Realizando uma maior expansão nos meios digitais, com o objetivo de fomentar seu trabalho pela garantia do direito a liberdade de expressão e o acesso à informação, a entidade internacional – com representação no Brasil – “Artigo 19” lança o site do Centro de Referência Legal em Liberdade de Expressão e Acesso à Informação”(www.artigo19.org/centro).
O site tem o objetivo de proporcionar aos usuários um completo banco de dados com conteúdos ligados a nossa área de atuação, onde se pode ter acesso aos documentos cadastrados e as ações realizadas pela Artigo 19.
“Na página principal, organizamos as leis, documentos internacionais e processos judiciais nacionais e internacionais que consideramos mais relevantes sobre liberdade de expressão e acesso à informação, e exibimos um Box com os últimos pedidos de informação realizados pela Artigo 19. Além disso, o site ainda conta com uma sessão de “vocabulários” para guiar os usuários acerca dos termos jurídicos utilizados nos documentos e um mecanismo de busca avançada para aqueles que desejarem especificar sua pesquisa dentro do site”, esclarece a entidade.
O site aborda cinco principais temas: Acesso à informação, Pluralismo e Diversidade, Difamação, Internet e Radiodifusão.
Nota do Blog – A Artigo 19 merece o aplauso do Blog. Um aplauso muito agradecido, que se diga. Mesma manifestação é apresentada à ONG internacional”Repórteres Sem Fronteira”, pelos mesmos motivos.
Diante de uma avalanche de processos judiciais contra a liberdade de expressão e de imprensa, desta página e do seu editor, as duas entidade ofereceram meios para reforçar nossa defesa, num mesmo instante em que muitos preferiam o silêncio conivente ou a desculpa burocrática esfarrada, mantendo distância.
A Artigo 19 chega a destacar em sua página, processo Veja AQUI contra o editor do Blog e permanentemente acompanha essa e outras demandas judiciais, divulgando-a para todo o mundo.
“Nós defendemos vítimas monitorando e analisando abusos, tornando públicos os problemas de indivíduos sob ataque, fornecendo treinamento de segurança e medidas de segurança para jornalistas e defensores de direitos humanos, além de litigar em seu favor”, atesta a Artigo 19.
Obrigado, mais uma vez.
Faça um Comentário