Esse regime obrigatório de “prisão domiciliar”, decorrente da pandemia do coronavírus, o que pode provocar nas relações entre marido e mulher, pais e filhos?
Fizemos essa pergunta à psicóloga Leila Bandeira.
– Pratiquemos o exercício de olhar para dentro de nós mesmos. Vamos tentar rever os nossos valores e nos perguntar: O que realmente importa? O que é mais relevante na minha vida hoje? Como anda a qualidade das relações com quem eu mais convivo? O que eu sempre quis fazer e procrastinei por falta de tempo? Onde eu gostaria de estar? Por quem vale a pena lutar? De quem eu sinto saudade? Com o que devo “gastar” meu tempo? De que forma quero estar nesse mundo? Como posso contribuir? É tempo de hierarquizar as coisas na nossa vida – propõe a psicóloga.
Suporte pessoal
Em sua ótica, “o fato de estar no mesmo ambiente não é o mesmo que estar presente”. A pandemia do coronavírus provoca medo, espalha muitas incerteza e exige muito mais de pais e filhos, da família e da sociedade como um todo.
“Vamos viver o aqui e agora, desfrutar esses momentos e direcionar sua atenção para os que estão ali ao seu lado nesse período. E ainda, mantenha suas relações: ligue (por áudio ou vídeo) para seus amigos, familiares e para quem vive sozinho. Essa rede de suporte pessoal é essencial”, comenta.
“Cuide de você para que os danos sejam mínimos, físicos e mentais. E não se esqueça: estar junto ganhou um novo sentido”, afirma.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Cuidado jornalista Carlos Santos, ouvir psicólogo, sociólogo, Filosofo e outros profissionais que possuam algum embasamento científico em sua fala, ou seja , profissionais que com base na ciência e na história expressam sua posições e conhecimentos, é, deveras extremamente perigoso no atual contexto político brasileiro..
Dado que, oportuno não esquecermos, estamos vivendo um tempo, um governo e uma quadra em que a extrema direita em todo o mundo, em especial à partir de atos e performances dos supostos Líderes dos Estados Unidos da América, bem como do Brasil (MELHOR TRADUZINDO …UM TAMPO LÁ E UM TAMPO CÁ) , preferem investir e apostar na anti-ciência, no anti-diálogo e na cartada final da Terra Arrasada, só não tendo conseguido de todo e até o presente seus vergonhosos, criminosos e vexaminosos intentos, em virtude da pronta intervenção dos respectivos Congressos e Supremas Cortes Nacionais….!!!
Um baraço
FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
OAB/RN. 7318.