguém sabe ou proclama esse batismo.

Por que não colocar o nome do grande Sátiro no Anel Viário que vai unir as BR-304 e 110? Mas, sobretudo, por que não nos empenhamos para manter viva sua memória através das obras que deixou, que são tantas? Quem bem lembrou e defendeu essa tese foi o advogado, professor e colaborador deste Nosso Blog, Marcos Araújo (veja AQUI).

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Política

Comentários

  1. Pedro Rodrigues diz:

    Mais interessante seria desomenagear ditadores, como Castelo Branco, em favor de Pe Sátiro.

  2. naide maria rosado de souza diz:

    Perfeitos! Carlos Santos, Marcos Araújo e ACJUS.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.