Quatro anos depois de sacudir o Congresso e centenas de prefeituras, as denúncias da "Máfia das ambulâncias" ainda provocam turbulência no Judiciário.
Somente na Justiça Federal de Mato Grosso (JFMG), estado de origem das empresas envolvidas no esquema, tramitam 234 processos criminais relacionados à "Operação Sanguessuga". Entre os réus, estão 61 ex-parlamentares de 22 estados brasileiros, identificados no levantamento feito pelo site Congresso em Foco.
Desses, oito são da legislatura 1999/2003, que antecedeu à do escândalo que resultou no pedido de cassação de 72 deputados e senadores em 2006. Todos os processos criminais da máfia das ambulâncias que tramitam na 2ª Vara da JFMT estão nas mãos do juiz Jeferson Schneider.
As denúncias são pelos crimes de formação de quadrilha ou bando, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e contra a Lei de Licitações. O juiz condenou 22 pessoas e inocentou nove até agora.
Outros 23 processos estão prontos para sentença, informa a assessoria do juiz.
Entre os processados estão dois norte-rio-grandenses, naturais de Mossoró, os ex-deputados federais LaÃre Rosado (hoje no PSB) e Múcio Sá (PMDB).
A TÃtulo de Colaboração:
Justiça Federal de Mato Grosso (JFMG)
MG é Minas Gerais
Mato Grosso é MT
Sei que foi erro de digitação.
abraço do amigo.