Carlos Santos, eis abaixo mensagem que enviei para a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e a prefeita eleita de Mossoró, Cláudia Regina (DEM):
Retrato em preto e branco da Saúde Pública em Mossoró
Será que a Governadora Rosalba Ciarlini tem conhecimento que a simples ‘tentativa’ de marcação de um exame de vista demora 15 dias? Vou repetir para que ninguém confunda. Depois que o Clínico Geral solicita o exame oftalmológico o setor de marcação de consulta demora 15 dias para ‘tentar’ marcar a consulta.
Isto mesmo, para TENTAR marcar a consulta.
Certamente, depois de várias tentativas, quando já terão decorridos alguns meses, a consulta será marcada para mais alguns meses adiante. Esta é a saúde pública no seu governo, Governadora Rosalba Ciarlini.
Até quando os pagadores de impostos, o povo que sustenta esta máquina administrativa que não funciona vai continuar a depender da boa vontade de funcionários de quinto ou sexto escalão para ter direito a uma simples consulta?
Quinze dias para que seja tentada a marcação de um exame de vista.
Diga isto nos palanques, Governadora Rosalba Ciarlini. Não esconda isto do povo do Rio Grande do Norte. Onde isto está acontecendo, Governadora? Esta acontecendo na UPA Chico Porto, em Mossoró, cidade onde a senhora acaba de eleger a sua candidata a prefeito.
Meu nome é Inácio Augusto de Almeida, resido na Rua Teresa Leite, 16, bairro Nova Betânia, Mossoró. Meu telefone é 9139-7139
Inácio. O povo gosta é assim mesmo. Sofrendo.
Conheço de perto esse drama, pois trabalho marcando concultas numa UBS, e a realidade vai além de 15 dias e é q oftalmologia é rápido pois a cota é 24 consultas/mês, imagine, urologia/04 mês e a propaganda é grande e enganosa com relação a saúde do homem, cirurgia oncológica – 01/mês – angiologia 01 tbm, geriatra, 01, acredito q elas não têm conhecimento disso. Conseguir uma linha p/ central de marcação é uma loteria, imagine qdo os usuários começarem a marcar ele mesmo heim? Mas acredito q tudo vai melhorar bem muito (rsrsrsr)
Caro Evanilde Moura
Entendo o seu posicionamento. Entendo a dificuldade dos que trabalham na marcação de consultas. Daí estar lutando para que o sistema seja informatizado. Com o sistema informatizado a impessoalidade irá prevalecer.
Mas o que eu questiono são determinados comportamentos de pessoas que trabalham na marcação de consultas e se sentem as donas das consultas.
Vamos aos fatos.
Repito, FATOS.
Numa terça-feira, minha mulher incomodada por um dente, dirigi-me a UPA Chico Porto em busca de assistência odontológica para ela. Orientaram-me a procurar a auxilar da dentista, já que as marcaçõ0es de consultas odontólogicas são feitas pelas auxiliares. E nesta terça-feira pela manhã ouvi desta auxiliar que voltasse na sexta-feira pela manha.
Voltei na sexta-feira às sete horas da manhã. Ela ainda não tinha chegado. Mas tão logo ela chegou foi logo dizendo que eu esperasse até às 13 horas para que fosse feita uma verificação da possibilidade de marcar o atendimento para um dia da semana seguinte. Quando perguntei porque o agendamento não era logo feito, recebi como resposta que só às 13 horas. E esta auxiliar de uma dentista falou isto de costas, numa desatenção afrontosa.
Veja se você consegue justificar este tipo de atendimento, meu caro Evanilde Moura.
O problema só foi contornado porque uma médica, Dra. Èrica, que vendo que se tratava de um absurdo, orientou-me a procurar o responsável pelo posto. E assim o agendamento foi feito naquela manhã sem que eu precisasse ficar na UPA até às 13 horas.
Isto aconteceu na UPA Chico Porto.
Mas não pense que foi só este caso.
Próximo da Semana Santa eu tive um dente que se quebrou. isto aconteceu à noite. Mal o dia amanheceu dirigi-me ao Chico Porto em busca de atendimento odontológico. Pasme meu caro Evanilde Moura. A dentista disse que não podia fazer a extração do restante do dente porque eu tinha pressão alta. Meu Deus. Se quem tem pressão alta não puder extrair mais dentes,…
Desesperado, procurei uma clínica odontológica onde com a maior tranquilidade um dentista da mais alta competência extraiu meu dente.
Será que dá, meu caro Evanilde Moura, para você justificar este tipo de atendimento?
É preciso haver uma mudança completa na maneira dos profissionais de saúde atenderem os usuários do SUS. Estes profissionais precisam entender que os usuários do SUS não são MENDIGOS. Estes usuários PAGAM, através dos impostos, por estes atendimentos.
Era sobre este e outros assuntos que eu desejava falar com as candidatas.
Não queria tornar isto público.
Mas, infelizmente, fui obrigado a tornar estes fatos do conhecimento de todos os mossoroenses.
Louvo o seu esforço em defender os seus colegas.
E tenho certeza que você jamais terá um comportamento como o desta auxiliar de dentista.
Um forte abraço
PARABENS INACIO, INFELIZMENTE VAMOS CONTINUAR PAGANDO O PATO POR MAIS ALGUNS ANOS. MOSSORO JA TEM O GOVERNO E VAI TER A PREFEITA QUE MERECE.
AMIGO INÁCIO, NÃO QUERO AQUI TIRAR OS SEUS MÉRITOS… MAIS QUEIRIA LHE INFORMAR QUE ESTÁ NA HORA DA PRESIDENTE SRA. DILMA, MANDAR RECURSOS PARA AS CIDADES VIZINHAS POIS A MAIORIA DELAS SE BENEFICIAM DOS SERVIÇOS DE SAÚDE DAQUI DA NOSSA CIDADE, POR ISSO TANTA DEMORA PARA UM SIMPLES ATENDIMENTO.
QUER CHEGAR OS FATOS VÁ CEDO E CONTEM QUANTAS BESTAS “VEICULOS” CHEGAM CEDO NO PAM, HOSPITAIS DA NOSSA CIDADE E UNIDADES DE SAÚDE, ISTO É UMA VERGONHA PARA ESTA PRESIDENTE E SEUS DEPUTADOS ALIADOS…
ESTA HISTÓRIA É UM FATO ANTIGO, NÃO É UMA COISA NOVA, EXLCLUSIVA DOS GOVERNOS ATUAIS. PASSOU-SE VILMA, JÁ-JÁ, GARIBALDI, GERALDO MELO, TARCISO MAIA, LAVOISIER … SALVANDO-SE AQUI JOSÉ AGRIPINO QUE CONSTRUIU O TARCISO MAIA E A ROSA E FAFÁ QUE CONSTRUI TODOS OS POSTOS DE SAÚDE DESTA URBE. PELOS MENOS ELES TENTARM.
O UNICO BENEFICIO TRAZIDO PELO GOVERNO DE VILMA FOI A PENITENCIARIA QUE MOSSORÓ ATÉ HOJE NÃO ACEITA.
ESPERO UM POUCO OS ADVERSÁRIOS SABEM QUE A NOVA PREFEITA TEM UM PROJETO ESPECIFICO PARA SÁUDE, É SÓ AGUARDAR. PORQUE MOSSORÓ ACREDITOU NUMA MOSSORÓ PARA TODOS.
Caro Canindé Silva
O problema maior não é da falta de recursos.
O problema maior é a falta de gerenciamento destes recursos.
Isto para não entrarmos no campo das licitações para compra de medicamentos e material hospitalar.
A marcação de consulta é de facílima solução. Assim como a marcação de exames laboratoriais.
Basta informatizar o sistema.
O médico ao solicitar os exames, ao invés de escrever numa ficha com um lápis ou uma caneta, digitava no computar quais os exames solicitados e imprimia. O sistema se encarregava de programar o dia da realização do exame.
O mesmo se aplica a marcação de consultas.
Um rígido controle do estoque de medicamentos, através do sistema computadorizado, evitaria a falta de remédios de uso contínuo.
No caso das licitações, bem, este é muito mais complicado.
Este exige mudanças radicais no sistema de compra de medicamentos e uma fiscalização rigorosa dos preços praticados. E envolve muitos outros interesses. Mas também tem solução.
É sobre este e outros assuntos que busquei durante mais de 90 dias falar com uma das duas candidatas. Certamente pensaram que eu andava através de algum emprego.
Apesar do Carlos Santos ter me qualificado como cidadão, fato que me deixou orgulhoso, já que neste país são tão poucos os que podem ser chamados de cidadãos no sentido estrito da palavra, certamente assim o fez por desconhecer que sou jornalista, registro profissional 303 DRT-CE.
Eu possuo um plano de saúde que me dá direito a atendimento em qualquer capital do país. Infelizmente não existem convênios entre o meu plano de saúde e nenhum dos que atuam em Mossoró. Daí estar me utilizando do SUS, sistema ao qual tenho DIREITO.
E por estar usando o SUS passei a observar as falhas existentes, jornalista que não gosta de observar não é jornalista, tendo constatado inúmeras falhas, falhas na sua quase totalidade facílimas de serem sanadas. E isto sem nenhum custo adicional, pelo contrário, já que uma vez corrigidas iriam gerar uma enorme economia para os cofres públicos.
A realidade é que existe um enorme desperdício de dinheiro e uma precaríssima prestação de serviço.
Espero que na nova administração que se iniciará em janeiro muita coisa seja mudada na saúde.
Aos que se solidarizaram comigo, o meu muito obrigado.
AMIGO DILMA TEM MANDADO E GOVERNADO,PREFEITO NENHUM VENHA COM ESSA BALELA QUE NÃO TEM RECURSOS,PEGAM NA GRANA E NÃO É POUCA,AGORA AMIGO O QUE É PRIORIDADE NAS RESPECTIVAS CIDADES, ESSES MESMOS PREFEITOS USAM OS RECURSOS PARA PATROCINAR CARNAVAIS E OUTRAS FORMAS DE MANTER NO CABRESTO A PÃO E CIRCO A MASSA DOMADA!E QUANTO AO GOVERNO VILMA AMIGO,O SENHOR ESQUECEU!? A PROPRIA ROSALBA AFIRMOU QUE VILMA TINHA FEITO EM 08 MESES O QUE GARIBALDI NÃO FEZ EM 08(OITO) ANOS,E DIGO POR QUE,TODAS AS ENTRADAS DE MOSSORÓ FORAM ASFALTADAS E DUPLICADAS E ILUMINADAS POR VILMA DE FARIA,O CORREDOR CULTURAL PODE IR LÁ NA PREFEITURA QUE ELES SABEM,QUE ESSE E O ASFALTO DA RIO BRANCO ATÉ O SANTA DELMIRA,TEM VERBA DO GOVERNO VILMA E FEDERAL,O PROUNI ESTÁ AI LEVANDO FILHO DE PEDREIRO PARA SENTAR NAS CADEIRAS DE JUÍZES,MÉDICOS E ETC E PARA SEU GOVERNO A PENITENCIÁRIA FEDERAL É OBRA DO GOVERNO FEDERAL E NÃO DO DE VILMA,PARA MINIMIZAR O ESTRANGULAMENTO DO SISTEMA PENAL NO BRASIL E POR IRONIA DO DESTINO O SECRETÁRIO DA SEJUC,QUANDO NINGUÉM QUERIA ASSUMIR A CRIANÇA,A ROSA/microDEM FOI ATÉ O TÃO COMENTADO PRESÍDIO FEDERAL E CONVIDOU O DR.KÉRCIO PINTO DIRETOR DAQUELA PENITENCIÁRIA PARA ASSUMIR A PASTA,PARA QUEM TEM UMA PENITENCIÁRIA MARIO NEGÓCIO E CADEIA PÚBLICA QUE SÃO VERDADEIROS BARRIOS DE PÓLVORA,O PRESÍDIO FEDERAL MEU É CAFÉ PEQUENO,ISSO POR QUE NÃO CITEI OS CENTROS DE DETENÇÃO PROVISÓRIA,ALI É QUE BICHO PEGA,AGORA VOCÊ VIR ARGUMENTAR EM CIMA DE UM HOSPITAL SUCATEADO COMO HRTM QUE SE NÃO FOSSE A ABNEGAÇÃO DE ALGUNS FUNCIONÁRIOS JÁ TINHA FECHADO,OBRA DE UM GOVERNO DE 30 E POUCOS ANOS ATRÁS AI MEU NÃO DÁ!NÓS ELEGEMOS GOVERNANTES NÃO PRA TENTAR E SIM IRMÃO PRA CONCRETIZAR,OS TEMPOS SÃO OUTROS AMIGO E A GOVERNADORA AINDA NÃO ATERRISSOU,ANDA POR AI FLUTUANDO NAS PERIFERIAS EM ÉPOCA DE ELEIÇÃO!É SÓ!
O povo tem o governo que Merece.. E todo sofrimento é pouco!
Ainda vou ver um RN politizado, onde a população ñ se venda por migalhas.
Não sou defensora da governadora nm muito menos da prefeitura, mais essa semana tentei marcar uma consulta numa clinica com alguns médicos e não encontrei vaga também para esse mês, essa situação não é só por que é SUS o problema esta na saúde como um todo!
Na prefeitura tambem está assim e irá continuar… Quen vendeu o voto já gastou o dinheiro, quem trocou por tijolo já levantou meia parede e quem barganhou por remédio já curou a gripe, no entanto, nada vai mudar e o povo continuará a sofrer… por simples opção.
Bem feito…..dando nas fuchas dos mossoroenses.Tenho vergonha da Suprema Corte do meu Estado…..apresentaram e aparentaram muitas e muitas promessas antigas e futuras que nunca foram cumpridas, mas uma estava garantida:Vencer em 2012. É triste!
FORAM TANTAS PROMESSAS, O POVO SO MERECE ISSO MESMO ACHO E POUCO E VEM MAIS PELA FRENTE.
Prezado Inacio, se o povo mossoroense decidiu em apoiar a governadora é porque está feliz ou acreditando que ela vai melhorar a situação. Nesse caso, acho que não adianta mais o povo berrar, reclamar. O que tá feito, tá feito. Eles já estão cansados de ouvir as mesmas coisas e os problemas são os mesmos. Essa música já está sendo cantada há anos. Acredito que vc não está contando nenhuma novidade. A hora de dar a resposta é nas urnas e não foi dado. Tem 2 alternativas para a não resolução do problema: falta de vontade ou falta de recurso. Quem entende de arrecadação sabe que o problema não é falta de dinheiro no nosso Estado. Um abraço
Cara Ana Alice
“Nesse caso, acho que não adianta mais o povo berrar, reclamar.”
Esta sua afirmação me assusta.
Perca tudo, Cara Ana Alice, mas não perca a capacidade de protestar, de berrar.
Você fala que a hora de dar a resposta foi nas urnas nas últimas eleições.
Mas que resposta o povo poderia dar? Eleger uma candidata apoiada pelos Rosados ou eleger uma Rosado?
Isto seria alguma resposta?
A verdade é que aos mossoroenses é sempre dado um falso dilema.
Escolher seis ou meia dúzia.
Quando tiver um tempinho leia o comentário que postei hoje no tópico AS CENAS DO SEGUNDO TURNO APÓS O IBOPE.
Sebastiao,nao diga uma bobagem dessas,faça como Inacio denuncie,estamos todos nesse barco o que afeta a um afeta a todos nos,para voce ter uma ideia,com plano de saude a demora para ser atendido e praticamente a mesma
voce so consegue se consultar na hora se for AVISTA,o que esta custando na media 200,00,portanto meu irmao
quando for comentar,PENSE.
Bom dia Carlos Santos!
É isso mesmo, o quadro do sistema de marcação de consultas no que se refere à especialidade de oftamologia. Senti isto na pele, ano passado quando meu pai precisou de uma consulta pelo SUS. Foram 15 dias para realização da consulta. Depois de passar pelo médico, com 4 exames a fazer, tive que esperar mais 15 dias para fazer 2 exames; caso quisesse esperar para a realização dos 2 restantes, teria que esperar mais 30 dias. Conclusão: Fizemos um esforço e terminamos fazendo os que faltavam, particular que ainda pagando, esperamos mais 7 dias. Um verdadeiro desrespeito a cidadão brasileiro. O SUS – Sistema Único de Saúda, ainda não disse pra que veio.
Carlos Santos
Somente um blog independente como o seu tem liberdade suficiente para publicar uma denúncia como esta que fiz.
Se isto acontece comigo, que sou mais ou menos esclarecido, imagine com os mossoroenses mais humildes.
Já constatei o caso de um idoso esperando 90 dias pela marcação de uma consulta com um cardiologista. Atente bem, 90 dias depois de encaminhado ao cardiologista e a consulta ainda não tinha sido marcada. Levei este fato ao conhecimento do encarregado do Chico Porto. O resultado, não sei, já que tive que sair.
Se por um lado os funcionários de sexto escalão infernizam a vida dos usuários do SUS, por outro lado, justiça seja feita, a prefeitura tem se esforçado para não deixar faltar medicamentos de distribuição gratuita naquela UPA.
Mas de que adianta o esforço da Prefeita Fafá Rosado se algumas funcionárias fazem de tudo para que a saúde em Mossoró seja um desastre?
È preciso que seja feita uma reformulação total no sistema de marcação de consultas.
Para isto basta informatizar o serviço.
Clínico Geral encaminhou o paciente a um médico de determinada especialidade, este paciente é imeditamente colocado na fila para atendimento. E ninguém pode passar na sua frente, já que sendo o sistema informatizado a ordem de inclusão será respeitada.
Se não der para a Prefeita Fafá Rosado neste seu final de mandato informatizar o sistema de marcação de consultas, que isto seja uma das prioridades da futura Prefeita Cláudia Regina.
Os mossoroenses merecem um melhor atendimento na área da saúde.
Meus mais sinceros agradecimentos a Dra. Érica pelo excelente atendimento dispensado à minha esposa hoje pela manhã na UPA Chico Porto.
Infelizmente os funcionários de apoio não procedem com a mesma dedicação.
A você, Carlos Santos, o meu muito obrigado.
Tenho certeza de que medidas corretivas serão adotadas por quem de direito.
Um forte abraço.
Parabéns a Genivan e muito mais parabéns, suas críticas ao sistema de saúde de Mossoró, gasta mais dinheiro com a saúde privada do com a pública, Cláudia assistiu as críticas e não disse nada, isto é, vai continuar com a mesma politica de saúde de Fafá Rosado, o sistema de saúde de Mossoró está falido e vai continuar do mesmo jeito, em Natal estão dizendo que no governo de Cláudia vai mandar três Reis Magos: José Agripino, Carlos Augusto e Gustavo Rosado, ainda tem os empresários que investiram forte em sua campanha, eles vão querer ressarcimento dos investimentos, ninguém investe em campanha política de graça, pelo visto o governo de Cláudia tem os seus patrões e estes patrões jamais será o povo de Mossoró.
Cara Francy
Você poderia dizer que dia o Genivan fez estas críticas?
Mandei e-mail com o comentário para ele. Isto no dia 16/10/2012.
Não teve sequer a gentileza de acusar o recebimento do e-mail.
Como devo estar incomodando, não mais mandarei e-mails informando sobre outros assuntos a este vereador.
“Evanilde Moura diz:
16 de outubro de 2012 as 18:36
Conheço de perto esse drama, pois trabalho marcando concultas numa UBS, e a realidade vai além de 15 dias e é q oftalmologia é rápido pois a cota é 24 consultas/mês, imagine, urologia/04 mês e a propaganda é grande e enganosa com relação a saúde do homem, cirurgia oncológica – 01/mês – angiologia 01 tbm, geriatra, 01, acredito q elas não têm conhecimento disso. Conseguir uma linha p/ central de marcação é uma loteria, imagine qdo os usuários começarem a marcar ele mesmo heim? Mas acredito q tudo vai melhorar bem muito (rsrsrsr)”
///
Será que nenhum Editor-Chefe de um dos jornais de Mossoró viu este comentário?
Certamente um deles viu.
Por que não se interessou em fazer uma reportagem sobre este assunto?
Será que nenhum Diretor de Jornalismo de uma das rádios de Mossoró viu este comentário?
Certamente um deles viu .
Por que não se interessou em fazer uma entrevista com a Prefeita?
Honestamente eu não sei.
Mas amanhã mesmo estarei levando este enigma, sim, enigma, para o meu conselheiro para todos os assuntos, o Grande Piromba.
Certamente Piromba saberá explicar o que para mim não tem explicação.
Meu temor é que nem o Grande Piromba consiga esclarecer este mistério.
Enquanto isto eu fico a me perguntar que tipo de jornalismo temos em Mossoró.
Como prometi, levei o enigma para análise do meu conselheiro, o Grande Piromba
Quando relatei que uma denúncia da mais alta gravidade feita por um funcionário do setor de saúde não tinha motivado nenhum jornal ou rádio a fazer matérias sobre o assunto, Piromba não pensou muito.
Coçou a cabeça e disparou:
-Moço, não procure entender algumas coisas em Mossoró. Aqui, em determinados setores, jabuti sobe em mangueira e urubu voa de costas.
Eu apenas ri.
Que mais podia fazer?
O que seria de mim sem o Piromba?
É entre o amor e a dor o povo preferiu o primeiro!Haja chicotada e como já foi dito,vai piorar e muito!
Dados recentes do IBGE, revelaram que metade da população de Mossoró vive na miséria. Quando eu disse que o povo gosta de sofrer é porque quando chega a hora desse mesmo povo mudar de situação, prefere trocar tudo por mais miséria ainda. É um saco de cimento, uma cesta básica de trinta reais, uma ruminha de tijolos, uma nota de cinquenta reais, uma pedra de crack, uma consulta de vista sem direito ao óculos, um creme vaginal, um expectorante para catarro, um pneu de bicicleta, uma tomografia, e por aí vai. É a miséria acostumada com a miséria. Miséria que significa sofrimento. Sofrimento que é aceito, sem nenhuma vontade de mudança. É como se esse povo gostasse mesmo de sofrer, Marcos.
QUEREM SABER A VERDADE, RECURSO FINANCEIRO TEM, RECURSOS MATERIAIS TEM E RECURSOS HUMANOS AINDA MAIS. O QUE FALTA É GESTÃO, TEMOS CIDADES NO INTERIOR COMO UMARIZAL QUE POR CONVENÇÕES INTERNAS POLÍTICAS DEIXAM O POVO SEM O MÍNIMO DA MÉDIA COMPLEXIDADE. POR SUA VEZ ALMINO AFONSO COM A METADE DA POPULAÇÃO DE UMARIZAL POSSUI UM NÍVEL DE ATENDIMENTO QUE INCLUI DESDE O ATENDIMENTO BÁSICO ATÉ CIRURGIAS EM VÁRIAS ÁREAS. NADA CONTRA ALMINO AFONSO ELES FIZERAM O CERTO, MAS PORQUE UMA CIDADE COM UMARIZAL COM TODA A ESTRUTURA OPTA POR ENCAMINHAR SUA POPULAÇÃO PARA UMA CIDADE MENOR AO INVÉS DE IMPLEMENTAR UMA NOVA ESTRUTURA DE SAÚDE. RESPOSTA SIMPLES E DIRETA, É UMA OPÇÃO DE GESTÃO. OU FALTA DELA.
O MP pode resolver em parte o problema da saúde do estado. Aqui em Natal o MP está ordenando a retirada de 3 milhoes da propaganda municipal para a saúde do municipio, esse mesmo MP poderia fazer o mesmo para a saude estadual retirar essa propaganda enganosa e sem logica e ap-licar esse monte de dinheiro na reposição de remédios nos hospitais de urgencia, dinheiro jogado mno lixo, fazendo politicagem desnessaria, essa é a prioridade desse governo desumano e incompetente.