Da BBC News Brasil
Uma pessoa que teve Covid-19 tem maior risco de desenvolver um coágulo sanguíneo grave dentro de seis meses após ter a doença. Essa é uma das principais conclusões de um estudo recente realizado na Suécia e publicado na revista especializada British Medical Journal (BMJ).
A pesquisa também descobriu que pessoas com Covid-19 grave, especialmente aquelas que tiveram que ser hospitalizadas, e as infectadas durante a primeira onda, tiveram maior risco de coágulos. O estudo não afirma que a Covid-19 foi a causa direta, mas identifica a infecção como fator de risco para o desenvolvimento de coágulos sanguíneos dentro de um vaso sanguíneo.
Vacinação, sim
De acordo com os autores da pesquisa, suas descobertas destacam a importância da vacinação.
Coágulos sanguíneos também podem ocorrer mesmo após a vacinação, mas o risco é muito menor, aponta um estudo da Universidade de Oxford em agosto de 2021.
“Para pessoas não vacinadas, esse é um bom motivo para se vacinar: o risco [das doenças] é muito maior do que o risco das vacinas”, diz Anne-Marie Fors Connolly, pesquisadora do Departamento de Microbiologia Clínica da Universidade de Umea, na Suécia, e principal autora do estudo.
Veja matéria completa clicando AQUI.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Faça um Comentário