• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
domingo - 20/07/2014 - 05:36h
Falência múltipla de órgãos

Escritor e educador Rubem Alves morre em Campinas

O escritor Rubem Alves, de 80 anos, morreu no fim da manhã deste sábado (19) em decorrência de falência múltipla de órgãos, segundo o Centro Médico de Campinas (SP).

Alves: educador por excelência

O educador deu entrada no hospital com quadro de insuficiência respiratória devido a uma pneumonia e estava internado desde o dia 10 de julho na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O óbito ocorreu às 11h50.

Na manhã deste sábado, o hospital havia enviado um boletim médico para informar que o paciente teve um agravamento da condição circulatória, e que caminhava para a falência múltipla de órgãos. Nos dias anteriores, Alves havia apresentado piora nas funções renais e pulmonar.

EDUCAÇÃO – Sobre a paixão pela educação, escreveu: “Educar não é ensinar matemática, física, química, geografia, português. Essas coisas podem ser aprendidas nos livros e nos computadores. Dispensam a presença do educador. Educar é outra coisa. […] A primeira tarefa da educação é ensinar a ver. […] Quem vê bem nunca fica entediado com a vida. O educador aponta e sorri – e contempla os olhos do discípulo. Quando seus olhos sorriem, ele se sente feliz. Estão vendo a mesma coisa. Quando digo que minha paixão é a educação estou dizendo que desejo ter a alegria de ver os olhos dos meus discípulos, especialmente os olhos das crianças”.

Alves nasceu no dia 15 de setembro de 1933 em Boa Esperança, no Sul de Minas Gerais, e morava em Campinas há décadas.

Um dos intelectuais mais respeitados do Brasil, Alves publicou diversos textos em jornais e revistas do país e atuou como cronista, pedagogo, poeta, filósofo, contador de histórias, ensaísta, teólogo, acadêmico, autor de livros infantis e até psicanalista, de acordo com sua página oficial na internet.

Veja matéria completa AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura

Comentários

  1. naide maria rosado de souza diz:

    Outra lástima! Semana de perdas irreparáveis em nossa cultura. Agradecemos o seu legado, Rubem Alves. Esteja com Deus.

  2. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Sem dúvida a nossa combalida capacidade de brigar pelas coisas boas e fecundas que o processo civilizatório nos oportuniza, está infelizmente mais pobre e com manifesta lacuna em suas fileiras. No caso, perdemos um infatigável e coerente guerreiro, guerreiro esse que durante toda a sua vida, demonstrou de maneira coerente e independente que nem sempre o caminho mais fácil é o correto.

    A causa maior de sua vida, a educação, foi e sempre será lembrada como catalizadora maior de suas ações em prol de um Brasil mais rico em sua diversidade em suas verdadeiras riquezas. Riquezas essas, que na compreensão de Rubem Alves, de fato, diziam respeito em grande parte as nossas raízes de ordem cultural, ou seja a nossa ambiências históricas e culturais.

    Encerro com uma uma humanística e lapidar frase de Rubem Alves, que mais uma vez espelhava sua luminosa e generosa personalidade:

    “Lutam melhor aqueles que têm sonhos belos. Somente aqueles que contemplam a beleza são capazes de endurecer sem nunca perder a ternura. Guerreiros ternos. Guerreiros que lêem poesias. Guerreiros que brincam como criança.”
    Rubem Alves

    Um abraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.