O Governo do Estado já chegou ao seu limite nas negociações com grevistas da Universidade do Estado do RN (UERN). Quem estabeleceu isso foi o secretário da Administração e Recursos Humanos do RN, Anselmo Carvalho.
Ele deixou clara essa posição, em entrevista agora à tarde ao Jornal do Dia da TV Ponta Negra.
Afirmou ainda que existe uma distorção intencional dos fatos, imputando ao governo a culpa pela paralisação. Segundo ele, sempre houve “iniciativa” do governo para evitar a greve e, depois, encerrá-la pela via da negociação.
Também frisou, que no tocante a contingenciamento orçamentário, cortes que afetaram drasticamente a Uern em seu custeio, houve tão somente um tratamento isonômico em todas as áreas do Estado. “Não é caso de perseguição”, alertou.
Como não há avanço, ele deixou claro que o governo deverá partir para uma posição mais contundente, na relação com os grevistas.
Para bom entendedor…
É MUITA CARA DE PAU, ESSE GOVERNO É O SUPRA SUMO DO FINGIMENTO E DA MENTIRA! DESDE QUE ASSUMIU JÁ DISTRIBUIU DINHEIRO PARA CARNAVAL DO INTERIOR,, A FARRA DAS DÁRIAS QUE FOI ATÉ ANUNCIADA AQUI CONTINUA….VAI CONSTRUIR UM ELEFANTE BRANCO PRA COPA E NÃO TEM DINHEIRO PRA CUSTEAR DIGNAMENTE A UERN????? ME ENGANA QUE EU GOSTO, DEM(O)! ACREDITEM SE QUIZER!!
MINHA GENTE VAMOS TER CALMA QUE DRA ROSALBA SABE O QUE FAZ
É demais dizer que o governo fez alguma coisa para a greve não acontecer e que caminhou pela via da negociação. Chega a ser vergonha o tamanho absurdo. Ou o governo não reconhece o valor da UERN para o Rio Grande do Norte e julga “caro” o seu financiamento, ou o governo é incompetente para administrar o patrimônio do estado que lhe foi confiado. Esse governo é acintoso com a educação e não há atitude mais contundente contra a UERN e seus servidores do que esse tratamento desrespeitoso, ameaçador e perseguidor.
Esse governo está tentando enganar a quem? Quem está acompanhando a greve da UERN sabe que o governo não está negociando. ATÉ AGORA SÓ EXISTE UMA PROPOSTA DO GOVERNO QUE VEM SENDO REQUENTADA DE VÁRIAS FORMAS PARA GANHAR (OU PERDER) TEMPO. Apenas os sindicatos tem cedido desde o início do movimento. A proposta apresentada hoje pelo Governo para a UERN é exatamente a mesma desde quando a greve começou: Pagar 23,98% ao longo de 3 anos, a partir de 2012. Além disso, transforma a conta do retroativo em 3% adicionais para pagar em 2012. Qual a diferença da última proposta que foi tratada como um DESRESPEITO À CATEGORIA?? AH TAH! TEM DIFERENÇA MESMO, A PROPOSTA ANTERIOR ERA “MELHOR”, PELO MENOS OS 3% PODERIAM SER PAGOS AINDA EM 2011 (em três vezes). Ahhhh tenha paciência. Quer chamar professor de burro mesmo. Trocou seis por “menos” meia dúzia. Vergonha ! Tá na hora da governadora assumir essa mesa de negociação e resolver esse grande problema para o estado.
Só teria uma pergunta no momento a fazer, a quem serve uma universidade como a UERN(única bancada pelo governo estadual e que atende toda uma região e tb a capital), fechar as portas , ou melhor, ser privatizada? A “quem” serve????
olha gente juá está na hora dos pprofessores funcionários e estudantes de i8r ruas do rio grande do norte, gente o que é isso desse governante que não dar atenção a educação?
Aguardem!.O governo não vai demorar para pedir a ilegalidade da grave na Uern, como fez com os professores da rede estadual.
ESSE GOVERNO É UMA VERGONHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.
POBRE RIO GRANDE DO NORTE.
E o pior é que em 2012 muitos dos que hoje sofrem tem a coragem de baixar a cabeça e colocar no comando das nossas cidades pessoas apoiadas por esse governo que de forma clara mostra o valor que dá ao povo que lhes dão emprego. Eu não votei e nunca votarei nessa banda de gente podre.
É engraçado que em todas essas greves que o governo enfrenta/enfrentou somente em duas não houve acordo: as duas realizadas por profissionais da educação. É esse o valor que o governo dá à educação do estado? A UERN tem sorte porque ainda tem professores comprometidos que não fizeram concurso para as Universidades Federais, a diferença do salário inicial beira os 50%! Fora as condições de trabalho, os prédios inacabados, a quantidade de bolsas e recursos para os projetos, que são insuficientes e ainda atrasam horrores. Põe-se a culpa no governo anterior, mas aí cabe uma pergunta: se o governo anterior de vilma/ibere pagasse tudo, resolvesse tudo, tivesse com tudo em ordem ela seria eleita? Provavelmente não! Ela foi eleita porque disse que tinha a capacidade de superar esses problemas. Então agora faça isso, pare de falar mal do governo passado e passar propagandas mostrando coisas conseguidas por ele como suas e resolva os problemas da sua gestão!
“O estado não tem mais nada para oferecer” Isso é uma piada! O estado fechou acordos para pagamento imediato e até o final deste ano com outras categorias e não pode negociar com a UERN? O estado afirma que não pode e não vai mandar em 2011 para a Assembléia aprovar nenhum aumento de servidores? Então o estado assume antecipadamente que vai dar CALOTE e descumprir todos os acordos fechados entre as categorias que sairam da greve? Os 23,98 da UERN representam a defasagem do plano de cargos e salários de 2007 até ABRIL DE 2011. Em abril de 2012 a UERN deve fazer novo estudo e avaliar se há defasagem do plano e reivindicar, se for o caso, a sua atualização e seu cumprimento, dentro da lei. Conceder o aumento de 2011 para até 2014 é querer que a UERN abra mão dos seus direitos garantidos em lei e CALE A BOCA por três anos. Isso não pode ser aceito. Isso não é proposta é um desafio do governo para testar a inteligência dos professores, técnicos e alunos da UERN. A prova de que esse governo não faz idéia do que é uma Universidade é o descaso e a falta de habilidade nas negociações que estendem essa greve por um tempo exagerado com prejuízos incalculáveis para as categorias envolvidas. Solução já!
JÁ DIZIA VICENTE MATEUS,EX-PRESIDENTE DO CORINTHIANS,QUEM TÁ NA CHUVA É PRA SE QUEIMAR!!
VOTARAM PELA EMOÇÃO OLHE O RESULTADO!!!NÃO ADIANTA CHORAR,O PASSADO DA NOSSA GOVE JÁ PRENUNCIAVA O QUE SERIA O FUTURO,MAS A MASSA BURRA RESOLVEU DECLARAR A SUA SENTENÇA DE MORTE,COM HISTORIA DE RECONSTRUÇÃO,HOMI VÃO PEIDAR!!!
E pensar que ela tinha um grande apoio dentro da Uern, todos ditos de esquerda e alguns com cargos altos no poder da Uern.
QUERO VER O SECRETÁRIO DIZER ISSO NA ÉPOCA DA ELEIÇÃO!!!! 2014 TÁ PERTO GENTE E 2012 É LOGO ALÍ!!!!