• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 02/08/2014 - 08:51h
Júnior Escóssia

Ex-presidente de Câmara é condenado por compra de votos

A juíza de Direito da 34ª Zona Eleitoral de Mossoró, Ana Clarisse Arruda, aceitou o pedido do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) para condenar o ex-vereador João Newton da Escóssia Júnior (Júnior Escóssia). Ele presidiu a Câmara Municipal.

Também foram condenados a esposa dele, Ireneide Holanda Montenegro da Escóssia (“Nildinha”) e mais quatro pessoas, pelos crimes de formação de quadrilha e compra de votos durante o pleito eleitoral ocorrido em 2004. Júnior Escóssia e a esposa devem cumprir pena de oito anos de reclusão em regime semiaberto.

Além do ex-vereador e esposa, considerados pela Justiça mentores do esquema, foram condenados, com pena reduzida, Maria Wigna Begna (três anos), Erotildes Maria de Morais (dois anos), José Altemar da Silva (dois anos) e Francisco Fernandes de Oliveira (um ano).

Conforme foi constatado em investigação realizada pelo MPRN, Júnior Escóssia montou um escritório para que fosse realizado um esquema de compra de votos para garantir a reeleição dele ao cargo de vereador de Mossoró em 2004.

O crime foi descoberto em 2007, após desdobramentos da Operação Sal Grosso – que teve como finalidade investigar a apropriação ilegal de verba pública para o pagamento de despesas dos membros da Câmara Municipal.

Com a realização de buscas na residência de Júnior Escóssia, até então vereador no município, foram encontrados documentos que comprovavam a formação da quadrilha para a compra de votos.

Com informações do MPRN.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política

Comentários

  1. AVELINO diz:

    Júnior Escóssia e a esposa vão “cumprir pena de oito anos de reclusão em regime semiaberto”??? DU-VI-D-O-DÓ, mas bem que mereciam, hein??? Dra. Ana Clarisse, como dizem os gaúchos, agora “senta-lhe o pau” nos outros, né, não??? O Brasil honesto, Dra, precisa e está esperando por essa sua colaboração…

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Sinto no ar o cheiro de SAL GROSSO.
    Tenho o pressentimento de que logo os recursos serão julgados e teremos choro e ranger de dentes.
    Não é possível que estes recursos continuem indefinidamente aguardando julgamento e os que recorrem quando perguntados se estão preocupados ssobre o resultado dos recursos fiquem sempre respondendo que o advogado é que deve se preocupar…
    Parece até deboche.
    Ao ler eu escrever parece até deboche, Zé Ruela riu e Zé Buchudinho ironizando disse:
    PARECE?…
    Eu apenas rio. Que mais posso fazer?
    /////
    OS ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MOSSORÓ BEBEM ÁGUA NÃO FILTRADA.
    O MATERIAL ESCOLAR NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.
    POR FALTA DE UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA MOSSORÓ VIVE UM BANHO DE SANGUE.

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Compartilhar com o Pinterest

    SITES DE TRANSPARÊNCIA ORÇAMENTÁRIA NÃO CUMPREM EXIGÊNCIAS, REVELA PESQUISA

    DESCOBRIRAM A PÓLVORA!
    “Apesar de ser um dos países mais avançados na legislação de transparência e na divulgação de dados de orçamentos públicos, o Brasil peca na qualidade das informações fornecidas. Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) e pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação da Universidade de São Paulo (Gpopai-USP), a dificuldade de apresentar os números de forma didática e de cumprir as exigências da lei comprometem a transparência do orçamento, tanto na esfera federal
    quanto em nível westadual e municipal.”
    Fonte: Martinópole Acontece.
    POR QUE TODO MUNDO SABE DISTO E NINGUÉM TOMA UMA PROVIDÊNCIA?
    Em Mossoró uma auditoria foi realizada na Prefeitura e ninguém nunca soube o que que foi apurado. O Vereador Tomaz Neto solicitou cópia do relatório desta auditoria e até hoje não disse sequer se recebeu ou não as informações solicitadas. Por que se permite tanto escondidinho? Por tudo não é tranparente? Por que a lei não é cumprida? Por que o povo não tem o direito de saber o que é feito com seus impostos?
    /////
    OS ALUNOS BEBEM ÁGUA NÃO FILTRADA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS.
    O MATERIAL ESCOLAR NÃO FOI ENTRGUE EM MOSSORÓ.

  4. João Claudio diz:

    Se esse rapaz e os demais passarem uma noite na cadeia, sugiro ao povo mossoroense uma caminhada a pé até a Serra do Lima , como forma de agradecimento por esse milagre da justiça mossoroense. Os festejos poderão ser: queima de fogos, descida na P. Dutra com direito a Trio Elétrico, feriado municipal durante três dias, jogo no Nogueirão entre um time mossoroense contra o Flamengo do Rio com portões abertos, show da Esquadrilha da Fumaça e a apresentação dos Rollings Stones e Madona, na Estacão das Artes. Na janela, Julio Iglesias lançando seu novo DVD. Também com portões abertos.

    As despesas poderiam ser pagas através de uma “cota” entre a população, haja vista que é a mais beneficiada com esse tipo de limpeza publica.

    Como idealizador, eu contribuo com R$1.000,00

    Avelino, eu posso contar com vc?

  5. LUÍS MOURA diz:

    Isso sempre aconteceu em mossoró e ainda perdura. mas quem deve denunciar muitas vezes não pode; pois é beneficiado pelo esquema. Trocando em miúdos; corrupção generalizada.

  6. Lindemberg Gomes diz:

    o maior e mais grave problema da prática política nacional, estadual e municipal é que a regra geral transformou-se em exceção e a exceção em normal; ou seja, a FICHA SUJA transformou-se em regra geral e a FICHA LIMPA em exceção. Nós eleitores enquanto cidadãos precisamos combater esse desvio de conduta e ética política através do nosso voto. Caso contrário, apenas os cidadãos comuns e a sociedade sairão perdendo nessa desigual batalha.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.