• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 03/02/2013 - 23:42h
João Sabino

Entusiasmo inspirador contra o medo do fracasso

Na quinta-feira (31) tive uma convivência pessoalmente enriquecedora. Fugaz, mas densa. Compromisso social/trabalho que seria apenas protocolar, transformou-se numa oportunidade de me alimentar com mais substância humana.

Foi uma experiência viva, inesperada e transbordante com o hoteleiro João Sabino.

Sabino tem o entusiasmo necessário ao sucesso (Blog do Jota Belmont)

Atendi a convite do amigo “camaradinha” Caby da Costa Lima. Fui-lhe solicito, apesar de outro compromisso àquela noite.

Vou-me ser mais claro, mesmo usando técnica atrasada do jornalismo, conhecida como “nariz de cera”. São rodeios, digamos. Vamos lá.

Sabino, professor na Universidade do Estado do RN (UERN), virou hoteleiro há mais de 22 anos, um ramo que simplesmente não conhecia. Tinha uma carreira vitoriosa na academia e um consistente escritório de assistência contábil. Pela idade e trajetória, o recomendável seria o “dolce far niente“, que é traduzido como ‘suave indolência ou o doce fazer nada’ pelos italianos.

Assim seria sua aposentadoria.

“Pernas pro ar”, numa linguagem latina, desse lado do Atlântico e abaixo da linha do Equador.

Entretanto, João Sabino fez diferente. “Eu continuo aprendendo”, exclamou à noite de quinta-feira, numa sala do seu Sabino Palace, em Mossoró, em conversa com convidados que atuam na comunicação on line e amigos.

Curvado numa cadeira, diante de interlocutores que o ouviam atentamente, ele revelava com serenidade nas palavras e gestual que continua com apetite pelo que faz. Aquela vontade juvenil, dos iniciantes e apaixonados, depois de tanto tempo fazendo a mesma coisa.

Sobre pessoas que de algum modo o atrapalharam, ele preferiu nem falar. Estão no index do esquecimento, salientou. Nem por isso deixa de acreditar “em pessoas” até hoje e investir nelas.

João é um aprendiz, meticuloso no que faz. “Antenado”, diria a geração “Y”.

Soichiro Honda

Sua rede de hoteis continua sendo uma devoção que une prazer e ofício, tudo movido por aquele mesmo interesse que o fez dar uma guinada de 180 graus em sua vida, há mais de 22 anos. O Sabino Palace é seu mimo, que passa por repaginação, reforma densa e de qualidade que ainda deve durar mais de um ano até alcançar sua plenitude.

“Eu tenho o mesmo entusiasmo hoje”, asseverou. Nem precisaria emitir essa declaração. Salta aos olhos.

Entre os especialistas do universo empresarial e do marketing, certamente João Sabino deveria ser convocado para estudos. É um “case”. Um caso de estudo.

Honda: inabalável

Entre nós ocidentais e, principalmente latinos, o empresário é uma ótima exceção. Diferente do que se testemunha cotidianamente entre os orientais, que enxergam o labor como uma religião e procuram ver tudo bem à frente do seu tempo.

A história de João Sabino, guardada as proporções e outras particularidades, remete-me a Soichiro Honda, criador da marca vitoriosa que leva seu sobrenome e virou uma legenda em duas e quatro rodas.

Esse japonês – que precisa ser conhecido pelas novas gerações – parece representado por Sabino, no seu permanente entusiasmo. A cada decepção, um flash inspirador e a vontade férrea de não parar.

Soichiro sofreu com terremotos, bombardeios, falta de crédito para seus negócios, intempéries econômicas e instabilidade política.

Nada o fez parar.

João Sabino é isso: um pouco de Soichiro.

Inspirador.

Inabalável!

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica / Economia

Comentários

  1. CALIBRE 50 diz:

    Foi meu professor na UERN,grande figura humana seu JOÃO SABINO.

  2. Edmiro diz:

    O Sr. João Sabino, através de sua trajetória empresarial, nos ensina a cada dia que acreditar/lutar, são preceitos fundamentais e imprescindíveis no sucesso. Acompanho com entusiasmo o sucesso desse empreendedor. Ele faz jus ao tal “espírito empreendedor”…a propósito espirito não tem idade. Avante “Seu João” !

  3. Sebastião Almeida diz:

    Falar desta figura chamada João Sabino é a mais do que prazeroso. Trata-se de um cidadão dos melhores. Um exemplo de perseverança. Um trabalhador incansável.
    Ser amigo de João Sabino é o maior barato.

  4. Alexandre Santos diz:

    Literalmente um exemplo a ser seguido. Excelente matéria Carlos, parabéns!

  5. Francy Granjeiro diz:

    Conheço essa grande figura desde os tempos de contador na Cel. Gurgel.Hi, faz tempo,viu gente!!
    Este Sr. foi aos limites, aos extremos da realidade,que plantou na sua vida fecunda.Homem da visão de mundo do homem simples e cotidiano.
    Parabéns Sr João Sabino.
    Que Deus te abençoi, sempre!

  6. Marcos Pinto. diz:

    A biografia do prezado Amigo JOÃO SABINO apresenta veementes contornos de habilidade e paciência, na colheita de resultados de seus empreendimentos. Detentor de mansuetude de Monge Beneditino, sabe viver situações fascinantes, norteando o raciocínio com base em fatos lógicos e pinceladas óbvias como arremate. Parte do seu fascínio reside na administração do seu silêncio, a induzir a suposição de regiões do seu pensamento onde a fantasia borda, junto com a realidade, cenários interessantes para quem sabe ousar e tem coragem de receber. PARABÉNS amigo ! Que o Supremo Arquiteto do Universo o mantenha com essa mesma dinâmica de vida e de empreendedorismo.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.