• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 08/02/2016 - 10:30h

Eu tive um sonho…

Por Naide Rosado

Insisto em escrever sobre a Microcefalia e o farei até que sinta ter obtido alguma vitória. Meus olhos revelam um cansaço, então vou tentar reduzir. O Aedes Aegypti é o transmissor de várias doenças, entre elas a Dengue.

Mais recentemente foi associado aos casos de microcefalia. Distingui-se associação de coexistência. Independentemente de o Aegypti ser ou não o vetor da doença, erradicá-lo seria uma glória para a ciência médica.

Agora, aumentam os casos de associação do Aedes Aegypti à microcefalia por conta da presença do Zika vírus no líquido amniótico de mais gestantes portadoras de fetos microcéfalos. Aumentam significativamente e alarmam o mundo, pois a desgraça atinge, também, outros países.

Se o Aedes Aegypti é a grande suspeita, vamos erradicá-lo e terminar com trinta anos de seu domínio matando gente, sendo a microcefalia crescente e dramática. No meu sonho, vi a divisão das cidades e municípios divididos em inúmeras regiões.

Essas regiões teriam equipes, formadas pelo povo, com lideranças. Precisaríamos de mapas. Seria demorado fazê-los? Temos muita pressa. Então lembrei dos mapas das zonas eleitorais. Aquelas nas quais os eleitores elegem seus governante e representantes.

As Zonas eleitorais mais distantes, receberão in loco as equipes, com larvicidas, e serão engrossadas pelos eleitores da região e quem mais puder participar. As equipes iriam com roupas que cobrissem o máximo possível de seus corpos, protegidos por repelentes. O transporte seria fornecido pelas Prefeituras. As equipes iriam atrás de poças de água parada. Qualquer recipiente que tenha uma boca, um furo, coleta água.

Vamos embora, meu povo querido de Mossoró. Nos lixos há sempre garrafas e recipientes, berçários do Aegypti. Vamos, povo querido de Cordeiro, região serrana do RJ, campeã da Dengue. O meu sonho se inexequível, pode ser aproveitado em alguma parte.

À luta srs. vereadores, prefeitos, governadores que foram eleitos pelo povo que sofre. À luta, cidadãos.

A presidente de nossa república não deve ser muito conhecedora do problema pois, ante-ontem pediu ajuda a Obama, nas pesquisas e estudos.

Coincidentemente, assisti a um documentário sobre a captura de Osama bin Laden. Vi como se aplica a inteligência, o rastreio. Não podemos contar com a inteligência e com as tropas estadunidenses no estalar de dedos.

Há países que pagam por ratos mortos, vamos matar poças. Não é possível que nas famílias mossoroenses não existam grávidas, nem mulheres em idade reprodutiva. Peço por elas e pelas de Cordeiro, principalmente por aquelas que não podem adiar muito a gravidez…as que estão no limite aconselhável à concepção.

Leio que o Chefe da Casa Civil da  da República declarou: “Estamos em absoluta perplexidade”, após tomar conhecimento das declarações da OMS sobre a microcefalia”.

Senhor Jaques Wagner, sou uma advogada cuja especialidade é cuidar de netos. Se o senhor precisar de algum esclarecimento sobre o grave problema que o país atravessa há muitos meses, estou pronta para esclarecer.

Naide Maria Rosado de Souza é advogada e webleitora do Nosso Blog

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. David Leite diz:

    Naide, parabéns pelo texto…
    Abraços

  2. naide maria rosado de souza diz:

    Amigo Jornalista Carlos Santos. Aqui no RJ parece haver algum despertar. Durante a semana passada houve jornal que escancarou, digamos assim, a realidade. Há vários casos da Síndrome de Guillain Barré, associados ao Zika vírus. Essa doença, muitas vezes mortal, assustou demais. Médica afirmou que Dilma não pode cumprir com o que prometeu: dar assistência às crianças com microcefalia e às suas famílias. Na Paraíba há gestantes que precisam se locomover até Campina Grande, percorrendo em torno de 300km., utilizando carona. Não há recursos nos Centros de Atendimento, para tanta procura.
    A Secretaria de Saúde do RJ, NA SEMANA QUE VEM, vai fazer o mapeamento dos focos do Aedes, que começou a ser feito no ano passado, mas interrompido pelo Ministério da Saúde e, pela opinião de especialistas, é fundamental, segundo informa ” O Globo”.
    Vontade de oferecer minha sugestão de mapeamento. Grande abraço.

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Imaginar que a prefeitura de Mossoró disponibilize transporte para combate ao vírus quando nem mesmo o transporte escolar foi fornecido durante mais de um mês por falta de pagamento dos salários dos motoristas só pode ter sido mesmo um sonho.
    Vereadores e prefeito em Mossoró interessados em combater este vírus, só mesmo em sonho.
    Enquanto o mundo se preocupa e em alguns locais já foi decretado estado de emergência, em Mossoró ninguém está nem aí para este bichinho.
    Quantos alertas em rádio se ouviu a respeito deste vírus que tanto mal causa, só perdendo para a desgraçada corrupção? Quantos? KKKKKK
    Quantos carros de som foram colocados nos bairros mais afastados e distritos para motivar o povo a participar desta guerra contra o vírus? Quantos? KKKKKKKK
    Enquanto isto, só no dia 08/02/2016, com o carnaval nas avenidas, o G1 publicou dezenas de notícias sobre este mosquito que tanto mal causa.
    A) 08/02/2016 11h36 – Atualizado em 08/02/2016 11h37
    Casa Branca pede US$1,8 bi ao Congresso para combater zika.
    B) 08/02/2016 04h31 – Atualizado em 08/02/2016 12h09
    Comitê diz que atletas dos EUA podem considerar não ir aos Jogos Motivo é o medo do vírus da zika no Brasil. Comitê Olímpico dos EUA discutiu questão com atletas e federações.
    C) 08/02/2016 21h56 – Atualizado em 08/02/2016 21h59
    Maior ilha do Havaí declara estado de emergência por causa da dengue.
    D) 08/02/2016 13h33 – Atualizado em 08/02/2016 15h25
    Vírus da zika tem disseminação mais rápida que o da dengue, diz Fiocruz
    ////
    TEM MAIS NOTÍCIAS PUBLICADAS NO G1 NO DIA DE ONTEM? TEM! MAS O COMENTÁRIO NÃO PODE FICAR LONGO, CANSATIVO E ENFADONHO.
    Encerro dizendo que nem em sonho a Sra. Naide Maria Rosado de Souza imagine equipes atrás de poças de água parada. Em Mossoró, devido a buraqueira existente em todas as ruas e avenidas, TODAS, existem milhões de poças de água parada. Distribuição de repelente quando não distribuem INSULINA e remédios de controle da pressão e diabetes, só mesmo em sonho. Nem nas escolas, escolas? Ia dizer que nem nas escolas estão conscientizando as nossas crianças sobre a gravidade deste mosquito, mas me lembrei que as aulas foram adiadas por quase um mês porque os professores por não receberem o que têm direito e o MEC já repassou para a prefeitura, sinalizaram com possibilidade de uma greve. Bastou isto e adiaram as aulas.
    MOSSORÓ NEM EM PESADELO ALGUÉM CONSEGUE TER UMA IDEIA DO QUE REALMENTE ACONTECE.
    Parabéns pela sua luta, luta que devia ser de todos nós. Devia…
    ////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS EM BREVE. AGUARDEM!
    OUTROS COMENTÁRIOS MEUS PODEM SER LIDOS NO G1 E NO BLOG DO JOHN CUTRIM.

  4. Inácio Augusto de Almeida diz:

    A QUEM INTERESSAR POSSA
    A Farmácia do Ricardo Maia, localizada no centro de Camocim, próximo à agência do Bradesco, atende toda sua clientela com todo carinho e respeito que lhe é merecido, sempre com os melhores medicamentos e o melhor preço da cidade. Promoções especiais nos preços de medicamentos para hipertensos e diabéticos. Venha e confira nossas promoções:
    Medicamentos para pressão e diabetes por apenas R$ 1,00: Captopril, Hidroclorotiazida, enalapril e glibenclamida.
    Farmácia do Ricardo Maia, Rua Alcindo Rocha, ao lado do Bradesco. Fone: (88) 3621 0180.
    FONTE:CAMOCIM 24 HORAS.
    ///
    O que desejo mostrar são os preços destes medicamentos que a SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MOSSORÓ deixa faltar há meses nas UBS. Será que desconhecem que estes medicamentos são de fundamental importância para os portadores destas doenças. Eu vi idosos chorando ao serem informados que OS MEDICAMENTOS AINDA NÃO CHEGARAM. Por que fazem isto com os pobres velhinhos? Os medicamentos custam tão pouco. Ou será que para a SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MOSSORÓ o preço é diferente? Quanto a SECRETARIA DE SAÚDE paga por cada um destes medicamentos? Não vou perder tempo procurando no PORTAL DA TRANSPARÊNCIA estes valores. Afinal a CGU deu nota ZERO a Mossoró em TRANSPARÊNCIA.
    Por que faltam medicamentos como estes e quais os preços pagos tem que ser devidamente apurado.
    Onde estão os vereadores de Mossoró? Fazendo politicagem? Usando a LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES? Fazendo propaganda nas rádios? Copiando ideias minhas para apresentar como projetos, como fizeram com o DIMINUIR A VIOLÊNCIA EM MOSSORÓ e agora com os EXAMES MÉDICOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO?
    ////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS EM BREVE. AGUARDEM!
    OUTROS COMENTÁRIOS MEUS PODEM SER LIDOS NO G1 E NO JOHN CUTRIM.

  5. jb diz:

    A propósito números de casos de microcefalia e suspeita que o zika é a causa de novos casos, segue artigo do professor Fernando Reinach sobre o tema: //saude.estadao.com.br/noticias/geral,microcefalia-que-sempre-existiu,10000015230

    • naide maria rosado de souza diz:

      Suponhamos , suponhamos que não esteja havendo um aumento de microcefalia no Brasil. Suponhamos que havia uma subnotificação de casos e, só agora, estão sendo apresentados. Governo mais miserável ainda pois encobria a própria desgraça. Acontece que, segundo geneticista pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz, Dra. Dafne Horovitz, de quem já falei outras vezes, 1/3 das crianças microcéfalas trazem excesso de pele em seus crânios. Deus do céu, isso quer dizer que houve um “estresse” do feto ainda no útero materno. Algumas mães que relatavam terem sido acometidas por zika durante a gestação e exame do líquido amniótico acusando a presença do zika vírus. Sei que não sou médica, nem cientista, mas entendo que nas comparações entre países, deve-se levar em conta elementos como nutrição, clima, genética e milhões de outros fatores.
      Não concedo o benefício da dúvida ao Aedes Aegypti, pois se por um mínimo acaso não for o vetor do Zika, o é da dengue e outras moléstias que há trinta anos castiga, impunemente, nosso povo. “Cortem-lhe a cabeça”!
      A verdade é que vivemos uma tragédia…a verdade é que portadores do Zika já não são relatos, são conhecidos, filhas de conhecidos…estão entre os que convivem conosco.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.