Em postagem à s 8h24 da última sexta-feira (20), sob o tÃtulo Avião pode ter caÃdo por falha humana em condições precárias (veja AQUI), o Blog Carlos Santos remava contra a ‘maré’ conspiratória e de atentado, que cobria o paÃs e parte da mÃdia nacional. Tratava sobre acidente aéreo que matou Teori Zavascki, relator do processo da Operação Lava Jato no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF).
Hoje, manchetes de jornais, portais, sites e os mais variados endereços da imprensa nacional convalidam o que apontamos algumas horas após o acidente com o avião bimotor, modelo Hawker Beechcraft King Air C90.
Premonição? Nada disso. Como apontamos na própria postagem, a tese da falha humana que o Blog postou, veio “através de grupos no aplicativo WhatsApp, de amantes e especialistas em aeronáutica, que se espalham pelo Brasil.”
Coletamos de fontes ligadas ao setor, de pleno conhecimento, sem nos agarrarmos ao sensacionalismo ou deduções espalhafatosas.
“A tese conspiratória de ‘atentado’ é praticamente descartada por todos”, acrescentou nossa matéria em cima dessas mesmas análises de especialistas.
* CENIPA – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa),
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
Jornalista Carlos Santos. Confesso que tive minhas dúvidas. Certo é que, pessoas que exercem funções altamente importantes, que podem mudar rumos de uma nação precisam ter maior cautela, embora o final de cada um seja imprevisÃvel. Aquele mau tempo indicava um retorno, antes do desfecho.
Num exemplo bem simplório, depois que tive meus filhos, não me aventurei mais em mares desconhecidos, por mais que ame nadar. É o preço da responsabilidade.
Resumindo: a mudança do tempo, por si só , clamava pelo retorno da aeronave. Se houve falha humana , não está adstrita ao piloto. Mais dois poderiam ter sugerido o retorno…sugerido. Qualquer um dos outros dois tinham voz de peso.